Cálculo diferencial e integral em cursos de Engenharia: opiniões de universitários sobre as variáveis de rendimento

Obra: Cálculo diferencial e integral em cursos de Engenharia: opiniões de universitários sobre as variáveis de rendimento
Autor: Magda Vieira da Silva

Resumo

Devido à baixa ocorrência de pesquisas dedicadas ao ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), este trabalho se propõe a fazer um estudo das opiniões de universitários sobre as variáveis de rendimento nesta disciplina do curso de Engenharia, nos Campi de Magalhães T eixeira e Bacelar da Universidade Paulista - UNIP e Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP. A análise de variância das médias de Matemática I e Matemática 11 com as variáveis estudadas apontaram que as variáveis intervenientes, diretamente, no rendimento de Mat I e Mat 11 (CDI I) estão associadas ao pré-requisito das disciplinas, especialmente a Mat I. Os índices de aprovação de Mat I e Mat 11 são baixos; em São Paulo, estes são inferiores a Campinas. Esta situação é preocupante. Sugere-se um trabalho para resgatar os conhecimentos básicos de Matemática, com ênfase na forma como são dadas as oportunidades de aprendizagem aos alunos.