Professor defende Mestrado sobre Riscos em Projetos de Software

O professor do campus Paulista, Marcelo Nogueira, apresentou a defesa do seu Mestrado em Engenharia de Produção com linha de pesquisa em Gestão de Informação, no campus Indianópolis, no dia 19 de julho.

Orientado pelo professor Jair Minoro Abe e co-orientado pelo professor José Pacheco de Almeida Prado, Marcelo apresentou a dissertação Um Framework para Gestão de Riscos em Projetos de Software: Apoiado em Lógica Paraconsistente Anotada.

O trabalho teve como focos identificar os fatores de risco que influenciam os projetos de software; analisar e validar os fatores de risco por meio da Lógica Paraconsistente Anotada; e construir um instrumento denominado Framework de Riscos composto por uma lista de riscos priorizados e software para avaliação do grau de exposição dos riscos.

O trabalho apresentou, além de um embasamento teórico, a utilização da Lógica Paraconsistente, que fundamenta sistemas dedutivos inconsistentes (ou seja, que admitam teses contraditórias, e em particular uma contradição), mas que não sejam triviais, no sentido de que nem todas as fórmulas (expressões bem formadas de sua linguagem) sejam teoremas do sistema. A Lógica Paraconsistente vem sendo utilizada principalmente nos casos que apresentam contradições nas tomadas de decisão.

O professor acredita ter contribuído com a sua pesquisa no combate à “crise do software” e nos estudos voltados aos riscos em projetos de software, que atingem o mercado de Tecnologia da Informação de forma muito abrangente e que são pouco explorados pelos livros especializados, justamente por se tratar de um assunto extremamente complexo e que varia para cada caso a ser estudado.

O professor Marcelo Nogueira leciona disciplinas diretamente ligadas à sua pesquisa nos cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Administração de Empresas.

Professor defende Mestrado sobre Riscos em Projetos de Software