Memória da Moda no Brasil

O projeto Memória da Moda consiste em um amplo levantamento sobre a formação do campo da moda no Brasil através de entrevistas com os nomes que estiveram diretamente ligados à sua constituição. A finalidade desse levantamento é possibilitar o acesso a documentos históricos, a dados biográficos das pessoas que atuaram e atuam no campo da moda e aos depoimentos daqueles que testemunharam e fizeram a moda no país.

As entrevistas seguem a cronologia de atuação de cada um desses profissionais a partir da década de 50 no Brasil.

Anna Frida

Anna Frida

Veio para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Participou da criação da Revista Cláudia na década de 60 sendo responsável pela área de Produção de Moda da Revista por muitos anos.

Cyro del Nero

Cyro del Nero

Cenógrafo responsável pelos eventos de Moda promovidos pela Rhodia S.A. na década de 60. Ao lado de Lívio Rangin, foi responsável pela associação da moda com a noção de uma beleza expresiva do têxtil.

Carlos Mauro

Carlos Mauro

Ingressou na Rhodia S.A. na década de 60. Na década de 70 tornou-se responsável pelo setor de promoção de Moda junto aos grandes clientes da Rhodia. Era o responsável direto pela transmissão da informação de tendência com até dois anos de antecipação.

Augusto Fernandes de Azevedo

Augusto Fernandes de Azevedo

Trabalhou com Dener na década de 60 e foi um dos principais articuladores para a criação de um órgão de representação da categoria têxtil. Foi, posteriormente, um dos responsáveis pela criação da AbraJeans, que posteriormente transformou-se na Abravest, e editor do Guia Oficial da Moda no Brasil.

Lais Peirson

Lais Peirson

Responsável pela orientação das tendências de moda para os leitores do Guia Oficial da Moda no Brasil. Posteriormente tornou-se e consultora e ajudou a fundar as primeiras faculdades de moda de São Paulo.