A feira mística de São Paulo: ciência, magia e espiritualidade

Obra: A feira mística de São Paulo: ciência, magia e espiritualidade
Autor: Silas Guerreiro

Resumo

A maior preocupação neste trabalho é procurar compreender como os grupos mais harmônicos com a modernidade, participantes de um mínimo de saber científico racional, articulam uma nova visão de mundo, procurando integrar a racionalidade objetiva da ciência a uma espiritualidade mística e intuitiva.
Alguns autores denominam a nova espiritualidade com o termo Nova Era. A Feira Mística de São Paulo faz parte desse universo que podemos chamar de mágico, místico ou esotérico. É muito visível, hoje, o sucesso desse campo da espiritualidade e do misticismo. Encontra-se entre essa parcela da população uma grande insatisfação frente à ciência asséptica, fria e determinista, que exclui os desejos e anseios da subjetividade. O sujeito dos grandes centros urbanos vive seu cotidiano na tentativa de união da ciência com uma nova forma de pensamento mágico.
Procurando compreender estes novos fenômenos, percebo que as  teorias tradicionais da Antropologia não apresentam mais resultados satisfatórios. Ë preciso, então, lançar mão de novos modelos explicativos, abrangendo novos paradigmas que revalorizem o imaginário e a subjetividade.