Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Teses Defendidas - 2019

Título:: O desenvolvimento de jogos digitais utilizando a Abordagem Canvas com a Metodologia Ágil Scrum
Autor(a): Irapuan Gloria Junior
Orientador(a): Rodrigo Franco Gonçalves
Data: 28/01/2019
Resumo: Os jogos digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas como uma forma de distração ou ferramenta de aprendizagem e representam um mercado em crescimento com projeção de faturamento superior a US$100 bilhões em 2018. O desenvolvimento de um jogo digital normalmente contempla uma equipe multidisciplinar, imerso em um ambiente de constantes mudanças, com entregas imediatas e com pouco tempo de aperfeiçoamento do produto final. Abordagem Canvas e Metodologias Ágeis prometem auxiliar esse tipo situação. A questão de pesquisa desse trabalho é: "Como a Abordagem Canvas e a Metodologia Ágil Scrum podem auxiliar no desenvolvimento de Jogos Digitais?". Possui como objetivos específicos identificar os elementos fundamentais para o desenvolvimento de Jogos Digitais e desenvolver e aplicar um Canvas com o uso da Metodologia Ágil Scrum para o desenvolvimento de um Jogo Digital. A pesquisa possui natureza qualitativa e utilizou a metodologia Design Science Research para a criação de um Canvas destinado ao desenvolvimento de um jogo digital. Os resultados foram uma lista dos elementos essenciais para a definição de um jogo digital e a criação de um Canvas denominado Canvas Scrum Game com a fusão dos conceitos da Abordam Canvas e Metodologia Ágil Scrum para o desenvolvimento de jogos digitais. A contribuição para a prática está na utilização do produto resultante desta tese em empresas de desenvolvimento de jogos digitais para poderem ser mais competitivas e no auxílio aos docentes nas aulas e projetos de desenvolvimento de jogos digitais em instituições de ensino públicas e particulares. A contribuição para a teoria está em fomentar pesquisas ao uso de Metodologias Ágeis e da Abordagem Canvas

Palavras-chave: Metodologias Ágeis; SCRUM; Abordagem Canvas; Jogos Digitais; Canvas Scrum Game; GDD.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Projeto: Gestão da Produção de Software e Mídias Interativas
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título:: A formação de engenheiros empreendedores inovadores contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e gestão universitária
Autor(a): Danielle Miquilim
Orientador(a): Márcia Terra da Silva
Data: 29/01/2019
Resumo: Visando aumentar a entrada de alunos, diminuir a taxa de evasão e melhorar a inserção dos engenheiros no mercado de trabalho, uma porcentagem crescente das escolas de Engenharia buscam implantar modelos de ensino voltados para a inovação e o empreendedorismo. A habilidade matemática e técnica é algo bem estabelecido nos cursos tradicionais de Engenharia, porém diante da rápida evolução da tecnologia, a formação do engenheiro precisa adaptar-se velozmente aos novos conhecimentos e técnicas, atendendo às necessidades e expectativas da sociedade. Escolas de Engenharia no mundo propõem enfrentar essa situação oferecendo um ensino com características empreendedoras inovadoras, diante do processo de ensino-aprendizagem e gestão universitária, diminuindo assim as taxas de evasão, tornando o curso mais atrativo, na visão do aluno, e colaborando para uma formação abrangente, ou seja, um engenheiro pronto para atuar no mercado de trabalho. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo central propor e analisar um modelo que caracterize a escola empreendedora inovadora no curso de Engenharia, ou seja, identificar os principais fatores que levam uma escola de Engenharia a ser empreendedora e inovadora diante de duas perspectivas: processo de ensino-aprendizagem e gestão universitária. Em termos metodológicos, do ponto de vista da sua natureza, é uma pesquisa qualitativa, em que o principal procedimento utilizado é a análise de conteúdo das respostas a questionários, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a diretores, coordenadores, professores e alunos dos cursos de Engenharia para a validação do modelo. Como resultado, verificou-se que os fatores com mais importância são: o ensino por meio de projetos e a gestão de pessoal para mudar a visão dos professores, ou seja, o professor assume um novo papel dentro de sala de aula. Registrou-se também a diferença entre a estratégia encontrada nas escolas privadas e as iniciativas de mudança de uma escola pública.

Palavras-chave: Educação em Engenharia; Empreendedorismo Inovador; Processo Ensino-Aprendizagem; Gestão Universitária.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Projeto: Organização e Gestão de Operações de Serviços
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Qualidade e Produtividade


Título:: Proposta de procedimento para avaliação da sustentabilidade de operações e processos da produção (ASUPRO): transporte da soja no Brasil como estudo de caso
Autor(a): Thames Richard Silva
Orientador(a): Feni Dalano Rossevelt Agostinho
Data: 19/06/2019
Resumo: Este estudo tem como objetivo a apresentação de um procedimento para avaliação da sustentabilidade de operações e processos da produção (ASUPPRO) com base em quatro estágios. O intuito do procedimento é auxiliar os analistas na avaliação e na melhoria da sustentabilidade dos sistemas estudados, baseando-se no conceito do ciclo PDCA (planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act): planejamento, execução, checagem e ações de melhoria), no modelo de sustentabilidade dos cinco setores (5SEnSU), na análise de decisão multicritério por meio da programação por metas, na análise de incerteza e na análise de sensibilidade. O procedimento justifica-se pelos anseios da Organização das Nações Unidas (ONU) ao criar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, a partir de 2015, e pela falta de modelos de sustentabilidade que deem suporte à decisão dos órgãos de controle ambiental e de gestores na busca de melhoria da sustentabilidade. Para ilustrar o procedimento, foi realizado um estudo de caso que compara os sistemas de transporte rodoviário e ferroviário utilizados no escoamento da soja proveniente de 14 municípios produtores de soja, localizados no Estado de Mato Grosso, e exportada pelo Porto de Santos. Os resultados mostram que o ferroviário pode ser considerado como o melhor desempenho em sustentabilidade, uma vez que apresenta melhores resultados em 7 dos 10 indicadores avaliados, sendo eles: área de influência, potencial de aquecimento global, lucro por empregado, número de empregos, salários, emissão de CO e número de acidentes. Para o sistema rodoviário, os melhores indicadores foram emergia, potencial de acidificação e receita da empresa. Ao aplicar a programação por metas, o sistema rodoviário apresentou melhor desempenho em função do menor índice WSI (7,46 do rodoviário contra 9,46 do ferroviário), sendo posteriormente aplicado o método de análise de incerteza sobre os pesos adotados. Realizada a análise de sensibilidade, conclui-se que para o sistema ferroviário, reduzindo a emergia e potencial de acidificação em 30 e 15%, e para o sistema rodoviário, reduzindo o potencial de aquecimento e o número de acidentes em 30%, haveria uma melhoria significativa da sustentabilidade dos sistemas. Em relação ao procedimento, conclui-se que, para melhorar sua robustez, os critérios nível de integração, envolvimento de stakeholders, escalabilidade e orientações de limite da fronteira devem ser aperfeiçoados.

Palavras-chave: Avaliação da Sustentabilidade; Operações e processos de produção; Sistemas de transporte.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.
Projeto: Avaliação energética-ambiental de sistemas de produção utilizando abordagem sistêmica
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente


Título:: Cadeia de suprimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar na cidade de Mogi das Cruzes/SP
Autor(a): João Roberto Maiellaro
Orientador(a): João Gilberto Mendes dos Reis
Data: 06/08/2019
Resumo: Programas de alimentação escolar são ações governamentais presentes em vários países. No Brasil, umas das principais ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), reconhecido como um dos mais importantes programas de alimentação escolar do mundo. No mínimo, 30% dos recursos do Programa devem ser investidos na compra de alimentos da agricultura familiar. A complexidade das operações logísticas nas cadeias de suprimentos da merenda escolar limita a capacidade de crescimento e dificulta a manutenção dos esforços governamentais para promover a alimentação ideal para estudantes. Esta pesquisa buscou analisar a operação logística da cadeia de suprimentos da alimentação escolar na cidade de Mogi das Cruzes, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e levantar alternativas de melhoria. Foram utilizados métodos quantitativos como Social Analysis Network (SNA), Analitic Hierarchy Process (AHP) e Simulação de Eventos Discretos. Também foram adotados métodos de análises espaciais baseados em Sistemas de Informações Geográficas (GIS). A pesquisa demonstra que há dificuldade de entendimento do sistema logístico pelos atores que atuam na cadeia de suprimentos do PNAE com foco na agricultura familiar. Os resultados mostram que a visão dos diferentes atores da cadeia de suprimentos pode ser consolidada em um sistema decisório multicritério e há oportunidades de melhoria da operação logística.

Palavras-chave: Alimentação Escolar; Logística; Agricultura Familiar.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção
Projeto: Aplicação de Ferramentas e Métodos Quantitativos na solução de problemas em Engenharia de Produção e Logística
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: