Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica para Discentes

Aprovados no Concurso 2019/2020
Aprovados com Bolsa Santander no Concurso 2019/2020

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP promove, anualmente, um concurso para atribuição de bolsas individuais de Iniciação Científica UNIP, bolsas do PIBIC-CNPq, bolsas SANTANDER e bolsas individuais de Iniciação Tecnológica PIBITI-CNPq, além de pesquisas voluntárias, aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNIP. As solicitações, requeridas por meio do formulário de inscrição on-line, disponível na Área do Aluno(a), devem ser enviadas de 1º a 31 de março.

O que é Iniciação Científica ou Tecnológica?

A Iniciação Científica ou Tecnológica permite o ingresso do aluno de graduação no universo da pesquisa científica, a partir do aprendizado de técnicas, procedimentos e processos próprios do saber científico. Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq: “Para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia, porque esses conhecimentos são centrais hoje em dia.

Bibliografia recomendada (disponível na biblioteca da UNIP): BARROS, A J P; LEHFELD, N A S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. São Paulo, McGraw-Hill, 1986.