Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Dissertações Defendidas - 2004

Título: Uma proposta de método de auditoria focada em riscos para melhoria da qualidade da informação nas Empresas
Autor(a): Carlos Gimenes Júnior
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessôa
Data da defesa: 21/01/2004
Resumo: Com o aumento significativo da complexidade dos sistemas de informação das instituições bancárias e sua consequente influência nas práticas cotidianas de gestão, a segurança e exatidão de resultados obtidos têm se tornado de extrema e fundamental importância. Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma proposta de método de auditoria focada em riscos para melhoria da qualidade da informação nas empresas, a partir da utilização de dicionários de riscos e dicionários de controles, os quais compõem uma matriz de riscos e controles com visão de foco em riscos, cujos resultados fornecem uma base de dados leve e flexível para a elaboração e execução do programa de trabalho pelo auditor. Essas características possibilitam uma diminuição de tempo e custo da realização da auditoria, pois é focada nos reais e potenciais riscos do negócio, aumentando a qualidade dos dados dos sistemas de informação.

Palavras-chave: Auditoria. Sistemas de Informação. Gerenciamento de riscos.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Impactos causados ao comércio eletrônico por meio do paradigma P2P.
Autor(a): Carlos Alberto Bezerra e Silva
Orientador(a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 10/02/2004
Resumo: Tendo em vista que a utilização da Internet, tanto no ambiente de negócios quanto no cientifico, é um fato, o objetivo deste trabalho é identificar os impactos causados pelo paradigma P2P ao comércio eletrônico. Para tanto, foi necessário que se conhecesse mais a respeito de tal paradigma. Os métodos utilizados, foram a pesquisa bibliográfica e o acesso a sites de empresas que adotam esta tecnologia. Por meio dos métodos utilizados identificou-se a ação das principais tecnologias relacionadas ao comércio eletrônico, as quais devem ser seguidas para a obtenção de sucesso nos negócios. Aqui também são apresentados projetos de sucesso, utilizando a tecnologia Peer-to-Peer, de maneira a verificar quais são os elementos faltantes para obtenção de sucesso e como estes assuntos podem ser conduzidos. Um dos resultados obtidos mostra que há mudança constantes na utilização de novas tecnologias na internet; o outro aponta como principal impacto do compartilhamento de informações e dos recursos, utilizados no comércio eletrônico, a redução de custos nas empresas. Portanto, pode-se concluir que os resultados encontrados são relevantes para futuros estudos sobre novas tecnologias direcionadas a transações comercias, via Internet

Palavras-chave:.Comércio eletrônico. Peer-to-Peer. Internet
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Implementação de Programa de Melhoria de Desempenho Ambiental numa Empresa de Semijóias.
Autor(a): Izabel Roberta da Silva
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 19/02/2004
Resumo: Este trabalho enfoca a gestão de resíduos e a produção mais limpa, com objetivo de melhorar o desempenho ambiental numa empresa de semijóias.  Para tanto foi necessário realizar a análise qualitativa e quantitativa dos resíduos estudados, além do conhecimento da empresa estudada ― processos, etapas, rotinas etc. ― pois as ações implementadas, para melhorar o desempenho ambiental, não devem atingir negativamente a empresa com paralisações, mudanças repentinas de insumos e etapas do processo.
As ações implementadas estão baseadas nos conceitos de gestão ambiental e produção mais limpa. Com base nos resultados alcançados com as ações implementadas, foram realizadas comparações com valores anteriores à implementação e com os resultados alcançados por outras empresas do mesmo ramo da empresa estudada. Desta maneira, foi possível avaliar de forma quantitativa a melhoria do desempenho ambiental alcançada.

Palavras-chave: Produção mais limpa. Resíduos. Redução., Reutilização e Reciclagem.
Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Físico-Química Teóricae Aplicada


Título: Um estudo sobre a competitividade dos bancos de varejo no Brasil.
Autor(a): Mauro Luiz Costa Campello
Orientador (a): Wagner Däumichen Barrella
Data da defesa: 02/03/2004
Resumo: Os bancos de varejo, apesar de serem muito criticados não só pelo governo e também pela população em geral, pelos altos lucros e pelos serviços prestados, respectivamente, vêm demonstrando nos últimos anos uma capacidade de se ajustar às diversas mudanças ocorridas não só no cenário econômico, com a estabilização da economia com a implantação do Plano Real em 1994, mas também têm buscado formas diversas de superar todas as mudanças que até então enfrentaram.
Dentro desse quadro e com uma concorrência cada vez mais forte, o que faz com que os bancos sejam tão competitivos assim, apresentando os recentes resultados, com lucros cada vez maiores? Quais são os fatores que influem nessa situação? O que os bancos fizeram para alcançar esse nível de competitividade? Como isso é visto pelos atores (gerentes regionais, gerentes de agência e gerentes de negócios dos bancos)?
Levando-se em consideração a conjuntura atual deste mercado financeiro, é de fundamental importância contar com métodos de gestão comercial para responder às altas exigências dos clientes bem como um atendimento diferenciado, marcando uma real vantagem competitiva em relação à concorrência. Existe, então, uma busca cada vez maior dos bancos do segmento varejo por duas metas distintas: aumento de sua base de clientes, para a diluição de seus custos fixos; e um processo de fidelizar seus clientes: os atuais, os conquistados da concorrência e/ou novos clientes que entram nesse mercado  visando a otimização de resultados.
Os objetivos principais deste trabalho são: 1) avaliar quais são os principais fatores de competitividade dos bancos de varejo, uma vez que os resultados atingidos pelos bancos envolvem mudanças organizacionais, estruturais, operacionais e outras, áreas de estudo da Engenharia de Produção; 2) analisar como os executivos das instituições entendem esse processo de competitividade de um mercado e o que cada um vem desenvolvendo dentro de suas respectivas instituições, visando a diferenciação da concorrência; e 3) verificar, através de uma pesquisa de campo, como esses fatores são aplicados ou não no dia a dia das instituições financeiras, na busca de competitividade.

Palavras-chave: Competitividade. Clientes. Resultados. Inovação e Tecnologia.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O caráter evolucionário do PCP e as novas formas de organização do trabalho.


Título: A produção de software com a técnica da Programação em Camadas.
Autor(a): Daniel Dias Moreira da Silva
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa: 04/03/2004
Resumo: Uma das mais modernas técnicas da atualidade, no que tange ao desenvolvimento de programas para computadores, é a chamada Programação em Camadas.
Amplamente difundida pela literatura, notadamente a de língua inglesa, e largamente empregada pelas empresas de desenvolvimento, a referida técnica angariou rapidamente grande número de adeptos não somente pelas vantagens técnicas que oferece quando comparada a outros métodos de programação, mas, e principalmente, pela notada diminuição do tempo de desenvolvimento que sua aplicação propicia, refletindo diretamente no custo dos projetos.
Este estudo introduz conceitos sobre o modelo, apresentando vantagens e desvantagens de seu emprego no que se refere à produção de programas de computador. No final, apresenta um estudo de caso onde sua utilização direta provou ser uma alternativa superior em termos de custo, funcionalidade, usabilidade, eficiência, confiabilidade e portabilidade para o tipo de projeto em questão.
Há farta utilização de exemplos ao longo de todo o texto para tornar mais claros os conceitos envolvidos no modelo.

Palavras-chave: Programa. Desenvolvimento. Produtividade.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Aplicação do algoritmo para-analisador na localização de negócios.
Autor(a): Rogério Carlos Traballi
Orientador (a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 12/03/2004
Resumo: Este Trabalho mostra uma aplicação de uma lógica não clássica conhecida com Lógica Paraconsistente Anotada na Abertura de um negócio através da lógica aristotélica, trazendo com isso a vantagem de computar as possíveis incertezas e contradições na tomada de uma decisão. O uso de um modelo matemático paraconsistente permite uma nova análise na escolha do melhor ponto para um negócio. Os empresários devem dar especial atenção ao estabelecimento da área de influência, à avaliação de quem são os concorrentes, à conveniência do local para atender os clientes e à análise da demanda de mercado. Tais variáveis são convenientemente tratadas pelo algoritmo para-analisador.

Palavras-chave: Lógica Paraconsistente. Tomada de Decisão.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Lógica paraconsistente e inteligência artificial


Título: Roteiro para aquisição e implantação de sistemas CAD/CAM.
Autor(a): Pedro Tijunelis
Orientador(a): Wagner Däumichen Barrella
Data da defesa: 16/03/2004
Resumo: A competição no mundo globalizado, o novo papel das empresas na cadeia de suprimentos e as expectativas cada vez maiores dos clientes exigem processos de projeto e fabricação cada vez mais dinâmicos, criando uma interdependência cada vez maior com tecnologia.
É preciso adequar-se rapidamente para atender as novas necessidades do mercado, valorizar no Know-Know interno, capacitar-se e assimilar novas tecnologias em curto espaço de tempo para desenvolver produtos e processo.
Atualmente, ferramentas computacionais como sistemas CAD/CAM, em conjunto com a metodologia de trabalho da organização têm grande impacto sobre a concepção e o resultado final do produto.
O objeto deste trabalho é expor e fazer uma análise crítica de como as empresas compram e implantam sistemas CAD/CAM, além de Indicar um roteiro para realizar essas tarefas. Este roteiro, baseado em metodologia de projetos, procura ser genérico e abrangente.
A empresa, adquirindo corretamente o sistema, canaliza de forma precisa os recursos disponíveis, sem desperdício. Mesmo não havendo verba para o sistema ideal, o entendimento das limitações evita falsas expectativas. Daí, em um contexto organizacional, o roteiro envolve a participação de vários níveis de colaboradores, promove controles e define padrões, gerando conhecimento organizado. A experiência adquirida pode ser estendida a outros setores da empresa.

Palavras-chave: Cad/Cam. Aquisição. Implantação Econômica.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho


Título: Gestão dos recursos de infraestrutura de tecnologia da informação por meio do Outsourcing.
Autor(a): Izaias Porfirio Faria
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessôa
Data da defesa: 26/03/2004
Resumo: Os recursos disponíveis na área de Informática crescem assustadoramente a cada dia. Itens como hardware, software, peopleware, controle de custos e integração de novas tecnologias representam um conjunto complexo de funcionalidade e de difícil gerenciamento, principalmente quando se espera equalizar os objetivos de qualidade e de redução de custos.
O objetivo específico deste trabalho é analisar e avaliar a forma como as empresas vêm gerenciando seus recursos computacionais por meio do Outsourcing. Pretende também mostrar as características desse tipo de serviço e as vantagens e dificuldades encontradas na implementação do mesmo. Por fim, pretende ainda indicar os estágios para a seleção de parceiros de serviço e mostrar a maneira como as empresas estão realizando a gestão do Outsourcing.
Para melhor exemplificar a teoria proposta neste trabalho, foram realizados estudos de casos em quatro empresas diferentes que utilizam a opção de Outsourcing. Por meio desses estudos de casos, verificou-se que os Acordos de Níveis de Serviços, os denominados SLAs, são os principais mecanismos na realização do Outsourcing em infraestrutura de TI.
Em sua conclusão, este trabalho fornece orientações específicas para melhorar a utilização dos SLAs na gestão do Outsourcing nas empresas.

Palavras-chave: Outsourcing. Terceirização. Acordos de níveis de serviços.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Aspectos da satisfação do cliente dos serviços de assessoria profissional – estudo de um caso
Autor(a): Marcelo José Montanaro
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 26/04/2004
Resumo: Busca contínua pela melhoria da qualidade no setor de serviços deixou de ser vantagem competitiva para ser condição de existência para as empresas que pretendem sobreviver. A satisfação do cliente, maior indicador de qualidade em serviços, tornou-se a meta das organizações que buscam um “lugar ao sol”, num mercado cada vez mais globalizado e competitivo.
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as expectativas e percepções do cliente do serviço de assessoria profissional, também chamado de recolocação, antes e depois de utilizarem o serviço, identificando aspectos de satisfação ou insatisfação. Foi aplicado o método de estudo de caso de uma única empresa, localizada em São Paulo.
Os resultados permitiram descrever as dimensões da qualidade sob o ponto de vista dos clientes, verificar o desempenho da prestação de serviço em cada uma das etapas do ciclo de serviço, descrever as atividades desenvolvidas na obtenção de serviço e identificar pontos de inconsistência, permitindo negar o pressuposto estabelecido no início da pesquisa.
Foi identificado que muito pouco se conhece sobre a classe de serviço onde não se oferece o sucesso, mas somente o aumento da chance de obtê-lo, onde se incluem, além do serviço tratado nessa pesquisa, os serviços médicos entre outros.

Palavras-chave: Qualidade. Satisfação. Serviços.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho


Título: Projeto de Data Warehouse utilizando banco de dados Open Source com aplicação em instituição de ensino médio do Terceiro Setor para análise gerencial do corpo discente: caso Colégio Jesus Maria José
Autor(a): Rodrigo dos Santos
Orientador(a): Antônio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 01/05/2004
Resumo: Muitas Instituições de Ensino Médio gostariam de analisar de forma gerencial o seu corpo discente, mas o modo de obter informações gerenciais e que darão suporte a decisões são desconhecidas tanto pela alta gerência quanto pelos seus profissionais de informática. Os sistemas legados do ambiente operacional das instituições são focados em processo ou funções, concentrados em inclusões, alterações e exclusões, não fornecendo suporte à decisão. Pensando nisso, foi sugerido ao Colégio Jesus Maria José a criação de um ambiente que fornecesse suporte à decisão, orientado ao negócio, possuindo dados históricos para uma melhor análise, integrado e não volátil. No entanto, tínhamos um problema: os softwares necessitavam do pagamento de licenças e com um custo elevado, inviabilizando o acesso para a Instituição Filantrópica de Ensino Médio pertencente ao Terceiro Setor, Colégio Jesus Maria José. Então sugeriu-se a utilização de Software Livre, Open Source, em relação ao qual não existe custo com licença para seu uso e encontra-se disponível gratuitamente através da Internet. Deste modo, atingiu-se o objetivo, que era a construção de um ambiente de Data Warehouse, utilizando Banco de Dados Open Source focado no corpo discente, com o objetivo de análise gerencial. Como o foco desta dissertação é o desenvolvimento de um ambiente de tomada de decisão, Data Warehouse, então como incentivo à pesquisa científica, similarmente como acontece na área acadêmica e no desenvolvimento de Software Livre, sugerimos a continuação deste trabalho, focando nas consultas OLAP, utilizando principalmente de Software Livre, Open Source. Agindo assim, certamente estaremos fornecendo nossa colaboração ao progresso científico e difusão do conhecimento em nosso país.

Palavras-chave: Modelagem Dimensional. Banco de Dados. Software Livre.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Indicadores estratégicos na gestão de informação de Instituições de ensino superior privado (IESP)


Título: Gestão de design nas indústrias de calçados femininos de Jaú.
Autor(a): Márcia Auriani
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 08/05/2004
Resumo: O tema abordado refere-se à gestão do design aplicada nas indústrias de calçados de Jaú, considerada a capital de calçados femininos.
O objetivo principal deste trabalho é mostrar que o design é uma ferramenta necessária e estratégica para o desenvolvimento e diferenciação da indústria de calçados no mercado.
A implantação de um programa de gestão do design tem como meta desenvolver um padrão visual para a empresa, utilizando-se de todos os segmentos do design, tais como: 1) design gráfico, com a identidade visual da marca e sua aplicação nos impressos administrativos e institucionais, uniformes, frotas, catálogos e folders; 2) com o design de produto, na criação de produtos inovadores e de qualidade; 3) com o design de embalagem, na criação de embalagens de transporte e de ponto de venda e com o 4) design de interiores, trabalhando  o ambiente da indústria e exposição dos produtos.
O resultado deste programa é criar uma identidade própria, diferenciada, que possa comunicar ao mercado a personalidade da empresa.
O design corporativo agrega valor à marca e, através de suas atitudes no ambiente interno e externo, desenvolverá relacionamentos, possibilitando a confiança e a fidelização de seu público alvo.

Palavras-chave: Design. Gestão do design; Gestão da produção de calçados
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados: uma abordagem da competitividade sob a ótica de cadeias de fornecimentos


Título: Estratégia e planejamento para a produção do gado de corte.
Autor(a): Wanys Arnaldo Antonio Rocha
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 10/05/2004
Resumo: Este trabalho aborda a estratégia e planejamento para a reprodução de gados de corte na pecuária extensiva. Os processos apresentados variam desde a monta natural até a inseminação artificial com transferência de embriões. As diversas raças existentes no Brasil não facilitam que tracemos um perfil detalhado dos rebanhos pela deficiência de dados estatísticos sobre características e desempenho. Os sistemas de criação e manejo do gado estão em discussão, pois o Brasil possui grandes áreas, clima favorável, remuneração de mão-de-obra relativamente baixa, e, sendo um país tropical, conta com algumas vantagens que favorecem a adaptação de várias raças. As estratégias foram analisadas em concordância com os fatores disponíveis, a fim de que se alcançasse o melhor produto final possível. Tal procedência ficou firmada também na dedicação aos estudos de fazendas, objetivando os resultados nos diferentes modos de produção do boi de corte. Pode-se ver aqui um trabalho analítico, fundamentado em fatos que podem melhorar a qualidade do que se produz, aumentando a confiança dos produtores por parte do consumidor. Acima de tudo, expõe-se qualidade e fidelidade para com a cadeia natural: qualidade na produção > fontes fidedignas de tratamento > produtor e consumidor confiantes.

Palavras-chave: Estratégia. Produção. Pecuária de Corte.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:  Cadeia Carne-Couro-Calçados: uma abordagem da competitividade sob a ótica de cadeias de fornecimentos


Título: Sugestão de metodologia de ensino com ambientes virtuais.
Autor(a): Anésio Fernandes Freire
Orientador(a):  Wagner Daumichen Barrella
Data da defesa: 18/05/2004
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma sugestão de metodologia de ensino com o uso de ambientes virtuais no ensino presencial para a disciplina de Sistemas de Informação Gerencial, que compõe a grade curricular do curso de graduação em Gestão em Sistemas de Informação.
Através de levantamento bibliográfico, procura-se apresentar diretrizes pedagógicas que permitam a transformação do material didático para esta disciplina de ensino superior, com a intenção de oferecer recursos que possibilitem aos professores adotar estratégias a serem utilizadas em salas de aula.
A fundamentação do conhecimento teórico deste trabalho está apoiada no desenvolvimento do conhecimento do aluno sobre a utilização da Internet como ferramenta em seu aprendizado acadêmico e as várias maneiras de aplicar este veículo de comunicação na educação superior. Desta forma, esta pesquisa busca colaborar para a construção de uma nova visão dos projetos acadêmicos para que a escola possa atingir o seu principal objetivo, que é formar indivíduos para esta nova realidade, projetando melhor o futuro e garantindo as características básicas para o perfil deste novo profissional.

Palavras-chave: Tecnologias interativas na educação. Ensino virtual.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Ciclo de Vida de Seringa para Injeção Odontológica no Brasil: Inventário e Análise de Melhorias
Autor(a): Celso Munhoz Ribeiro
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 31/05/2004
Resumo: Foi realizado o inventário da avaliação do ciclo de vida (ICV) da fabricação da seringa para injeção odontológica em uma indústria matalúrgica nacional de pequeno porte, fabricante de aparelhos para odontologia. Procurou-se verificar como minimizar os impactos ambientais resultantes da produção industrial da seringa para injeção odontológica, fabricada com metais não-ferrosos. O estudo apresenta as etapas de Planejamento e Inventário do Ciclo de Vida do Produto. A partir dos resultados, foram modificadas certas etapas na usinagem das peças que compõem o produto, visando minimizar o consumo de energia elétrica e, também, reduzir a massa de residuo sólido gerada.

Palavras-chave:   Inventário de Ciclo de Vida. Impactos Ambientais. Injeção Odontológica.
Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Físico-Química Teóricae Aplicada


Título: Desenvolvimento de um sistema automatizado para a classificação "Wet-Blue".
Autor(a): Mario Mollo Neto
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 22/06/2004
Resumo: O Brasil é o maior produtor de couro bovino mundial, atualmente. Exportou, em 2003, dezenove milhões de peças no valor de 930 milhões de dólares (COUROBUSINESS, 20024). O baixo desempenho das indústrias de curtimento, quase primitiva, sem inserção de novas tecnologias, compromete o produto que permanece como commodities. Sessenta por cento do valor exportado ocorre na fase primária de tratamento conhecido como Wet-Blue e Crust, sem que se agreguem valores. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apresentar um sistema automatizado de inspeção para classificação de couro, utilizando processamento de imagens, voltado ao controle de qualidade do couro Wet-Blue. Pretende-se atingir maior exatidão e produtividade na classificação final das peças a serem inspecionadas. Este procedimento aumentaria a margem de segurança da classificação do couro, facilitando e melhorando o nível das negociações comerciais do produto.  Além de melhorar a exatidão de classificação de couros, esta tecnologia permitirá associação a outras tecnologias, buscando, com isso, elevar o padrão de qualidade para consumo interno e ampliar a competitividade do produto no mercado externo.

Palavras-chave: Classificação. Qualidade. Wet-Blue.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados: uma abordagem da competitividade sob a ótica de cadeias de fornecimentos


Título: Medição de desempenho na implementação e uso de um sistema ERP.
Autor(a): César Augusto Campos Claro
Orientador(a): Wagner Däumichen Barrella
Data da defesa: 29/06/2004
Resumo: O propósito desse estudo foi o de apresentar um modelo analítico que suporte o projeto nas suas várias etapas de implementação de um sistema ERP. Para tanto, o objetivo específico é o de demonstrar que, neste modelo analítico, pontos de controle identificados como indicadores de desempenho (denominados posições) servem para apurar os resultados na implementação e pós-implementação do sistema ERP como sendo certo ou errado.
Considerando a necessidade de identificação dos indicadores de desempenho e dos resultados a serem pesquisados, foi realizada uma revisão crítica na literatura disponível sobre o tema.
Os resultados apurados no estudo de caso permitiram considerar que o sistema ERP implementado proporcionou um quadro conclusivo, no qual a implementação  e o seu uso foram considerados errados.

Palavras-chave: Gestão de Produção. Medição de Desempenho. ERP.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Um Framework para gestão de riscos em projetos de software - apoiado em Lógica Paraconsistente Anotada.
Autor(a): Marcelo Nogueira
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 19/07/2004
Resumo: As empresas de desenvolvimento de software possuem características especiais, diante da demanda a elas submetida. Com a realização de projetos sobre pressão de prazos e custos, processos fundamentais são ignorados como, por exemplo, a gestão de riscos. A falta de foco nos riscos dos projetos de software bem como a determinação de seu grau de exposição podem causar transtornos e prejuízos ao projeto. A confiabilidade do produto de software é influenciada pelo seu processo de desenvolvimento. Um processo repetitivo, orientado no sentido de monitorar e controlar os riscos, permite que o software desenvolvido, tenha confiabilidade. A não-adoção dessas práticas fundamentais da Engenharia de Software, por falta de cultura ou por resistência a mudanças, levam projetos de suma relevância ao insucesso, aumentando os casos de fracassos no desenvolvimento de software. Com a utilização do Framework de Riscos, juntamente com as ferramentas de software adicionadas a este trabalho, é possível controlar os riscos inerentes aos projetos de software, bem como implementar a gestão de riscos. Com o apoio da Lógica Paraconsistente, foi possível validar os riscos identificados na revisão bibliográfica, através da implementação do algoritmo para-analisador nos dados extraídos da pesquisa quantitativa realizada com especialistas. Com o resultado da análise, foi atribuído um peso para cada item de risco. Tais pesos e seus respectivos riscos, introduzidos no banco de dados da ferramenta de software, possibilita o cálculo de exposição e avaliação do risco. Essa  informação é vital para a gestão dos riscos.

Palavras-chave: Engenharia de Software. Riscos. Lógica Paraconsistente.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Lógica paraconsistente e inteligência artificial


Título: Proposta de um modelo de Engenharia de Requisitos com Práticas de RUP e XP.
Autor(a): Ítalo Antonio Galetti
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 31/08/2004
Resumo: Uma importante pesquisa realizada em 1995 nos Estados Unidos da América, pela Standish Group, que levantou dados de aproximadamente 8.000 projetos, revelou que uma impressionante taxa de 84% de todos os projetos de software não terminam no prazo, dentro do orçamento e com tudo instalado e funcionando. Além disso, 30% de todos os projetos eram cancelados antes de terminarem e o restante não cumpria os prazos estabelecidos e tinham orçamento estourado em 189% da média. Segundo Humphrey, os pontos culminantes desses fracassos devem-se às falhas de entendimentos entre engenheiros de requisitos e usuários. No processo de desenvolvimento de softwares complexos, verifica-se que a adoção de um único paradigma, ou técnica de desenvolvimento, raramente é suficiente para se alcançar os níveis desejados de eficiência. Observa-se, ao contrário, a necessidade de se construir soluções que agregam diversos paradigmas. O conceito de projeto multiparadigma (multi-paradigm design) descreve a atividade, cujo objetivo é reconhecer abstrações em um sistema, sem forçá-las a um único paradigma e observando-se as ferramentas de implementação disponíveis para se construir o sistema. O ponto crucial desse processo é a junção entre as abstrações sobre o domínio do problema e as ferramentas de implementação corretas para materializá-las. Atualmente, XP e RUP são duas das principais metodologias de desenvolvimento de sistemas adotadas ou cogitadas por equipes de desenvolvimento de software. O XP (Extreme Programming) descreve um processo minimalista onde existe muito pouca burocracia envolvida no desenvolvimento. Equipes pequenas, de até 10 desenvolvedores, trabalham em iterações curtas, produzindo software incrementalmente, e analisando requisitos à medida que são descritos pelo cliente. XP apóia-se em um contínuo refinamento do projeto e da implementação deste no código. Para realizar este refinamento, aplica alguns princípios básicos: Design Simples, Programação aos pares, propriedade coletiva do código, integração contínua e cliente sempre presente. O RUP (Rational Unified Process) é um processo de engenharia de software desenvolvido pela Rational Software Corporation, cujas principais características são um desenvolvimento iterativo e incremental, orientado a objetos, com foco na criação de uma arquitetura robusta, análise de riscos, modelo de designs para negócios e utilização de casos de uso e ferramentas case para gerenciamento e desenvolvimento. O objetivo básico desta pesquisa é propor um modelo de engenharia de requisitos com boas práticas empregadas por uma metodologia ágil (Extreme Programming) e por uma metodologia convencional (Rational Unified Process). O principal resultado é um roteiro para Engenharia de Requisitos, com base no XP e no RUP.

Palavras-chave: Engenharia de Requisitos. RUP. XP.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastro no CNPq:


Título: Ferramenta gráfica para análise de Emergia: Avaliação Ambiental e Tomada de Decisão.
Autor(a): Flavio Augusto Barrella
Orientador(a): Cecília Maria Villas Boas de Almeida
Data da defesa: 22/09/2004
Resumo: Ferramenta Gráfica para Análise de Emergia: Avaliação Ambiental e Tomada de Decisões. Flávio A. Barrella. (Universidade Paulista, UNIP).
O objetivo deste estudo é apresentar uma nova ferramenta que facilite a análise de Emergia na avaliação de produtos e processos.  Usando os conceitos de Emergia, Transformidade e os seus correspondentes índices de avaliação, uma interface gráfica, embasada no diagrama triangular, foi desenvolvida. A ferramenta gráfica permite a representação de produtos e processos como um ponto num diagrama ternário. Além das inquestionáveis vantagens da interpretação gráfica sobre a análise de tabelas, o uso do diagrama ternário, largamente empregado na avaliação de sistemas de três componentes, permite 1) o uso das propriedades do diagrama de fases para avaliação da dependência de sistemas sobre entradas renováveis e não renováveis, 2) o suporte ambiental para diluição e absorção de emissões de processos e eficiência de sistemas. A pronta visualização dos resultados da contabilidade emergética possibilita comparar processos e sistemas com e sem serviços de ecossistemas, para avaliar melhorias e para acompanhar o desempenho de sistemas ao longo do tempo. Apoiado em diagramas ternários, aspectos tais como comparações entre sistemas podem ser rapidamente identificadas e avaliadas. Um conjunto de exemplos clássicos de publicações acadêmico-científicas foi examinado. Além disso, é proposto um rótulo classificatório para produtos, processos e serviços com base na interpretação dos resultados da aplicação do diagrama triangular.

Palavras-chave: Tomada de Decisão. Sustentabilidade. Emergia.
Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Físico-Química Teórica e Aplicada


Título: Educação a distância e propriedade intelectual.
Autor(a): Renata Cristina Ferreira da Silva
Orientador(a): Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data da defesa: 30/09/2004
Resumo: Este trabalho trata da educação a distância e sua relação com a propriedade intelectual.
Por questões didáticas, encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira parte apresenta as conceituações, importância/relevância, características, história e atualidades (no mundo e no Brasil), da educação a distância e da propriedade intelectual. Esta seção inicial culmina com a inter-relação da educação a distância e da propriedade intelectual frente às tecnologias de informação e comunicação. A segunda parte do trabalho expõe metodologia, conclusões e sugestões às pesquisas, contendo também um estudo exploratório, no qual é feita uma investigação preliminar sobre os aspectos explanados ao longo do trabalho. Por fim, a autora expressa suas considerações finais.

Palavras-chave: Educação a distância. Propriedade intelectual. Tecnologias de informação e comunicação.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Um estudo sobre o design de calçados masculinos de couro bovino: o caso de Franca (SP).
Autor(a): Rogério Sorrentino
Orientador (a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 05/10/2004
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal um dos extremos da cadeia produtiva Carne-Couro-Calçado, cujo objeto de estudo é o calçado masculino de couro bovino produzido na cidadde de Franca (SP).
Sob a ótica do Desenho Industrial ou Design, a pesquisa visa estudar e explorar os aspectos relacionados com este tema na indústria calçadista de Franca.
Nos últimos anos as empresas descobriram que os produtos bem projetados e com diferencial tornaram-se decisivos na busca por novos clientes e o design ganhou força e importância na inovação dos produtos industrializados.
As preocupações em melhorar o desenho, agregar valor ao produto, inovar na matéria prima, diferenciar-se da concorrência são tarefas que o designer realiza constantemente em todos os setores industriais.  Nas últimas edições das feiras nacionais relacionadas ao setor coureiro-calçadista -- FRANCAL 2003 e COUROMODA 2004 -- foi constatado como os empresários estão investindo no design e nos recursos tecnológicos que permitem melhorar, não só os processos produtivos dos calçados, mas, também, ampliar as possibilidades criativas e lançar modelos diferenciados no mercado.

Palavras-chave: Franca. Design. Calçados.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados: uma abordagem da competitividade sob a ótica de cadeias de fornecimentos


Título: Análise Econômica para a Coleta de Embalagens Longa Vida no Jardim Ângela e Atibaia
Autor(a): Milton Francisco Júnior
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 06/10/2004
Resumo: Este trabalho apresenta dois sistemas de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares (RSDs): a usina SEMEAR no Jardim Ângela  e a usina São José no Município de Atibaia. Estas usinas coletam diferentes tipos de RSDs e possuem um sistema de trabalho e infraestrutura diferentes.
No Jardim Ângela somente são recolhidas as embalagens Longa Vida, iniciativa de uma Organização Não Governamental – ONG, com o objetivo de educar a comunidade dessa região, diminuindo a quantidade deste resíduo nos sistemas de coleta municipal e, possivelmente, nos aterros sanitários.
O sistema de coleta do município de Atibaia, com uma melhor e maior infraestrutura, coleta todos os tipos de RSDs, do material orgânico ao seco, que é separado. A iniciativa partiu da Prefeitura de Atibaia e o sistema está sendo operado por uma cooperativa de ex-catadores de rua.
As duas usinas de coleta comercializam os materiais com as indústrias recicladoras utilizando a receita como fonte de renda. Os valores financeiros, para implantação e manutenção diárias, foram calculados assim como a quantidade de materiais coletados e comercializados por cada usina. Analisa-se, dentro de uma visão microeconômica, a viabilidade de coletar as embalagens Longa Vida nas condições em que os dois sistemas de coleta operam.

Palavras-chave: Embalagens.  Longa Vida.  Resíduos Sólidos.  Viabilidade Econômica.
Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Físico-QuímicaTeórica e Aplicada


Título: Gestão de pessoas: estudo de caso de cadeia produtiva Carne-Couro-Calçados do Cluster de Franca – SP.
Autor(a): Zizelda Amorim Lins Antunes
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 15/10/2004
Resumo: Este estudo teve como referencial as diferentes formas de organização da produção no setor calçadista do município de Franca - SP, na tentativa de entender a adequação das empresas às novas exigências do mercado.
O presente trabalho busca ainda estudar e compreender o processo de participação dos Recursos humanos envolvidos nas atividades da indústria de Couro-Calçados no Cluster de Franca - SP, levando-se em consideração, as difíceis condições sociais e os efeitos da flutuação do mercado em Franca, que recaem sobre o trabalhador, colaborando para o agravamento de suas condições, devido a ocorrências como a perda de direitos sociais, além de situações como a super exploração do trabalhador, realização de confecção do calçado em locais improvisados e inadequados, e aspectos como a exploração do trabalho Infantil.
Neste contexto crítico, tanto a Psicologia do trabalho quanto a Engenharia de Produção não podem omitir a presença do homem diante do processo evolutivo que vêm acontecendo no decorrer das últimas décadas, influenciando não apenas as estratégias de produção, o ”chão de fábrica”, mas também as pessoas que nelas estão envolvidas; procurando-se, então, neste trabalho, cobrir uma pequena parte desta lacuna, utilizando o método de estudo de casos, o qual poderá viabilizar o desencadeamento da necessidade de novas pesquisas e questionamentos sobre o assunto referido.
Para tanto, apresenta-se uma visão dos Recursos Humanos a partir da evolução do processo administrativo, compreendendo-se que as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Desta forma, nota-se a importância de uma área que seja responsável para lidar especificamente com estes indivíduos. E neste contexto, no qual se esta pesquisa insere, busca verificar se existe R.H e qual a sua forma de atuação no cluster couro-calçadista da cidade de Franca.

Palavras-chave: Recursos Humanos. Couro. Calçados.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Proposta de uma Data Warehouse para suporte à aplicação do Balanced Scorecard em uma Instituição de Ensino Superior Privada
Autor(a): Felippe Zancarli
Orientador(a): Antônio Roberto Pereira Leite de Abuquerque
Data da defesa: 26/10/2004
Resumo: A Instituição de Ensino Superior Privada (IESP) é considerada, hoje, uma organização complexa. A demanda por informações estratégicas para apoio à decisão tem sido um dos grandes motivos para investimento em soluções informatizadas, pois seus planejamentos e gestão estão apoiados em sistemas de informação.
A implementação de um sistema de gestão da informação, dentro do contexto organizacional de uma IESP, somente garante o fator qualidade, se aliado à Tecnologia da Informação, podendo demonstrar indicadores de desempenho estratégicos capazes de corresponder a uma rotina de navegação e à condução da organização a médio e longo prazo.
A Presente pesquisa propõe um modelo de arquitetura para implementação de um Data Warehouse que será povoado por indicadores de desempenho elencados para suporte a um Balanced Scorecard. Esses serão controlados por um Sistema de Informação proposto na Pesquisa para apoio à tomada de decisão dos Gestores da Instituição em Questão.

Palavras-chave: Data Warehouse; Balanced Scorecard; Sistemas de Informação; Instituição de ensino Superior Privada.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Indicadores Estratégicos na Gestão de Informação de Instiuições de Ensino Superior Privado (IESP)


Título: Um estudo sobre Medidas de Desempenho em transporte urbano de passageiros por trens elétricos
Autor(a): Francisco Pierrini
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 23/11/2004
Resumo: Os Sistemas de Transportes Urbanos têm por finalidade proporcionar mobilidade à população e permitir o seu acesso às diversas atividades existentes na área urbana. Nos centros urbanos, são de suma importância os deslocamentos casa-trabalho, pois permitem ao trabalhador obter os recursos necessários à sua subsistência e realizar a produção da economia local. O transporte urbano sobre trilhos, especificamente o trem, impõe-se por se constituir no meio de transporte seguro, confortável, confiável, rápido e de grande capacidade de transporte de pessoas e, em tese, com uma tarifa acessível. Sendo o trem um transporte de massa embora o cenário atual indique que maior parte da população é transportada via ônibus torna-se necessário observar como a demanda do sistema de trens e qualidade dos serviços prestados poderão se comportar, caso o sistema venha a ser revitalizado completamente.
Este trabalho mostra a criação de atributos para a gestão da qualidade, a serem aplicados no transporte ferroviário de passageiros, na região metropolitana de São Paulo, considerando o comportamento dos serviços, estabelecendo um tratamento de similaridade à metodologia atualmente aplicada ao sistema de ônibus.
Procurou-se demonstrar que ao enfoque tradicional do sistema de transportes urbanos, ora subsidiados, em especial a ferrovia, pode ser dada uma maior transparência em relação aos serviços prestados, tal como é feito para o modal ferroviário. Estabeleceu-se uma similaridade de tratamento das metodologias, ressaltando como foram criados, sob a ótica do usuário, os atributos de serviços para a gestão com qualidade, definindo cada etapa da viagem, desde a entrada pelo usuário ao sistema até sua respectiva saída, sendo cada atributo composto por grupos e cada grupo composto por itens mais específicos em relação ao processo “Ciclo de Prestação do Serviço”.

Palavras-chave: Transporte ferroviário de passageiros. Qualidade.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Sistemas de Administração (SAP-C) para instalações elétricas e hidráulicas em edifícios.
Autor(a): João Bosco Santos Souza
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 29/11/2004
Resumo: A economia no emprego de materiais, a sustentabilidade ambiental e a auto-suficiência de fornecimento de energias para o consumidor final, em um edifício residencial, são os objetivos dessa dissertação. Com intenção de indicar uma alternativa viável para consumir energias, como a água e eletricidade, essa dissertação vem ao encontro da atual crise de energia, que faz o mundo despertar para o real e imediato risco de ausência de fontes naturais.
Do ponto de vista local, enquanto os mananciais secam, enquanto a política e os impostos brasileiros não demonstram qualquer sinal no sentido descendente de alíquotas, pouca coisa se faz para ampliar, tentar e divulgar idéias que possam suavizar tais gastos. O que se percebe é que os políticos dão a importância imediata de aplicação em soluções paliativas.
Este trabalho tem, também, o propósito de indicar caminhos, alicerçado em um novo conceito na execução da construção civil, chamado SAP-C (Sistema de Administração de Produção na Construção Civil), que incluam a proposta de produção das indústrias do ramo metal-mecânico, em nível de produção, ou seja, agregando aspectos competitivos e que diferenciem a oferta em termos de controle de qualidade, cadeia de suprimentos, baixo custo, menor prazo e flexibilidade.

Palavras-chave: Recurso de água e eletricidade – auto-suficiente em instalação
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Redes simultâneas e avaliação competitiva: um exemplo de aplicação na indústria gráfica, sob a ótica de alianças estratégicas e parcerias.
Autor(a): Maria Cristina Mendonça Siqueira
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa: 14/12/2004
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar, no segmento de indústria gráfica de formulário contínuo, alianças e parcerias entre fornecedores e clientes, sob a ótica ou perspectiva de Redes de Operações e Avaliação Competitiva.
Os cenários delineados pela Nova Economia no Mercado Globalizado, exigem das empresas uma maior flexibilidade de Gestão na Cadeia de Suprimentos e, em especial, no relacionamento com seus fornecedores. O relacionamento cliente-fornecedor vem passando por profundas mudanças de padrão, em função das novas tendências impostas pelos mercados mundiais.
Para alcançar vantagem competitiva, observa-se uma tendência crescente à composição de alianças estratégicas e parcerias entre clientes e fornecedores, entre fornecedores, ou mesmo entre clientes. Em função do grau de dependência entre os parceiros de uma rede, os vínculos entre fornecedores e clientes precisam se tornar mais estreitos, mais confiáveis, de forma a agregar valor para os produtos ou serviços oferecidos. A abrangência está se ampliando em tal nível que já se discutem e analisam redes de cooperação, das quais participam também os fornecedores dos fornecedores e os clientes dos clientes.
A indústria gráfica brasileira, segmento foco desta pesquisa, não se exclui desse cenário de agressiva concorrência e vem buscando sua modernização para poder competir nos mercados internacionais.

Palavras-chave: Aliança estratégica. Parcerias. Redes de empresas. Cadeia de suprimentos. Indústria gráfica.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Redes de Empresas e cadeias produtivas – REDEPRO


Título: Considerações sobre o alinhamento de alianças e parcerias com os objetivos das operações - um exemplo de aplicação na indústria automobilistica brasileira.
Autor(a): Rosemeire do Carmo Mota Dias
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa: 14/12/2004
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma abordagem metodológica para descrever e analisar o equilíbrio dos relacionamentos existentes e desenvolvidos entre os atores presentes em uma rede de operações.
Para exemplificar a utilização dos conceitos apresentados, foi desenvolvido um estudo de caso de base qualitativa. Além do levantamento bibliográfico, foi também realizada uma pesquisa em empresas pertencentes ao setor analisado, cujos dados foram coletados a partir de visitas pessoais, envolvendo entrevistas com profissionais que operacionalizam os processo.
A análise do material coletado permitiu avaliar e discutir algumas características e procedimentos adotados nos processos de relacionamento cliente-fornecedor envolvidos na rede de operações, fundamentais para o entendimento e reflexão sobre a importância de alianças estratégicas equilibradas para privilegiar melhores condições competitivas para as empresas.

Palavras-chave: Aliança estratégica. Parcerias. Redes de empresas.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:  Redes de Empresas e cadeias produtivas – REDEPRO


Título: Uma metodologia para a modelagem de aplicações WEB.
Autor(a): Rodrigo Franco Gonçalves
Orientador(a): José Pacheco de Almeida Prado
Data da defesa: 21/12/2004
Resumo: O presente trabalho discute a modelagem de software baseado em ambientes Web, considerando o seguinte problema: uma equipe tem como missão o desenvolvimento de um sistema baseado em Web e, para tal, precisa encontrar um método para a modelagem deste. Este trabalho faz uma revisão bibliográfica do estádio de arte em modelagem para a WEB e propõe uma metodologia para a seleção de uma proposta de modelagem, dentre as estudadas, que melhor se adapte às necessidades da equipe e do sistema em questão.
São tratados os seguintes aspectos do ambiente Web: características de arquitetura, características do processo de desenvolvimento de software e características das tecnologias utilizadas. A análise destes três aspectos define o que se chama de caracterização do domínio das aplicações Web.
A revisão bibliográfica discute e compara as propostas de modelagem para Web encontradas na literatura e as confronta com as necessidades apresentadas no domínio das aplicações Web.
Propõe-se um modelo matemático do processo de modelagem que define uma solução fundada em lógica booleana e outra fundada em lógica paraconsistente anotada para o problema de escolha da melhor proposta de modelagem para o sistema em questão. São discutidos critérios que permitem à equipe de desenvolvimento identificar as características do sistema.
Por fim, são apresentados dois exemplos de aplicação da metodologia proposta: em um catálogo eletrônico e em um comércio eletrônico. Nos dois exemplos, a metodologia permite chegar a um resultado conclusivo e identificar a proposta de modelagem mais adequada.

Palavras-chave: Web. Modelagem. Engenharia de Software.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: