Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Dissertações Defendidas - 2005

Título: Identificação do sistema de custeio: estudo de caso curtumes de couro bovino
Autor(a): Emanuel Alvares Calvo
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 18/01/2005
Resumo: Com a diversificação de mercado, diminuição do ciclo de vida dos produtos e maior exigência do mercado consumidor, as empresas estão sendo obrigadas a rever seus sistemas de planejamento, organização, coordenação, com o objetivo de se tornarem mais competitivas. Como o Brasil representa potencialmente um grande produtor bovino, o país tem sido “empurrado” para ser também um grande fornecedor de couro: consequentemente, essa atividade tornou-se uma parcela significativa das exportações do país. Identificar os sistemas de custeio utilizados pelo setor de curtumes e a participação deles nas estratégias das empresas é o objetivo desta dissertação. Para alcançá-lo, utilizou-se, dentro da abordagem qualitativa exploratória, o estudo de caso em duas empresas curtidoras. Essa sistemática de trabalho proporcionou informações importantes para a tomada de decisão, bem como forneceu a utilização mais eficiente dos sistemas pré-existentes.
Os dados recolhidos apontaram a falta de preparo dessas empresas quanto ao tratamento dos custos industriais. O resultado da avaliação permitiu que elas iniciassem projetos de sistemas de custeio adequado a suas atividades.

Palavras-chave: Custos. Curtumes. Couro bovino. Título.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Análise emergética comparativa do reúso da água na lavagem de ônibus.
Autor(a): Devanil Borges Júnior
Orientador(a): Cecília Maria Villas Boas de Almeida
Data da defesa: 28/02/2005
Resumo: Neste Estudo são examinados e avaliados processos utilizados na lavagem de veículos em diferentes empresas de transporte, utilizando como metodologia a análise emergética. Os processos convencionais são comparados a um processo alternativo, que visa obter ganhos ambientais, sem o comprometimento do lucro das empresas. Os estudos foram realizados em quatro empresas de transporte rodoviário (ônibus urbano e de turismo), onde foram comparados os processos de lavagem dos veículos com e sem reciclagem de água, enfocando, respectivamente, seus impactos ambientais. Também é realizada uma simulação nas empresas que utilizam o processo convencional, aproximando seus processos ao processo alternativo verificando seus novos impactos ambientais.

Palavras-chave: Emergia. Indicadores ambientais. Reúso de água. Diagrama triangular. Contabilidade ambiental. Sustentabilidade.
Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Físico-Química Teórica e Aplicada


Título: Aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada no método de campos potenciais para navegação de robôs móveis.
Autor(a): Saulo Rosa e Silva
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa:  14/03/2005
Resumo: O presente trabalho apresenta uma aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada no campo da robótica, na área de sistemas de navegação para robôs móveis, unindo-se a teoria dos campos potenciais. O tratamento das informações imprecisas, inconsistentes e, paracompletas, oriundas da descrição do ambiente a ser explorado, é aqui proposto -- através do uso da Lógica Paraconsistente Anotada no processo de modelagem do mundo -- e é aplicado no cálculo do planejamento da rota a ser seguida, influenciando o campo potencial resultante que irá direcionar o robô móvel até o seu destino.

Palavras-chave: Lógica Paraconsistente Anotada. Campo potencial. Robô móvel paraconsistente.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial


Título: A customização de processos integrados com o PMBOK e o RUP
Autor(a): Luciano Schiavo
Orientador(a):  Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa:  15/03/2005
Resumo:  Este trabalho analisou que o uso de boas práticas de gerenciamento de projetos não é o suficiente para se obter sucesso em projetos de desenvolvimento de software. O gerenciamento carece de informações que devem ser fornecidas durante o processo de desenvolvimento de software. Também pertence ao escopo deste trabalho a proposta de um modelo que unifique as boas práticas de gerenciamento de projetos com uma metodologia de Engenharia de Software favorecendo a integração da área administrativa com a área de desenvolvimento de software.
Para atingir os objetivos desse trabalho, buscou-se evolução histórica do Gerenciamento de Projetos e do desenvolvimento de software que é apresentada para uma compreensão e análise de suas vantagens, desvantagens e falhas.
Dois trabalhos representativos de cada área foram escolhidos e analisados sob seu ponto de vista estrutural e características intrínsecas. Para a área de Gerenciamento de Projetos é apresentado o guia do Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI) denominado Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Project Management Body of Knowledge – PMBOK), que oferece uma abordagem descritiva em gerenciamento de projetos em qualquer domínio de aplicação – desde a construção de pontes até o desenvolvimento de software. Para a área de Engenharia de Software é apresentado o Rational Unified Process (RUP) que incorpora as melhores práticas de Engenharia de Software e emprega os modelos de processo de desenvolvimento de software consagrados.
Com base no RUP e PMBOK, segue-se a discussão sobre como criar uma metodologia que unificará os dois modelos para criar um novo modelo de desenvolvimento de software. Um modelo inicial é proposto e aplicado na Empresa A (nome fictício para a empresa utilizada como estudo de caso apresentado neste trabalho), onde os resultados são devidamente avaliados. A avaliação não apresenta todos os resultados positivos esperados e uma nova proposta é apresentada para suprimir os problemas.
Obtém-se um modelo genérico que pode ser utilizado para qualquer tipo de projeto e um exemplo é apresentado como uma solução, além do problema da Empresa A.
Palavras-chave: Engenharia Software. Gerenciamento de Projetos. RUP. PMBOK.

Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Compostos Orgânicos do Processamento do Camarão
Autor(a): Simone Moreno Oshiro
Orientador(a):  Ivan Pérsio de Arruda Campos
Data da defesa:  30/03/2005
Resumo: O presente estudo refere-se à aplicação de técnicas de produção-mais-limpa na agroindústria de camarão, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental através da exploração dos efluentes, na ordem de 70% de líquido proveniente dos resíduos sólidos. Foi verificado que este resíduo é abundante e está sendo descartado ao meio ambiente sem um tratamento prévio.
O resíduo em questão trata-se de uma suspensão de gorduras e carotenóides em água, com cerca de 60m de compostos orgânicos totais em efluente industrial, dos quais cerca de 18m de efluentes são carotenóides polares, dentre os quais há compostos orgânicos com potencial econômico.
A metodologia aplicada neste estudo mostrou serem ideais para o isolamento de compostos orgânicos desejados, a astaxantina e suas derivações, que posteriormente foram detectados em Cromatografia em Camada Delgada (CCD).
Estes compostos orgânicos possuem potencial econômico, pelo fato de serem incorporados na dieta de peixes que necessitem de uma alimentação adequada às suas características peculiares, e de frango e aves poedeiras com características diferenciadas.
A presença de um produto de valor agregado em recurso natural abundante mostra outra possibilidade de aproveitamento dos resíduos, evitando ser desperdiçado pela indústria processadora de camarões no Brasil. Isto, além de reduzir o impacto ambiental, aumentaria o seu lucro, podendo proporcionar mais empregos no País.
Palavras-chave: Agroindústria. Camarão. Carotenóides. Produção Mais Limpa. Resíduos. Astaxantina.

Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:  Gestão ambiental apoiada em sistemas de informação geográfica


Título: Estudo do Uso de Recursos Diretos e Indiretos na Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos
Autor(a): Eli Santos Araujo
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 14/06/2005
Resumo: São Paulo em 2002, com 10.434.252  habitantes, produzia 16 mil toneladas de resíduos diariamente. O tratamento adequado e a disposição desses resíduos são fundamentais para a cidade, por afetar praticamente todas as áreas da municipalidade. Do total de resíduos sólidos domiciliares (RSD) coletados em São Paulo, 13,96% (em massa) são enviados para compostagem.  Da massa de RSD destinados para produção de composto, 2,87% são recuperados e comercializados como materiais recicláveis nas usinas de compostagem.
Cada habitante da cidade de São Paulo gera em media 1,13 kg/dia de resíduos, que é aproximadamente 13% menos do que a média para Siena na Itália, cuja produção diária é de 1,3 kg/dia.
Comparando-se a quantidade de recursos diretos e indiretos empregados (em emergia) na coleta de RSD em São Paulo, Siena e Modena, São Paulo é a cidade que mais consome recursos na coleta e separação de materiais recicláveis. A mão de obra é o recurso com maior peso na coleta de RSD e separação reciclável em São Paulo.
A avaliação em emergia foi realizada e é um poderoso auxiliar das  pessoas encarregadas de administrar e gerenciar a destinação final de resíduos, na medida em que auxilia na avaliação do uso de recursos utilizados nos processos de coleta destes resíduos e na recuperação de materiais recicláveis.
Palavras-chave: Compostos Orgânicos. Avaliação em Emergia. Contabilidade Ambiental. Resíduos Sólidos Municipais.

Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Físico-Química Teórica e Aplicada


Título:.Problemas e alternativas na distribuição de sal, um estudo de caso
Autor(a): Rogério Sandrini Alves
Orientador(a): Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data da defesa: 17/06/2005
Resumo: O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa sobre o setor salineiro no Brasil e sua cadeia de suprimentos, tendo como principal contribuição possibilitar um melhor conhecimento do problema. Para tanto, é feita uma revisão dos tópicos relacionados a essa problemática, bem como um levantamento sobre a atividade salineira no país. É incluído um estudo de caso de uma empresa familiar de pequeno porte, como forma de ilustrar o elo da cadeia referente à distribuição ao consumidor final.
Palavras-chave: Logística. Cadeia de Suprimento. Distribuição. Indústria de sal.

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Contribuição à implementação da manufatura enxuta como uma vantagem competitiva
Autor(a): José Geraldo de Melo
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 20/06/2005
Resumo: Atualmente, no mundo globalizado, os desafios são muitos para as organizações. Para enfrentar estes desafios, elas precisam aumentar sua produtividade e tornarem-se competitivas. Na manufatura do setor automotivo, a aplicação do Pensamento Enxuto (Lean Thinking), materializado com a implementação de seus Princípios e Ferramentas, tem sido um importante instrumento na obtenção de vantagem competitiva. Neste trabalho pesquisou-se um método para identificar, na função manufatura, o grau de contribuição de cada ferramenta Lean para melhorar o desenvolvimento dos objetivos estratégicos da produção. A avaliação do método foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo em uma empresa do setor automotivo, na região de Campinas, São Paulo. Conferiu-se que, uma vez definido os objetivos estratégicos de manufatura -- os ganhadores de pedidos e os qualificadores --  a empresa pode identificar quais ferramentas Lean lhes possibilitarão obter uma maior vantagem competitiva em manufatura. Para esta avaliação, foi aplicado um questionário que permitiu concluir que o método proposto apresenta uma boa ligação, entre sua aplicação e os resultados do estudo de caso.
 Palavras-chave: Competitividade. Vantagem competitiva. Manufatura enxuta. Objetivo estratégico.

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho


Título: Análise das parcerias e alianças utilizando a abordagem de redes simultâneas: estudo de caso no setor de papel e celulose
Autor(a): Gressiqueli Regina Chiachio Buosi
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa:  02/08/2005
Resumo: Gerenciamento de operações tem evoluído sob uma perspectiva holística, abrangendo questões como cadeia de fornecimento, governança, relações de confiança e outras. No mesmo raciocínio, muito tem sido feito pelos pesquisadores com relação a aspectos de competitividade, produzindo uma grande variedade de modelos e tipologias de avaliação. Em muitas indústrias, a escolha do papel estratégico para dirigir as operações de uma fábrica envolve altos níveis de investimentos, instalações, aquisição de tecnologia e desenvolvimento de mão de obra que significam um forte comprometimento geográfico e local, relacionados a aspectos difíceis de serem mudados em curto prazo. Quando mudanças ocorrem no cenário competitivo, torna-se complicado desempenhar atividades como reformular o perfil das estratégias de operações e mudar a natureza de alianças e parcerias adotadas, trazendo perdas para a organização, sendo necessário desenvolver uma abordagem que possa equacionar a natureza dinâmica das atividades e seus reflexos nas correspondentes dimensões competitivas para se obter uma rede cooperativa ou cadeia de suprimentos com relação a um negócio específico e definido. O objetivo deste trabalho é apresentar abordagens metodológicas alternativas, baseadas em três principais dimensões de redes simultâneas, como rede física, de valor e de negócios, para auxiliarem a avaliação de competitividade das redes e cadeias de suprimento de maneira geral, demonstrando informações obtidas por meio da utilização do modelo para mapear o nível de relacionamento no setor de papel e celulose.
Palavras-chave: Redes simultâneas. Nível de dependência. Relacionamento. Alianças. Papel e celulose.

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Redes de Empresas e cadeias produtivas – REDEPRO


Título: Análise das alianças no setor avícola sob a perspectiva de redes simultâneas
Autor(a): Rosangela Carmona Rubiato
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa:  02/08/2005
Resumo: No cenário atual, de alta competição e globalização, as empresas buscam aproveitar todas as possibilidades para vender seus produtos, principalmente explorando outros mercados. A competição acontece entre as redes cooperativas e cadeia de fornecimento e não entre empresas isoladas. Assim, torna-se necessário considerar questões específicas, relacionadas à coordenação e integração dos atores envolvidos em cada processo do negócio. Gerenciar todas as cadeias de suprimento baseada no tempo, força os pesquisadores na direção de uma extensa revisão de modelos de estratégias corporativas e também no posicionamento mais adequado para a manufatura. Este estudo (1) apresenta uma forma ou tipologia alternativa que divide a rede total de operações em sub-redes de atividades de plano físico, de criação de valor de desenvolvimento de negócios; e (2) utiliza um estudo de caso para aplicação ilustrativa do modelo de rede simultânea sugerido, que envolve aspectos de alianças entre os atores dentro das redes, a partir de uma técnica de mapeamento de relacionamento para classificar o nível de dependência entre as alianças. Os resultados pretendem permitir a visualização do potencial do modelo sugerido sob um ponto de vista analítico, cuja aplicação revelou importantes aspectos de cada rede e dos relacionamentos. Esses aspectos, quando usados corretamente, podem permitir condições mais adequadas pelas exigências vindas do tipo especifico de operação, dos aspectos de redes no setor avícola e de seu desempenho competitivo.
Palavras-chave: Redes simultâneas. Alianças. Setor avícola.

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Redes de Empresas e cadeias produtivas – REDEPRO


Título: Logística empresarial como uma estratégia para implementar a competitividade na cadeia de carnes bovina
Autor(a): Augusto César Taschetto
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 08/09/2005
Resumo: O setor de carne bovina brasileira, favorecido pelo enfraquecimento dos competidores internacionais, vem melhorando significativamente seu desempenho para conquistar novos mercados e ter maiores retornos.
A cadeia de carne bovina tem expressiva participação econômica e social no país e destaca-se pela crescente e promissora expansão de exportações, oferta de empregos e alimento protéico para abastecimento da população. Entretanto, padece de males estruturais que não conseguiu superar com a globalização - o que lhe permitiria inserir-se com competência no mercado mundial. Sem agregar os benefícios modernos e disponíveis de gestão, qualidade, controles e tecnologia, essa cadeia permanece na condição de fornecedora de “commodities”, quando deveria estar na posição vendedora, competindo em mercados internacionais selecionados, estáveis e de maior rentabilidade. Com algum esforço por parte dos agentes, governo, pecuaristas e frigoríficos, esse estágio poderia ser rapidamente alterado com retornos significativos para o país, na forma de divisas, empregos e melhoria da qualidade de alimentos.
A logística empresarial, devido à sua abrangência, é sugerida como instrumento estratégico para superação de dificuldades e para contribuir na formação de cadeias produtivas robustas que permaneçam e se consolidem no mercado.
Como Resultado dessa pesquisa apresenta-se uma planilha baseada na logística empresarial, em que se mostram os requisitos que possibilitam ao interessado elaborar um diagnóstico, observando sua posição relativa às exigência de competitividade. A partir do diagnóstico, é possível um planejamento para escolher o nicho de mercado em que pretende atuar e as alterações a serem promovidas para atingir esse ponto básico e colocar-se melhor na concorrência. Esse diagnóstico possibilita também, que uma empresa líder, neste caso normalmente um frigorífico,  coloque-se como a “empresa mãe” para organizar a cadeia, estabelecendo, a partir do diagnóstico, a escolha de parceiros que possam e queiram compartilhar e participar da formação de uma cadeia robusta nesse setor.
Palavras-chave: Logística Empresarial. Cadeia. Carne Bovina.

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Cadeia Produtiva da Carne, Couro e Calçado


Título: A inovação tecnológica na construção civil de edifícios e a qualificação da mão-de-obra
Autor(a): Wagner Costa Botelho
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 12/09/2005
Resumo: O mercado brasileiro da construção civil, embora com atraso, inicia processos de inovações tecnológicas radicais. Novos materiais, novos equipamentos, sistemas modernos de gestão, novo perfil de mão-de-obra estão rompendo metodologias e filosofias tradicionais.  Ainda poucas empresas incorporaram inovações Tecnológicas, principalmente  na construção de hotéis, edifícios de apartamentos e armazéns. Em havendo um aquecimento econômico, este formato de obra deverá ampliar-se rapidamente, devido a ganhos de produtividade, qualidade, prazos e custos. Tratando-se de setor em que se utiliza mão-de-obra intensiva e de baixa qualificação, se providências não forem tomadas a tempo, as mudanças, que começam a acontecer, trarão significativas alterações na mão-de-obra, com consequente aprofundamento da atual crise de desemprego.
Esta pesquisa investiga casos isolados, para estabelecer comparações como quantidade de mão-de-obra, perfil profissional, tempo utilizado entre os métodos de construção convencional e os inovados tecnologicamente. O objetivo é prospectar alguns indicadores que possibilitem antecipar decisões que minorem o agravamento do desemprego de trabalhadores da Construção Civil de baixa qualificação, considerando suas dificuldades em migrar para outras funções. Esta pesquisa releva para o setor da Construção Civil que, no canteiro de obra, o uso de mão-de-obra má qualificada, sem treinamento, tem conduzido a não-qualificação para atividades em que a inovação Tecnológica se faz necessária. A inovação Tecnológica vem sendo implantada por terceiros, usando mão-de-obra diferenciada daquela tradicional em menor número. Não está havendo transferência do trabalhador tradicional para novas ocupações e necessidades que estão surgindo em decorrência da inovação Tecnológica. Painéis de gesso acartonado do tipo “Drywall” substituem a alvenaria convencional de tijolos, sistemas montados de porta-batente-fechadura ou janela são encaixados, formas para concretagem chegam prontas na obra e são montadas com suportes metálicos, sistemas hidráulicos flexíveis do tipo “PEX” substituem a tubulação convencional de PVC e cobre, banheiros chegam prontos na obra dispensando a mão-de-obra especializada em acabamentos finos e assim por diante. Consequentemente, pedreiros, carpinteiros, encanadores e outros profissionais estão sendo substituídos por outros de perfil novo e diferente do tradicional.
Palavras-chave: Inovação tecnológica. Construção civil de edifícios. Perfil da mão-obra-obra. Desemprego

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: As Inteligências Múltiplas otimizando o ensino a distância: uma aplicação na Engenharia de Produção    
Autor(a): Luci Maria Vicari
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Data da defesa: 21/10/2005
Resumo: O novo Contexto brasileiro exige mudanças nos rumos do sistema educacional. As tecnologias da informação e comunicação assumem papel de destaque nessa nova sociedade que desponta, induzindo, entre outros aspectos, à reformulação das atividades desempenhadas por todos os setores, inclusive pelo da Educação, incorporando novas aplicações, novas abordagens e novas formas de atuar que passam a coexistir com as práticas instituídas.
Esse trabalho retrata as discussões sobre a Educação a Distância, que, com o advento da Internet, vem permeando firme e gradativamente os meios de ensino-aprendizagem. Tendo como premissa que nem todos estudantes têm os mesmos interesses e habilidades e nem aprendem da mesma maneira, adota-se nesse trabalho a Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino a Distância, com o objetivo de refletir sobre novas possibilidades de ensino e sua repercussão no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Educação a Distância. Inteligências Múltiplas. Ensino. Aprendizagem.

Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Avaliação Financeira e em emergia na Tomada de Decisão em Unidades de Reciclagem de Curtumes
Autor(a): Luciano César de Moraes
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 08/11/2005
Resumo: Este trabalho examina e avalia ― usando como métrica a moeda e a energia solar ― a implantação e operação de estações de reciclagens nos processos de um curtume. Os diferentes resíduos presentes nos efluentes líquidos dos curtumes apresentam valores variáveis em função das diferentes técnicas operacionais, dos equipamentos, das matérias-primas utilizadas e dos produtos finais obtidos. Por este motivo, foram empregadas as condições de operação de um curtume médio no Brasil. A avaliação realizada da estação de tratamento de efluentes líquidos considerou dois cenários: no primeiro, não há estações de reciclagens integrando os processos e operações do curtume; no segundo cenário,   há estações de reciclagem nas operações. Com a utilização da Contabilidade ambiental em emergia, verificou-se a quantidade de energia solar requerida, direta e indiretamente, em cada estação de tratamento de efluentes. O presente estudo traz uma discussão dos benefícios gerados (considerando a valoração por moeda e por emergia) para as unidades de reciclagem. O trabalho faz uso da ferramenta do diagrama triangular para demonstrar os benefícios e discute a possibilidade de uso da ferramenta na gestão ambiental em um curtume.
Palavras-chave. Contabilidade Ambiental em Emergia. Curtume. Reciclagem de Caleiro. Reciclagem de Insumo Cromo. Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos.

Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Físico-QuímicaTeórica e Aplicada


Título: O uso do Balanced Scorecard como uma ferramenta para o gerenciamento dos indicadores de desempenho de um sistema de gestão da qualidade
Autor(a): Marcelo Kenji Shibuya
Orientador(a): Oduvaldo Vemdrametto
Data da defesa: 22/11/2005
Resumo: O presente trabalho analisa a contribuição dada pelo Balanced Scorecard para o sistema de gestão da qualidade com base na norma ISO 9001:2000, auxiliando na identificação e gerenciamento da estratégia organizacional e criando os indicadores de desempenho de forma a permitir o alcance da competitividade pelas organizações.
A série de normas da ISO 9000 foi revisada no ano de 2000, encontrando-se atualmente na sua terceira revisão. Esta última revisão realizada trouxe sensíveis alterações na sua estrutura textual em relação às versões anteriores. A partir da leitura da última revisão ocorrida e comparando-a com as revisões anteriores, pode-se relacionar algumas alterações ocorridas: 

  1. gestão por processo;
  2. foco no cliente;
  3. melhorias contínuas;
  4. estruturas mais simplificadas do seu texto, sendo a sua linguagem compreensível e aplicável em qualquer organização de qualquer ramo de atividade.

Para que uma empresa consiga a obtenção da eficácia do seu sistema de gestão da qualidade, torna-se importante gerenciar adequadamente os seus processos internos e isso pode ser obtido através da utilização de um conjunto adequado de indicadores de desempenho.
É nesse sentido que se buscou associar o BSC ao sistema de gestão da qualidade, pois o BSC traduz a missão e a estratégia das empresas por meio de um conjunto abrangente de medidas de desempenho que servirão como base para gerenciar os processos internos da empresa, contribuindo para o alcance dos resultados estratégicos. Tal ferramenta permite que as organizações acompanhem o desenvolvimento financeiro ao mesmo tempo em que monitoram os demais indicadores de desempenho de perspectiva dos clientes, dos processos internos e da perspectiva de aprendizado e crescimento de uma forma balanceada, contribuindo para alcançar os objetivos estratégicos da organização.
Palavras-chave: Gestão da qualidade. Balanced Scorecard. Norma ISO 9001:2000.

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Um estudo comparativo de sistemas distribuídos para ambientes de produção
Autor(a): Avelino Palma Pimenta Júnior
Orientador(a): José Pacheco de Almeida Prado
Data da defesa: 13/12/2005
Resumo: As redes de computadores têm sido nos últimos 15 anos uma realidade nos ambientes de produção, como um importante meio de compartilhamento de informações. Uma das maneiras de se implementar essa tarefa tem sido através do uso de sistemas distribuídos. Para isso, diversas tecnologias têm sido criadas para que tal tarefa pudesse ser viável e facilitasse ao máximo o desenvolvimento das aplicações em um ambiente coorporativo, onde o fator tempo é crucial.
As tecnologias mais difundidas atualmente, tais como RMI, CORBa, DCOM, e WEB conseguem satisfazer tais expectativas. Porém, as peculiaridades dos ambientes em que estas deverão ser utilizadas devem ser levadas em consideração de modo a escolher a mais adequada entre tais tecnologias.
O desenvolvimento de aplicações distribuídas deve levar em consideração a integração, de modo transparente, dos componentes atuais com os legados, a fim de reaproveitar os códigos de programação existentes e facilitar expansão em ambientes produtivos. Além disso, devem ser levadas em consideração as diversas arquiteturas computacionais que possam existir dentro da corporação.
Palavras-chave: Redes de computadores. Ambientes de produção.  Aplicações distribuídas.

Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Um modelo para avaliar o estágio de evolução da tecnologia da informação (TI) no apoio à gestão do conhecimento em IESP (Instituição de Ensino Superior Privada).
Autor(a): Luis Naito Mendes Bezerra
Orientador(a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 13/12/2005
Resumo: Na era do conhecimento, as organizações percebem  que  seu desenvolvimento e sucesso baseiam-se, cada vez mais, na capacidade de criar, disseminar, compartilhar e utilizar o conhecimento.
A tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel de apoio e infraestrutura na gestão do conhecimento, fornecendo tecnologias que potencializam a coleta e o compartimento do conhecimento nas organizações.
Assim, a problemática deste estudo está na verificação do estágio da evolução da Tecnologia da informação (TI) no apoio à gestão do conhecimento. O objetivo da pesquisa foi propor um modelo para determinar o estágio de evolução da TI no apoio à gestão do conhecimento nas organizações, especificamente em IESP (Instituições de Ensino Superior Privadas). A metodologia adotada constou de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com estudo de caso que envolveu seis instituições de ensino. Pelo estudo, observou-se que tais organizações necessitam de um processo eficiente de gestão do conhecimento, visando obter uma vantagem competitiva sustentável, e preparar-se para acompanhar as mudanças no atual ambiente dos negócios.
Os diversos modelos propostos para avaliar a evolução da TI podem fornecer aos gestores de uma organização um poderoso instrumento para determinar o estágio de maturidade atual e planejarem ações, para que as organizações possam progredir em direção a um nível superior e, como consequência, alcançarem os objetivos desejados.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Gestão do Conhecimento. Modelos de evolução da TI

Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indicadores Estratégicos na Gestão da Informação de Instituições de Ensino Superior Privado (IESP)


Título: Modelo de indicadores de risco para o orçamento de componentes de software para célula de manufatura     
Autor(a): Denis Ávila Montini
Orientador(a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 19/12/2005
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estabelecer e apresentar um sistema de orçamento de software, especificamente de desenvolvimento de componentes de Software, em um ambiente denominado fábrica de software. Nesta proposta discutem-se e apresentam-se os critérios e procedimentos adotados em fábricas de manufatura, tais como qualidade, riscos, prazos, responsabilidades e manutenção, os quais podem estar associados a fábrica de software. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso, através de entrevista e observação direta, desenvolvida e aplicada pelo autor. São apresentados dezoito estudos de casos de projetos de componentes em uma empresa de desenvolvimento de software, tendo cada um deles diferentes graus de customização.
Palavras-chave: Fábrica de Software. Processo de produção. Projeto de Software.

Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Serviço de teste de software para garantia da qualidade independente.
Autor(a): Vivian Bella Ferreira Louzada
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 19/12/2005
Resumo: A engenharia de software contribui para o desenvolvimento das diversas fases de um ciclo de vida de software, passando por desenvolvimento, implementação, testes e manutenção. Todas as fases têm grande importância, mas, muitas vezes, não são observadas por profissionais ou empresas desenvolvedoras, durante a construção de software.
Esta pesquisa está focalizada na fase de teste. Esta fase demanda tempo, representa custos e é considerada desnecessária por alguns clientes, usuários e gerentes. Prefere-se, por vezes, não realizar testes e considerar, assim, a redução de custos no projeto. Porém, a aplicação dos testes adequados em um software promove um refinamento maior de suas funções, oferecendo um produto com menor risco e maior qualidade. Aplicar teste significa encontrar e eliminar erros, evitando que eles se manifestem quando o software estiver em utilização pelo cliente. Os testes identificam possíveis falhas antes de entrega do software para o cliente, evitando o excesso de manutenção corretiva após a implantação.
Este trabalho desenvolve um modelo de serviço de testes baseado nas contribuições da literatura, em experiências publicadas e em um estudo de caso em empresa de testes de software. O modelo proposto é aplicado na organização em estudo, são analisados os resultados e melhorias são, então, incluídas.
Palavras-chave: Teste. Falha. Erro. Software. Engenharia de software. Serviço de teste.

Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: