Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Dissertações Defendidas - 2003

Título: Metodologias e práticas de gerenciamento de projetos e seus diferentes graus de utilização em empresas de serviços de desenvolvimento de Sistemas
Autor(a): Sérgio Nobre
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spínola
Data da defesa: 19/02/2003
Resumo: Esta pesquisa avalia os diferentes graus de utilização de técnicas de gerenciamento de projetos, visando uma melhor compreensão da correlação entre o grau de uso dessas técnicas e o nível de cumprimento dos compromissos de qualidade, prazo e satisfação do usuário ou cliente, em empresas de serviços de desenvolvimento de sistemas. Iniciou-se por uma revisão literária selecionada por conter contribuições importantes para o objeto do estudo e, a partir desta, desenvolveu-se uma proposta contendo um conjunto mínimo de atividades e produtos gerados por fase do ciclo de vida de um projeto.
As técnicas propostas objetivam contribuir para uma condução de projetos de variados portes, como um instrumento de comunicação eficaz, de minimização de conflitos, problemas e atrasos, mantendo assim um clima de harmonia desde o início até o fim do projeto. Através de um estudo de caso único, desenvolvido em uma empresa de desenvolvimento de sistemas de porte médio, com múltiplas unidades de análise representadas por seus projetos, procurou-se avaliar a seguinte hipótese: existe um conjunto mínimo de técnicas e práticas de gerenciamento de projetos que possa ser utilizado por pequenas e médias empresas de serviços de desenvolvimento de sistemas e custo. A proposta considerou, como guia, os padrões internacionais de ciclo de vida sugeridos pelo PMBOK - Project Management Body of Knowledge e as práticas do CMM - Capability Maturity Model e analisou, ao lado dos dados dos projetos do estudo de caso, se estes padrões e práticas devem ser encaradas apenas como úteis na condução dos projetos ou, também, uma contribuição para conquista de mercados mais competitivos e com clientes cada vez mais exigentes.
Nos resultados da análise dos dados em questão, há uma correlação apresentando uma melhora, no nível de compromisso e satisfação do projeto, à medida que se intensifica o uso de técnicas e práticas comprovadas de gerenciamento de projetos. Reforçam-se assim os indícios de que esta conclusão possa se repetir em outros ambientes, devendo para isso ser objeto de pesquisa de natureza quantitativa para gerar conclusões mais objetivas e que comprovem as condições deste estudo.

Palavras-chave: Gerenciamento de projetos. Projetos de sistemas. Engenharia de Qualidade de Software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: O Gerenciamento na Construção Civil e a Qualidade Assegurada: os softwares especialistas.
Autor(a): Pedro Luiz Fraccari
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 04/03/2003
Resumo: De uma maneira geral, a Indústria da Construção Civil Brasileira precisa adequar e melhorar as técnicas de planejamento, programação e controle de projetos, nas áreas da construção civil e da engenharia. Devido às correntes crises econômicas dos últimos anos, a ICCB praticamente estagnou e muito pouco foi feito nessas duas áreas.
O presente trabalho propõe uma nova abordagem para as técnicas de planejamento, programação e controle de projetos ou construção, ou ambos, utilizando-se de softwares especialistas, como o "Microsoft Project" ou o "Primavera Project Planner", consorciados com listas de verificação, seguindo o Ciclo de Deming, que consiste em checar todas as fases executivas/produtivas, "passo-a-passo". Isto dará ao projeto significativos ganhos de produtividade e assegurará a qualidade total do processo produtivo.
A abordagem metodológica proposta está montada num tripé formado pelo Ciclo de Deming, um software para gerenciamento do processo produtivo e uma ferramenta da qualidade que, neste caso, é a lista de Verificação. Esses três vetores juntos podem garantir a qualidade total de qualquer processo produtivo.
Complementando o trabalho, é explanada uma extensa teoria para dar suporte e desenvolver o conceito proposto.

Palavras-chave: Planejamento. Software. Microsoft Project. Listas de Verificação. Ciclo de Deming. Qualidade total.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Modelo de avaliação de maturidade de testes de software.
Autor(a): Douglas Almendro
Orientador(a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 12/05/2003
Resumo: A Proposta desta pesquisa é criar uma metodologia para a avaliação da maturidade dos roteiros de testes de software de forma gerencial.
Este trabalho tem como base o Modelo de Maturidade de Software CMMO Capability Maturity Model, Modelo de Melhoria de Testes de Software TPIO Test Process Improvement, e a experiência do autor em planejamento de testes de software.
A metodologia proposta permite a avaliação da maturidade do planejamento dos roteiros de testes bem como o andamento da aplicação dos mesmos.
O modelo proposto nivela os testes em cinco posições de maturidades: inicial, repetitivo, definido, gerenciado e otimizado. Cada nível possui uma ou mais áreas chave: ciclo de vida, gerenciamento, estimativa e ambiente. Cada área chave contém uma ou mais atividade.
A partir deste modelo é possível identificar (a) quais os pontos a serem cumpridos ou retificados para uma melhor performance da qualidade dos roteiros de testes de software e (b) qual é o nível de maturidade em que o plano de testes de software se enquadra.

Palavras-chave: Unitermos. Testes de software. Maturidade de Testes.
Área de Concentração: Gestão da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Utilização a GCS - Gerência de Configuração de Software no Gerenciamento de Configuração de Redes.
Autor(a): Valdinei Castelan
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 04/06/2003
Resumo: A GCS - Gerência de Configuração de Software é um conjunto de atividades de controle e gerenciamento aplicado a todas as fases do processo de Engenharia de Software, com o objetivo claro de controlar mudanças e manter a integridade deste software.
Nesta dissertação discutimos como utilizar estas técnicas para o controle de configuração dos atuais ambientes de redes de computadores de arquitetura aberta que se utilizam de diversos componentes computacionais.
O trabalho apresenta um modelo de PGCRC - Plano de Gerência de Configuração de Redes de Computadores, baseado nas atividades de Gerência de Configuração de Software abordadas na norma IEEE 828-1998 - IEEE Standard for Software Configuration Management.
Finalmente, este modelo é implementado e constitui-se em objeto de estudo de caso para avaliação e validação.

Palavras-chave: Configuração Software. Redes Computadores. Engenharia Software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Proposta metodológica para classificação quantitativa do couro bovino.
Autor(a): Antonio Carlos Oliveira e Silva
Orientador(a): Sônia Sevilha Martins
Data da defesa: 24/06/2003
Resumo: Informação e conhecimento são as armas competitivas atualmente mais usadas para apoiar o processo de gestão em uma organização dentro desses novos tempos, tão mais globalizados. É fundamental que existam processos de medição da qualidade, pois o que não é medido não pode ser gerenciado.
O que se pretende neste trabalho acadêmico, desenvolvido na cidade de Franca, Estado de São Paulo, é apresentar uma Proposta Metodológica para Classificação Quantitativa do Couro Bovino, que possibilite medir os níveis da qualidade, utilizando-se indicadores qualitativos e quantitativos, distribuídos de forma balanceada.
Fundamenta-se principalmente em entrevistas, contando com apoio de entidades de classe e empresas do "cluster" de Franca (curtumes e fábricas de calçados).
O trabalho apresenta contribuições com o objetivo de elevar o padrão de qualidade do couro para consumo interno e ampliar a competitividade do produto no mercado externo, bem como facilitar o processo de negociação, quantificando a qualidade do couro.

Palavras-chave: Classificação Couros. Qualidade Couros.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados:Uma Abordagem da Competitividade Sob a Ótica de Cadeias de Fornecimentos.


Título: Uma análise das operações do Porto de Santos sob a ótica de Logísitca: Corredor de exportação
Autor(a): Humberto Giovine
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 26/06/2003
Resumo: Este trabalho visa estudar as operações do Porto de Santos referentes à exportação de grãos de origem vegetal, através do corredor de exportação, como é conhecida a área destinada a essa movimentação no Porto. Pesquisaram-se teorias sobre os principais conceitos de logística, transporte e armazenagem, além de terem sido realizadas pesquisas sobre alguns dos principais portos do mundo, do Brasil e, finalmente, do Porto de Santos. Procurou-se, no tema abordado, verificar a gestão do Porto para a logística externa e, principalmente, interna do corredor de exportação, como as operações de armazenagem e transporte de grãos, os equipamentos e os sistemas de comunicação. O tema deste trabalho é relevante pela importância que o comércio assumiu nas últimas décadas para a economia brasileira.

Palavras-chave: Logística. Transporte. Armazenagem. Porto.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Um método de desenvolvimento de software para Sistemas Embutidos de Tempo Real aplicando a UML.
Autor(a): Gláucio Celso Luz
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 24/07/2003
Resumo: As dificuldades no desenvolvimento de software para Sistemas Embutidos de Tempo Real - SETR - principalmente por suas necessidades específicas, tais como: reagir a eventos do mundo real, aquisição e controle de dados e tratamento de interrupções que são encontradas pelos desenvolvedores de software, tornam muitas vezes o projeto destes sistemas uma tarefa desafiadora e complexa.
Através da adoção de um método, utilizando uma linguagem de notação, pode-se diminuir estas dificuldades no desenvolvimento, minimizando os riscos de não cumprimento de prazos, reduzindo custos e melhorando a qualidade.
Este trabalho apresenta um método de desenvolvimento de software para pequenos projetos de SETR, aplicando a metodologia de Análise e Projeto Orientado a Objetos - APOO, e utilizando a notação da Linguagem de Modelagem Unificada - UML.
O método estabelece procedimentos, através de atividades definidas, de como o software vai ser desenvolvido, criando habilidades práticas na aplicação dessas técnicas, para obtenção de sistemas de software bem projetados, robustos, modificáveis e documentados.
Aos desenvolvedores, que utilizam outras técnicas, o trabalho permite compreender e utilizar novos conceitos num curto intervalo de tempo, contribuindo para o sucesso de novos projetos.

Palavras-chave: Sistemas Embutidos de Tempo Real. Metodologias de Desenvolvimento. Engenharia de Software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Padronização na cadeia de carne bovina de corte brasileira: reflexos na eficiência eeconomicidade do sistema.
Autor(a): Silvana Aparecida Bragatto
Orientador(a): Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data da defesa: 05/08/2003
Resumo: De acordo com a literatura, os segmentos de produção, processamento e distribuição da cadeia de carne bovina de corte brasileira apresentam características diferenciadas e problemas advindos da grande diversidade de raças, sistemas de criação, condições sanitárias de abate e formas de distribuição.
Como consequência dessas variáveis, há a diversificação de matéria-prima, resultando em produto final diferenciado, afetando a competitividade do produto brasileiro nos mercados interno e externo.
Este trabalho concentra-se no estudo dos parâmetros passíveis de padronização na cadeia de carne bovina e apresenta o estudo de caso de uma indústria frigorífica que se utiliza de padronização em seu processamento, apresentando resultados competitivos.

Palavras-chave: Padronização. Carne Bovina. Qualidade.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados:Uma Abordagem da Competitividade Sob a Ótica de Cadeias de Fornecimentos.


Título: As máquinas operatrizes no Processo Produtivo como Estratégia de Manufatura na Indústria Coureiro Calçadista.
Autor(a): Francisco Xavier Sevegnani
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 11/08/2003
Resumo: O presente trabalho estuda, sob a ótica da estratégia da manufatura e gestão da tecnologia, a produção de máquinas e equipamentos no setor coureiro calçadista, sua evolução e sua inserção no processo produtivo e a posição do Brasil no mercado interno e externo. Para tal, foi realizada pesquisa nas fábricas no Vale dos Sinos e Franca, assim como entrevistas com produtores na Francal e Couromoda. O Brasil é o segundo maior produtor de máquinas do mundo e está incorporando tecnologia competitiva no mercado mundial. O trabalho apresenta os resultados desta pesquisa no cenário da produção de couro e calçados.

Palavras-chave: Tecnologia e Estratégia de Manufatura. Máquinas e Equipamentos-Couro-Caçaldos.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: As relações de fornecimento nas configurações produtivas: condomínio industrial e consórcio modular.
Autor(a): Dirceu Eduardo Galvão
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 30/09/2003
Resumo: As novas plantas projetadas e inauguradas pelas montadoras no Brasil pautam-se na preocupação com o sistema logístico e, dessa forma, apresentam a configuração de condomínio industrial e consórcio modular.
No consórcio modular, os fornecedores de "módulos", chamados de primeiro nível, operam sob o mesmo edifício da montadora, e toda a montagem do veículo é realizada pelos fornecedores. A montadora não possui mão de obra direta e os investimentos são compartilhados. No condomínio industrial, fornecedores de primeiro nível constroem instalações próximas às plantas da montadora, de onde partem os módulos ou subconjuntos em sistema just-in-time e sequenciado.
Apresentamos neste trabalho qual a lógica que leva ao surgimento dos consórcios e condomínios, que produtos e empresas fornecedoras são escolhidos como participantes, e quais vantagens e desvantagens podem ser obtidas para montadoras e fornecedores.
Como conclusão geral, tem-se que 1) tais arranjos são frutos de uma lógica de diminuição de custos via melhoria na cadeia de suprimentos; 2) em geral, como os condomínios e consórcios, as montadoras podem obter muitas vantagens de curto prazo, enquanto as maiores vantagens para os fornecedores serão alcançadas em prazos mais longos; 3) a questão do poder das montadoras na cadeia produtiva é central, porque elas coordenam toda a formação dos arranjos, definindo quem e como participam e 4) devido às características intrínsecas a tais configurações, cada vez mais os fornecimentos diretos são restritos a empresas multinacionais.

Palavras-chave: Organizações produtivas. Terceirização. Investimentos compartilhados. Condomínio industrial. Consórcio modular.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Produção de resíduos pelo processo de curtimento ao cromo de pele bovina no Brasil.
Autor(a): Eduardo Batman Júnior
Orientador(a): Sônia Sevilha Martins
Data da defesa: 30/09/2003
Resumo: As indústrias de couro são caracterizadas (a) pela geração de elevada quantidade de resíduos, devido ao fato de usarem matérias-primas não homogêneas no que concerne à morfologia e qualidade, e (b) produzirem um lixo químico altamente nocivo e inaceitável para os padrões produtivos de hoje. O Cromo, presente em alguns dos efluentes líquidos e resíduos sólidos, é o principal problema dos curtumes. O objetivo deste trabalho acadêmico é estimar a quantidade de resíduos contendo Cromo, produzidos pelos principais Estados fabricantes de couro do Brasil, entre outubro de 2001 e setembro de 2002, além de descrever os impactos ambientais causados pelo Cromo. Visa também incentivar o desenvolvimento de tecnologias industriais mais limpas, que aumentem a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia através da não-geração, minimização ou reciclagem dos resíduos. Está fundamentado em dados estatísticos, material bibliográfico, entrevistas com profissionais do ramo de curtimento e tratamento de resíduos industriais, e contou com o apoio de entidades de classe e empresas do “cluster” de Franca - SP.

Palavras-chave: Curtimento. Cromo. Meio-ambiente.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados: Uma Abordagem da Competitividade Sob a Ótica de Cadeias de Fornecimentos.


Título: Avaliação das estratégias e dos campos e armas da competição no comércio eletrônico B2C
Autor(a): José Antonio Siqueira Ribeiro
Orientador(a): Wagner Däumichen Barrella
Data da defesa: 30/09/2003
Resumo: Este trabalho, que possui como foco de estudo a empresa líder no comércio eletrônico B2C (business-to-customer) no Brasil, tem por objetivo identificar: as estratégias de negócios utilizadas para o seu posicionamento competitivo na base de negócios; as competências organizacionais desenvolvidas; os métodos, ferramentas, sistemas utilizados para implementar as estratégias formuladas; e investigar a coerência (alinhamento) dos posicionamentos competitivos (campos da competição) determinados pela empresa, com os métodos, sistemas e ferramentas (armas da competição) escolhidos para implantá-los e sustentá-los. O trabalho analisa ainda o impacto da utilização no segmento pontocom, da estratégia de rapidez na entrega do produto (sustentada pela logística integrada), em relação ao volume de vendas e à satisfação do cliente.

Palavras-chave: Estratégia. Logística. B2C.
Área de Concentração: Gestão da Informação
Linha de Pesquisa: Produção de Software
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Indicadores de desempenho estratégico para um Balanced Scorecard integrado a um sistema de informação com aplicação para Instituição de Ensino Superior Privado
Autor(a): Marise de Barros Miranda
Orientador(a): Antônio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 15/10/2003
Resumo: A Instituição de Ensino Superior Privada é considerada uma organização complexa e seu processo de gestão representa, hoje, um processo estratégico.
A implantação de um sistema de gestão de informação dentro do contexto organizacional de uma IESP somente garante o fator qualidade, se aliado à Tecnologia da Informação, podendo demonstrar indicadores de desempenho estratégico capazes de corresponder a uma rotina de navegação e à condução da organização a médio e longo prazo.
Na era da informação e da nova economia, preza-se a gestão do conhecimento, para que as metas de cada departamento construam objetivos comuns, podendo produzi-lo, aproveitá-lo e difundi-lo por toda a organização.
A proposta deste trabalho é avaliar a estrutura de uma IESP e seu sistema de gestão informatizado, estabelecendo indicadores de medida de desempenho, de metas e objetivos aliados a uma estratégia unificada, convertendo dados em apoio para tomada de decisão, com a finalidade de auxiliar o plano gestor.
O trabalho utiliza, além da revisão bibliográfica, o método de pesquisa participante, interpretando os indicadores de desempenho estratégicos, criando um modelo de gestão para Universidade, desde que, devidamente interligado à Tecnologia de Informação existente.
No decorrer da proposta observa-se a aplicação de um sistema de indicadores dentro de um modelo de gestão, procedendo a toda a vivência do contexto administrativo e acadêmico para a obtenção de uma diferenciação competitiva a partir da realidade da gestão estratégica da IESP. 

Palavras-chave: Instituição de Ensino Superior Privada. Balanced Scorecard. Indicadores de desempenho.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indicadores Estratégicas na Gestão de Informação de Instituições de Ensino Superior Privado (IESP).


Título: Ruído Industrial: proposta de método para sua avaliação e controle por Dosimetria.
Autor(a): José Luiz Lagoa
Orientador(a): Cecília Maria Villas Boas de Almeida
Data da defesa: 21/10/2003
Resumo: As técnicas de Produção Mais Limpa estão cada vez mais difundidas em todo o mundo, notadamente, na busca de soluções de problemas que surgiram com a poluição sonora.
Este trabalho apresenta informações e uma proposta objetiva e de relativa simplicidade para a avaliação e controle da Poluição Ambiental gerada pelo ruído industrial, considerando a Dose de Ruído, ou seja, os efeitos combinados dos diferentes níveis de ruído que ocorrem durante o período de exposição do homem.
O autor, mediante observações em pesquisas de campo e de aplicações integradas dessas técnicas, discute as situações que podem ser exploradas e as prioridades a serem implementadas para as medidas de controle do ruído, levando em consideração a relação custo-benefício.
A principal contribuição desta proposta é subsidiar tanto trabalhadores como empresários na luta contra a poluição sonora e na busca por novos caminhos e técnicas operacionais, onde a Produção Mais Limpa seja, num futuro muito próximo, parte imperativa de qualquer empreendimento.

Palavras-chave: Ruído Industrial. Gerenciamento. Controle.
Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção  Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Físico-química Teórica e Aplicada


Título: A Alvenaria a Estrutural sob a ótica do Sistema de Administração da Produção na Construção (SAP-C).
Autor(a): Alexandre Pires Bertini
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 30/10/2003
Resumo: A Alvenaria Estrutural é uma técnica construtiva normalizada, que vem sendo utilizada tanto em obras de interesse social como em edificações de alto padrão, em vários pontos do País. Paralelamente, expandem-se os conceitos do Sistema de Administração da Produção aplicados à construção civil, abordando uma visão sistêmica para o gerenciamento e inserindo a estratégia através dos critérios competitivos para melhorar os processos de manufatura. A junção destes dois eventos, ambos favoráveis ao desenvolvimento da construção civil de edifícios residenciais no Brasil, constitui-se no principal objetivo que esta dissertação deseja atingir. Mais especificamente, foram analisadas as características facilitadoras para a implantação do SAP-C em obras onde já é usada a tecnologia da Alvenaria Estrutural. Como resultado desta pesquisa, notou-se a grande proximidade das características da Alvenaria Estrutural e das características de uma linha de montagem onde os conceitos da engenharia de produção podem ser diretamente aplicados, possibilitando a exploração de um maior potencial competitivo para a empresa de construção civil que atuam em edificações.

Palavras-chave: Sistema de Administração da Produção. Alvenaria Estrutural. Administração.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Planejamento e Controle da Produção: estudo de caso em uma indústria automobilística
Autor(a):  Miriam Sicco
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 30/10/2003
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar, sob a ótica do Planejamento e Controle da Produção, a evolução da Programação da Produção, em uma empresa de grande porte do setor automobilístico - Volkswagen do Brasil, face a face com a evolução teórica do PCP ocorrida na última década, onde também se acirrou o ambiente concorrencial entre as montadoras de automóveis no Brasil e no mundo.
O estudo visa verificar como foram feitos os ajustes de caráter operacional nas funções do PCP da Volkswagen do Brasil em relação à matriz, que colocaram a produção em sintonia com variações do ambiente externo e interno, abrangendo desde os impactos culturais e novas necessidades dos clientes até as gestões de gerenciamento dos estoques, para atender as estratégias operacionais do PCP.
O estudo de caso examina as técnicas e evoluções usadas no PCP permitindo mostrar as barreiras e dificuldades que as indústrias automobilísticas enfrentam para se tornar mais flexíveis e competitivas.
Para melhor compreensão desse estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica, resgatando as origens históricas dos sistemas de produção desde o sistema artesanal, passando pelos sistemas MRP, MRPII e ERP e a história do desenvolvimento do setor automobilístico no Brasil, abrangendo os ambientes econômicos e tecnológicos.

Palavras-chave: PCP. Indústria Automobilística. MRP. MRPII. ERP.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Estudo das tendências de abordagem de metodologia e pesquisa em Engenharia de Produção.
Autor(a): Vânia Cristina de Souza Pereira
Orientador(a): Antônio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 21/11/2003
Resumo: Engenharia de Produção, segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), está associada às engenharias tradicionais e, dentre todas as engenharias, é a menos tecnológica, pois, além de estudar as tecnologias básicas da engenharia, relaciona-se com várias outras áreas, tais como a Economia, Meio Ambiente, Finanças, etc., englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. Este trabalho procura identificar as tendências das abordagens de pesquisa em Engenharia de Produção através de uma coleta quantitativa de dados, utilizando uma pesquisa exploratória em resumos de trabalhos publicados nos graus de dissertação de mestrado, tese de doutorado e tese de livre docência. Com os dados obtidos, foi feita uma análise quantitativa através de gráficos, procurando demonstrar as tendências observadas. A conclusão principal que obtivemos foi que a grande maioria dos trabalhos na Engenharia de Produção tende às Ciências Sociais.  Ressaltamos, também, as dificuldades encontradas para a leitura dos resumos devido a negligências de seus autores.

Palavras-chave: Engenharia de Produção. Metodologia e pesquisa. Ciências Sociais e Naturais.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indicadores Estratégicos na Gestão de Informação de Instituições de Ensino Superior Privada (IESP)


Título: Gestão de Serviços de Manutenção baseado em performance.
Autor(a): Carlos Eiji Ishida
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 09/12/2003
Resumo: A manutenção já foi considerada uma área secundária dentro da administração industrial. Os administradores consideravam-na como um mal necessário e pensavam que a sua única contribuição para as organizações era a redução de custos.
Dentro do cenário atual, a manutenção está sendo repensada como uma área de fundamental importância aos setores administrativos e produtivos. É a manutenção que deve cuidar da sobrevivência das empresas num mercado globalizado, essencialmente competitivo e repleto de restrições legais. Além disso, as responsabilidades civis e ambientais atribuídas à manutenção já não podem ser ignoradas atualmente.
A manutenção deve ainda incorporar conceitos da administração que estejam direcionados à satisfação dos clientes, em vez de simplesmente cuidar dos produtos internos. A perspectiva da manutenção ampliou-se e, hoje, ela se utiliza dos conceitos de qualidade total para evitar as possíveis falhas e para gerar ótimos indicativos de performance.
O presente trabalho busca identificar quais as técnicas utilizadas nessa área, através de um estudo teórico prévio aplicado ao estudo de caso de um contrato que envolveu uma prestadora de serviços de manutenção. A parceria estudada pode fornecer referencial importante à área de manutenção, segundo os princípios de Qualidade Total.

Palavras-chave: Manutenção. Qualidade. Serviços.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho.


Título: A tecnologia de informação como ferramenta para o aprimoramento da qualidade nas empresas de transporte rodoviário de carga.
Autor(a): Enio Fernandes Rodrigues
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa: 15/12/2003
Resumo: O Transporte Rodoviário de cargas é fundamental para o desenvolvimento econômico de uma nação. Da mesma forma, a qualidade dos serviços prestados por essas empresas é constantemente avaliada por seus contratantes, sendo um importante elemento na busca da satisfação do cliente e também das organizações frente a seu contexto concorrencial.
As empresas encontram na Tecnologia de Informação um forte aliado para o desenvolvimento e aprimoramento de suas competências, podendo obter, através desse elemento, o apoio necessário na busca da excelência em seus processos.
Este trabalho concentra-se em avaliar se, com o uso de ferramentas de tecnologia de informação, aplicadas aos processos de transporte rodoviário de cargas, é possível a obtenção de ganhos de qualidade em seus processos, no que tange ao impacto sobre o cliente e a organização prestadora de serviço.

Palavras-chave: Transporte rodoviário. Qualidade de serviços.Tecnologia.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de Empresas e Cadeias Produtivas - REDEPRO


Título: Engenharia de Requisitos: proposta de um módulo de gerência de requisitos
Autor(a): Kleber Rocha de Oliveira
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Data da defesa: 15/12/2003
Resumo: A indústria de software vem demonstrando crescente interesse em Engenharia de Requisitos, isto é, entender o que se deseja construir antes de começar fazê-lo. Os responsáveis por este setor estão percebendo que o tempo utilizado no entendimento do problema é um excelente investimento. Os requisitos de software são a base a partir da qual a qualidade é medida. Desta forma, a falta de conformidade aos requisitos significa falta de qualidade. Praticamente todos os modelos de avaliação de maturidade do processo de software consideram o gerenciamento de requisitos como sendo uma das primeiras etapas para alcançar a maturidade organizacional, e para se fazer o gerenciamento é preciso haver uma Engenharia de Requisitos eficaz.
Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos e análises feitas nos principais modelos que comtemplam Engenharia de Requisitos, em todas suas fases, com o propósito de estabelecer um modelo que favoreça o entendimento comum entre o cliente e a equipe de projeto quanto aos requisitos que serão atendidos nos artefatos de software.

Palavras-chave: Engenharia. Processos. Requisitos. Software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Um Sistema de Informação para Rastreabilidade de Carne Bovina/Bubalina.
Autor(a): Júlio César do Paço Mattoso Maia Filho
Orientador(a): Ivan Pérsio de Arruda Campos
Data da defesa: 22/12/2003
Resumo: Em países desenvolvidos, mesmo que os problemas básicos de sobrevivência estejam resolvidos, o consumidor está cada vez mais preocupado com sua saúde e qualidade de vida. Além dos desastres ecológicos, uma onda de tragédias principalmente por alimentos contaminados, tais como metanol em vinhos, salmonela em ovos, chumbo em leite em pó, benzeno em água mineral, dioxina em frangos e uso de hormônios ilegais em carne bovina, tem tornado esse consumidor cada vez mais consciente da vulnerabilidade da vida.
Munir-se de informação a respeito de tudo que possa contribuir para o controle da própria vida tornou-se um hábito valorizado. Nas duas últimas décadas, vêm crescendo os grupos de pressão como ambientalistas e organizações em defesa do consumidor, exigindo leis e controles mais rigorosos. Para esse consumidor mais exigente, um alimento de qualidade precisa também ter um elevado padrão de segurança. No entanto, só em 1996, depois do escândalo provocado pela "doença da vaca louca" na Inglaterra, é que o risco por ingestão de alimentos contaminados foi reconhecido como uma questão social sob a óptica da qualidade. Desde então, a rastreabilidade passou a ser uma medida obrigatória para o controle de qualidade de carne em toda a União Européia (UE).
Com base nesta realidade presente, esta dissertação tem por objetivo, apresentar um Projeto de Sistema de Informação para rastreabilidade de carne bovina/bubalina, desde o nascimento do animal, até o seu consumo no mercado nacional e internacional.

Palavras-chave: Rastreabilidade. Carne bovina. Carne Bubalina. SISBOV. EEB.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados uma abordagem da competitividade sob a ótica de cadeias de fornecimentos.


Título: A Gestão do conhecimento no ensino superior: uma contribuição para utilização de indicadores de competências
Autor(a): Maurício Gonçalves Pimentel
Orientador(a): Antônio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 24/12/2003
Resumo: O presente trabalho apresenta um modelo para a identificação de competências no Ensino Superior Privado. Apoiado nos conceitos de competência de diversos autores e utilizando algumas práticas da Gestão do Conhecimento, tornou-se possível a construção de uma ferramenta que possibilitará a reformulação da forma de planejar e realizar a formação superior, migrando de um paradigma clássico, fundamentado em formação de repertório, para um inovador, fortalecido pela "Formação de Competências".

Palavras-chave: Competência. Ensino superior. Conhecimento.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indicadores Estratégicos na Gestão de Informação de Instituições de Ensino Superior Privado (IESP)