Encontro discute a construção de políticas públicas

Para discutir a construção de políticas públicas no contexto do controle social, das drogas e da AIDS, ocorreu o 1º Encontro Regional Interconselhos da Região Noroeste do Estado de São Paulo, no Teatro do campus Araçatuba.

O evento contou com a participação do Secretário Nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, e representantes dos conselhos municipais, de órgãos federais – como o Ministério da Saúde e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas – prefeitos e gestores da área de saúde da região.

O encontro produziu uma reflexão importante sobre o compromisso com a crítica, com a construção e efetivação de políticas públicas que encarem as dificuldades de frente e que possibilitem uma mudança qualitativa na vida das pessoas que estão diretamente vinculadas aos sistemas públicos de saúde, de educação, e outros. Políticas públicas coerentes com a realidade nacional podem garantir o direito ao acesso dos brasileiros aos serviços educacionais, de saúde e lazer, garantindo um mínimo de sobrevivência às populações mais carentes, mas para tal é preciso uma ação conjunta entre governo e sociedade.

O eixo central do evento foi a questão desse compromisso social, com a discussão e uma reflexão séria e competente acerca das políticas públicas, sobre a necessidade de valorização da ética, da cidadania e, sobretudo, um compromisso com o ser humano.

Paralelamente ao encontro, a artista plástica Maria de Fátima de Deus Silva Ribeiro coordenou uma exposição de trabalhos no saguão cultural do Teatro. Maria de Fátima alia pinturas e poemas na maioria de seus trabalhos e é responsável por capas de livros de membros da Academia Araçatubense de Letras e por diversas instalações nas quais mistura sua sensibilidade poética à sua criatividade nas telas.

Encontro discute a construção de políticas públicas