Laboratórios de Pesquisa

Serviços oferecidos

1. Laboratório de Citometria de Fluxo

Análises em Citômetro de fluxo são essenciais para a análise de qualquer tipo celular, componentes celulares ou material não celular, em atividades industriais e de pesquisa.

Serviços:

  • Aquisição de amostras por citometria de Fluxo para análises de fenotipagem ou de ativação celular.
  • Análise de citocinas inflamatórias ou do perfil Th1, Th2, Th17 pela técnica CBA (Cytometric Bead Array) em amostras de soro, sobrenadantes de cultura ou lisado celular de origem humano ou de camundongos.

2. Laboratório de Biologia Molecular

Balança Analítica
É um equipamento para laboratório de uso mais restrito devido ao seu altíssimo grau de precisão.

Serviços - Medição de quantidades pequenas e precisas de uma substância que será testada ou avaliada posteriormente.

Agitador magnético
É equipamento que integra o aquecedor e a placa, proporcionando excelente transferência de calor e rápida taxa de aquecimento.  Tem faixa de velocidade de 50 a 2000 rpm e temperatura até 350°C, além de corpo feito em alumínio e plataforma revestida em cerâmica, que protege contra substâncias químicas. Permite agitação e controle de temperatura e pode ser utilizado para agitar líquidos sob concomitante aquecimento.

Serviços -  Mistura de monômeros resinosos de diferentes composições em busca da formação de um novo polímero.

Medidor de pH
É um equipamento utilizado para medir o pH de líquidos que serão utilizados em outros testes ou outras análises, com efeito de determinar ou comparar a acidez ou alcalinidade dos mesmos.

Serviços – Medição de pH de diversos líquidos.

3. Laboratório de Micologia

Neste laboratório são realizados procedimentos de diagnóstico de infecções fúngicas animais e de zoonoses causadas por fungos.

Serviços:

  • Fornecimento de cepas de Malassezia japonica para fins de pesquisa.
  • Caraterização fenotipica de Malassezia lipodependentes isoladas de animais.

4. Laboratório de Cultura de Microsporídios

Laboratório de cultura de microsporídios tem como objetivo fornecer esporos de microsporídios para estudo in vitro e in vivo, ou mesmo para uso em diagnóstico nas áreas médicas. Modelos biológicos em células-tronco ou outros tipos celulares fornecerão a resposta celular frente a novos biomateriais, agentes tóxicos, agentes antioxidantes, fármacos, condições patológicas e fisiológicas para posterior caracterização em equipamentos específicos.

Serviços:

  • Esporos de Encephalitozoon cuniculi cultivados em células de rim de coelho RK-13
  • Esporos de Encephalitozoon intestinalis cultivados em células de rim de coelho RK-13
  • Esporos de Encephalitozoon hellem cultivados em células de rim de coelho RK-13
  • 1 x 106 (um milhão) em 4 mL de meio
  • 5 x 106 (cinco milhões) em 8 mL de meio
  • 1 x 107 (dez milhões) em 8 mL de meio
  • 5 x 107 (cinquenta milhões) em 8 mL de meio
  • 1 x 108 (cem milhões) em 8 mL de meio

5. Laboratório de Imuno-Histoquímica e de Análise Histopatológica

Neste laboratório são realizados procedimentos para diagnóstico histopatológico pela análise morfológica de tecidos através de cortes histológicos convencionais ou pela marcação imuno-histoquímica

Serviços:

  • Marcação imuno-histoquímica para GFAP e Iba1
  • Análise histopatológica a partir de cortes corados em HE (hematoxilina-eosina)
  • Análise histopatológica comparativa e semi-quantitativa de tecidos de animais domésticos e de laboratório (cães, gatos, roedores, ruminantes, equinos).

6. Laboratório de Extração

As atividades deste laboratório visam à extração de princípios ativos de plantas da região amazônica e mata atlântica com propriedades terapêuticas em modelos experimentais in vitro e in vivo, utilizados em inúmeras Pesquisas da Pós-Graduação tanto da Odontologia como da Patologia Ambiental e Experimental.

Serviços:

  • Laboratório de Extração: obtenção de extratos vegetais, liofilização. 

7. Laboratório de Fitoquímica

No Laboratório de Fitoquímica são realizados os fracionamentos e a purificação de compostos oriundos dos extratos vegetais.

Serviços:

  • Ensaio da inibição de acetilcolinesterase pelo método espectrofotométrico e por cromatografia, bioautografia.

Todos os laboratórios de pesquisa da UNIP possuem ainda uma gama de equipamentos acessórios e adjuvantes que viabilização a preparação das amostras a serem utilizadas nas pesquisas acima referidas.

8. Laboratório de organismos aquáticos

Este laboratório está estruturado para estudos de eco-toxicidade e desenvolvimento de biorremediadores em organismos aquáticos utilizando micro-crustáceos (Artemia salina e Daphnia spp).

Serviços:

  • Testes de toxicidade aguda e crônica a xenobióticos em geral e contaminantes aquáticos - parâmetros analisados: eclosão de cistos, viabilidade de náuplios (larvas) e de animais adultos.
  • Desenvolvimento de biorremediadores para contaminação aquática em modelos de microcrustáceos, utilizando as técnicas de insumos dinamizados (*) - parâmetros analisados: eclosão de cistos, morfologia, mobilidade e viabilidade de náuplios, viabilidade de adultos, análise físico-química da água e do sedimento orgânico por meio de MEV / EDS. O MEV - microscópio eletrônico de varredura - gera imagens de alta resolução de material orgânico ou micropartículas em suspensão na água; o EDS – espectroscopia por energia dispersiva de raios-X – identifica a composição química das amostras identificadas no MEV.

(*) Insumos dinamizados: preparações homeopáticas manipuladas de acordo com as diretrizes do MAPA (BRASIL, 2014. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA. Instrução normativa No 41, de 04 de DEZEMBRO de 2014. Anexo IV. Tabela de potências mínimas para manipulação de produtos veterinários homeopáticos.
 http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30167678/do1-2014-12-05-instrucao-normativa-n-41-de-4-de-dezembro-de-2014-30167670

9. Laboratório de Odontologia

Máquina universal de ensaios - A Máquina Universal de Ensaios é utilizada para análise das propriedades químico-físicas de diferentes materiais odontológicos por meio de ensaios padronizados em componentes, estruturas e produtos diversos. Esses ensaios são realizados para determinar as propriedades mecânicas e características dos materiais.
O equipamento pode executar com precisão os testes em corpos de prova, protótipos e, inclusive, no produto, seja ele metálico, polimérico, natural, compósito ou cerâmico.
Os ensaios realizados seguem as normas técnicas de cada área (NBR ABNT, ISO, DIN, ASTM e outras).

Serviços - A máquina de ensaio universal é empregada na execução de uma grande variedade de ensaios destrutivos, sendo os mais comuns: ensaio de tração, compressão, cisalhamento e flexão.

Microscópio Eletrônico de Varredura - Esse equipamento permite análise de superfície dos mais diferentes objetos/materiais ou efeitos de tratamento de superfície realizados nos mesmos.

Serviços - microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia por energia dispersiva de raios-X (EDS).

  • MEV: é capaz de gerar imagens de alta resolução da superfície da amostra seja ela metálica, resinosa, cerâmica ou amostras de tecidos humanos ou de animais. As imagens têm aparência tridimensional característica, em função do modo como elas são geradas e, assim, são fundamentais para fazer a avaliação da superfície da amostra.
  • EDS: além de avaliar os aspectos topográficos, essa técnica também é utilizada para identificar a composição química e outras características da superfície da amostra.

Metalizadora

Serviços - Este equipamento realiza a metalização das amostras que serão analisadas/observadas em microscopia eletrônica de varredura.

Microdurômetro - É um instrumento que mede a resistência à penetração de um material por meio de uma ponta indentadora metálica aplicada com uma carga específica à superfície deste material. Podem ser realizadas medidas de dureza Knoop e Vickers.

Serviços - Este equipamento é indicado como complemento ao processo de caracterização mecânica e estrutural de um determinado material. Pode ser utilizado na caracterização de materiais metálicos, poliméricos, compósitos, cerâmicos e naturais como madeira, por exemplo.

Citômetro de Fluxo - Análises em Citômetro de fluxo são essenciais para a análise de qualquer tipo celular, componentes celulares ou material não celular, em atividades industriais e de pesquisa.

Serviços - Avaliação de:

  • Morfologia celular
  • Imunofenotipagem celular e análise de subpopulações celulares (caracterização dos tipos celulares, células-tronco e outros...)
  • Efeito de fármacos, agentes patológicos ou biomateriais na proliferação celular ou no ciclo celular (conteúdo de DNA/RNA)
  • Mecanismos de citotoxicidade de fármacos agentes patológicos e biomateriais e liberação de moléculas que caracterizam processos de morte celular (apoptose/necrose) e dano ao DNA (genotoxicidade)
  • Contagem de células viáveis
  • Eventos de sinalização intracelular e extracelular
  • Liberação de citocinas inflamatórias e anti-inflamatórias
  • Determinação de proteínas específicas

Ensaio Multiplex – Plataforma Luminex-Magpix - Esse ensaio imunoenzimático possibilita a análise quantitativa de proteínas, podendo quantificar simultaneamente até 50 analitos em um único poço, quando usado o sistema com microesferas magnéticas.

Serviços - Pode ser empregado nas pesquisas para identificação de proteínas, diagnóstico de doenças, entre outros, permitindo a identificação de analitos em diversos tipos de amostras, como soro/plasma, células, tecidos homegenizados, sobrenadante de cultura de células, fluido gengival e peri-implantar.

Leitor Elisa - Esse ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) permite a detecção de anticorpos específicos, podendo ser empregado nas pesquisas para identificação de proteínas, diagnóstico de doenças, entre outros.

Serviços - Podem ser avaliados diversos tipos de amostras, como soro/plasma, células, tecidos homegenizados, sobrenadante de cultura de células, fluido gengival e peri-implantar.

PCR em tempo real - O PCR quantitativo em tempo real (do inglês: Polymerase chain reaction quantitative real time) é uma técnica baseada no princípio da reação da cadeia polimerase. Por meio desta técnica, o equipamento qPCR e um corante fluorescente na presente sua reação de PCR (Sybr green ou Taqman Probe) se liga ao seu produto genético amplificado. Isso possibilita a quantificação de DNA presente na amostra.

Serviços - Podem ser avaliados diversos tecidos e analisados inúmeros genes, como marcadores inflamatórios e relacionados ao reparo ósseo, por exemplo.

Microscópio binocular -  Microscópio Metalográfico binocular é um equipamento primordial na área de estudos da obtenção das propriedades metalográficas dos materiais. O equipamento é composto de duas lentes específicas para os olhos, de modo a permitir uma visão estereoscópica (3D) da amostra analisada. Possui também uma gama de lentes objetivas que proporcionam maior versatilidade na ampliação da amostra, dependendo da necessidade.

Serviços - A principal aplicação deste equipamento é na análise estrutural dos materiais para avaliação de falhas, fases, inclusões, defeitos estruturais, entre outras características de aspecto morfológico.

Cortadeira metalográfica - A Cortadeira Metalográfica realiza de maneira rápida, eficaz e precisa cortes metalográficos em diversos tipos de amostras, que serão submetidas posteriormente a outras análises, químicas ou estruturais. O equipamento utiliza um sistema de corte pendular por gravidade, para seccionamento de amostras proporcionando baixa deformação plástica da amostra, por meio de cortes finos utilizando discos diamantados O resultado final é um corte limpo e com baixa deformação plástica tanto do material cortado quanto do disco de corte.

Serviços - Corte fino de partes do dente, materiais metálicos, cerâmicos, naturais, poliméricos e compósitos.

Politriz metalográfica - A Politriz Metalográfica ou Polidora Metalográfica é o equipamento utilizado para desbastar ou polir amostras de diversos tipos, com precisão e regularidade. Ela permite trocas rápidas das amostras e fácil ajuste de rotação (horário e anti-horário).

Serviços - Acabamento e polimento de amostras que serão utilizadas em outros testes e análises. Realiza polimento de todos os tipos de materiais.

Fotopolimerizador de Compósitos -  É indicado para a polimerização de materiais odontológicos. Nesta gama de materiais estão incluídos os compósitos, adesivos, forramentos, selantes de fissura, materiais para restaurações provisórias, assim como cimentos para brackets e restaurações indiretas, tais como inlays de cerâmica, que são materiais que possuem em sua composição componentes fotoiniciadores.

Balança Analítica -  É um equipamento para laboratório de uso mais restrito devido ao seu altíssimo grau de precisão.

Serviços – Medição de quantidades pequenas e precisas de uma substância que será testada ou avaliada posteriormente.

Agitador magnético -  É equipamento que integra o aquecedor e a placa, proporcionando excelente transferência de calor e rápida taxa de aquecimento.  Tem faixa de velocidade de 50 a 2000 rpm e temperatura até 350°C, além de corpo feito em alumínio e plataforma revestida em cerâmica, que protege contra substâncias químicas. Permite agitação e controle de temperatura e pode ser utilizado para agitar líquidos sob concomitante aquecimento.

Serviços – Mistura de monômeros resinosos de diferentes composições em busca da formação de um novo polímero.

Amalgamador - É um equipamento de uso odontológico misturador de produtos para homogeneização de amálgama. Atualmente, este equipamento também pode ser utilizado para realizar teste de profundidade de polimerização de materiais à base de polímeros, segundo a metodologia do “Shake Test”.

Medidor de pH -  É um equipamento utilizado para medir o pH de líquidos que serão utilizados em outros testes ou outras análises, com efeito de determinar ou comparar a acidez ou alcalinidade dos mesmos.

Serviços – Medição de pH de diversos líquidos.

Extensômetro -  O equipamento utiliza sensores que alteram sua resistência sempre que seu corpo for deformado, esticado ou comprimido durante o processo de análise.

Serviços - Utilizado para avaliar o grau de deformação do osso alvelolar (ou bloco de simulação) durante a inserção do implante; estudo do comportamento de metais, avaliação da biomecânica de materiais e análise de materiais elásticos.

10. Laboratório de Extração

As atividades deste laboratório visam à extração de princípios ativos de plantas da região amazônica e mata atlântica com propriedades terapêuticas em modelos experimentais in vitro e in vivo, utilizados em inúmeras Pesquisas da Pós-Graduação tanto da Odontologia como da Patologia Ambiental e Experimental.

Serviços disponíveis: Laboratório de Extração: obtenção de extratos vegetais, liofilização. 

11. Laboratório de Fitoquímica

No Laboratório de Fitoquímica são realizados os fracionamentos e a purificação de compostos oriundos dos extratos vegetais.

Serviços disponíveis: Laboratório de Fitoquímica: ensaio da inibição de acetilcolinesterase pelo método espectrofotométrico e por cromatografia, bioautografia.

12. Laboratório de Triagem Antitumoral

Neste laboratório são realizados os ensaios de citotoxicidade, com o objetivo de se identificar extratos vegetais, frações ou substâncias isoladas que inibam o crescimento de tumores humanos, in vitro, segundo técnicas utilizadas no National Cancer Institute/National Institutes of Health, dos Estados Unidos.

Serviços disponíveis: Laboratório de Triagem Antitumoral: realização de ensaios de viabilidade celular e citotoxicidade de materiais, fármacos, produtos naturais, extratos vegetais, agentes tóxicos.

Contato

Para contratação dos Serviços dos Laboratórios de 1 a 8: Falar com Sandra Kalil, fone: (11) 5594-3207
E-mail:sandrakalilbiomol@unip.br

Para contratação dos Serviços dos Laboratórios de 9 a 12: Falar com Michelle Aguiar, fone: (11) 5594-3207- ramal 111
E-mail: lab.saude@unip.br