Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Dissertações Defendidas - 2002

Titulo: Ponte estaiada – um estudo sob a ótica do sistema de administração da produção na construção civil SAP. 
Autor(a): Antonio René Camargo Aranha de Paula Leite
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Ano da defesa: 18/01/2002
Resumo: As pontes estaiadas, que proporcionam grandes vãos, estão agora sendo construídas no Brasil, e representam uma nova forma tecnológica de articular a intermodalidade dos transportes no Estado de São Paulo e no País.
Sua concepção, elegante e funcional, permite que atinja um elevado grau de industrialização, razão pela qual a abordagem do projeto e da sua construção, segundo a ótica do Sistema de Administração da Produção, mostra-se adequada e conveniente, permitindo que duas significativas vertentes da Engenharia (Produção e Construção Civil) estejam associadas na busca da qualidade e produtividade para este novo tipo de empreendimento que se implanta no país.
Assim sendo, descreve-se na presente dissertação os conceito do SAP, aplicados a uma ponte estaiada típica, realçando os benefícios que esse enfoque proporciona, tanto para o projeto como para a construção.
Mostra-se que uma ponte estaiada pode ser totalmente modulada, com o uso intenso de pré-moldados e cabos de aço (estais), o que vem a permitir que se considere ser o seu canteiro de obras uma verdadeira linha de montagem.

Palavras-chave: Ponte estaiada. SAP – Sistema de Administração da Produção. Estais. Aduelas Pré-Moldadas. Encomenda. Qualidade. Suprimentos. Flexibilidade. Custos. Prazo de Entrega. Execução. Qualidade total.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Titulo: Sistema da Qualidade aplicado na construção pesada
Autor(a): Eduardo Antonio Serrano
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 18/01/2002
Resumo: Este trabalho compila o que representa a Indústria da Construção Civil no Brasil no ano de 2001, quais as técnicas existentes para implementação de sistemas da qualidade, o que já foi implantado em termos de qualidade nas diversas áreas de engenharia nacional ao longo de várias décadas, porém nunca de modo globalizado que pudesse ser classificado como Sistema de Qualidade.
Por este motivo registram-se, neste trabalho, os procedimentos adotados na implantação de um Sistema de Garantia da Qualidade na Construção de Fundações de Estruturas de Concreto, executadas com estacas “tipo Raiz” e estações, ambas de grande profundidade, para obras urbanas de infraestruturas de transporte municipal, desenvolvido com base nos conceitos de gestão da qualidade, incluindo os procedimentos para execução de provas de carga nas estacas, visando atender as exigências da NBR 6122 e com isto permitir implantar rotina de aceitação das estacas produzidas.
Os procedimentos de Gestão da Qualidade aqui propostos contribuirão, de forma significativa, na obtenção de elementos estruturais mais resistentes e duráveis que poderão estender-se às estruturas de concreto, tornando-as confiáveis de modo a não exigir retrabalho, ainda na etapa de construção, com perda de tempo e dinheiro, devido a refazimentos que se fizerem necessários pelo não atendimento das especificações do projeto.

Palavras-chave: Estacas Raiz. Fundações. Gestão da Qualidade. Construção Civil. Construção Pesada. Qualidade na Construção.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do PCP e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Titulo: Qualidade em projeto: estudo de caso em obra de grande porte
Autor(a):
Fernando de Moraes Mihalik
Orientador (a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 18/01/2002
Resumo: Nas últimas décadas, a indústria da construção civil brasileira vem experimentando grandes modificações de conceitos, com a agregação das abordagens de qualidade e produtividade. A racionalização dos processos produtivos vem sendo posta em prática de forma mais acentuada, e um exemplo disso é a gradativa substituição de processos artesanais por atividades mecanizadas, que incorporam maior nível de tecnologia industrial. É crescente a utilização de estruturas pré-fabricadas, caracterizadas pela aplicação dos conceitos de industrialização da construção.
O presente trabalho aborda um caso real de projeto e construção de uma obra de grande porte em área urbana, com a utilização de elementos pré-moldados de concreto, destacando a necessidade da integração entre as áreas de desenvolvimento de projetos e as áreas de planejamento, execução e controle da obra, com o objetivo de obter padrões de qualidade desejados, através do desenvolvimento do projeto integrado com a definição da metodologia executiva mais adequada a ser utilizada, para que, desta forma, sejam obtidos ganhos de qualidade e produtividade em relação à construção convencional.
O trabalho também visa dotar as escolas de engenharia de uma visão mais generalista, com a aplicação dos conceitos de qualidade na elaboração de projetos.

Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Construção civil. Construção pesada. Qualidade em projetos. Pré-moldados. Canais.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: A formulação e informatização da Matemática Financeira aplicada como instrumental para a Engenharia Econômica.
Autor(a): Luiz Roberto Vannucci
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 18/01/2002
Resumo: Em época de avanços tecnológicos, de globalização e de mercados cada vez mais exigentes, há a necessidade de se evoluir em todas as áreas de ação profissional e, para tanto, o desenvolvimento de novos métodos, mesmo que sejam de assuntos conhecidos, é de fundamental importância.
Para o caso específico de estudo e cálculos financeiros aplicados, como instrumental para possibilitar as operações da Engenharia Econômica aos mais diversos setores da economia globalizada, há a necessidade de se obterem metodologias que ofereçam rapidez e segurança.
O presente trabalho tem por objetivo facilitar a compreensão e, principalmente, agilizar os cálculos financeiros, que resultam como subsídios de análises mais amplas para a Engenharia Econômica, buscando maior independência do profissional ou estudante quanto ao desenvolvimento da informatização dos cálculos.
É desenvolvida uma adequação das fórmulas da Matemática Financeira aplicada às funções financeiras pré-programadas, disponibilizadas nas planilhas eletrônicas Excel, de forma relativamente simples e objetiva, oferecendo maior autonomia e independência ao usuário.
Apresenta-se, junto aos estudos, um disquete contendo cálculos informatizados entre problemas básicos e quadros financeiros, distribuídos em planilhas personalizadas do aplicativo Excel em sua Versão 7,0 ou em versão mais atual.

Palavras-chave: Matemática Financeira. Engenharia Econômica. Cálculos Informatizados.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do trabalho


Título: Proposta para definição dos papéis e responsabilidades na gestão da melhoria dos processos de software com o uso do CMM em pequenas empresas.
Autor(a): Edson Quedas Moreno
Orientador (a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 23/01/2002
Resumo: Na análise de casos referentes à gestão da melhoria dos processos de software, com o uso do CMM – Capability Maturity Model em pequenas Empresas, foram identificadas contradições que geram definições de Papéis e Responsabilidade incorretas. Este trabalho discute estas contradições e propõe uma solução com o uso de adaptação no CMM, baseadas na implementação de técnicas da engenharia de software.
Para competir no mercado, pequenas empresas são compelidas a fazer softwares caros e complexos, e, para atingirem seus objetivos funcionais e de negócios, adotam a qualidade como uma das soluções estratégicas. Na necessidade de usar de forma organizada ferramentas que auxiliam as melhorias dos processos de desenvolvimento de software, pequenas empresas praticam a engenharia de software com o uso de diferentes modelos, e o mais popular deles é o CMM, que descreve “o que” deve ser feito para a melhoria do software. O CMM é o modelo popularmente visto pelas companhias que se interessam pelo mercado americano. No mercado brasileiro e europeu, o CMM é utilizado na certificação ISSO 9001.
Para instituir um programa de melhoria dos processos de software com o uso do CMM, a pequena empresa encara algumas dificuldades para implantar os processos iniciais. Com base em uma pesquisa patrocinada pelo departamento de Defesa dos E.U.A (U.S departament of. Defense – DoD), um estudo de caso descreve dificuldades experimentais que pequenas empresas enfrentam na aplicação das práticas de engenharia de software com o uso do CMM.
Dentre os itens identificados como sendo os de maior dificuldades na aplicação de um programa de melhoria de software com o uso do CMM para as pequenas empresas estão: a estrutura organizacional na definição de papéis e a independência entre os grupos, citadas no CMM. A análise destas dificuldades mostra que o CMM não está adaptado à realidade das Pequenas Empresas e isto gera  papéis e responsabilidades incorretos.
A metodologia proposta mostra “como” combinar os perfis das gerências e grupos citados no CMM com uma estrutura e relacionamento organizacional baseados no Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas, e formar uma equipe capacitada para administrar os processos iniciais de maturidade da melhoria de software da organização, baseada nas funções definidas pelas técnicas de equipe Walkthrough e JAD. Esta equipe, por sua vez, deve definir papéis e gerenciar as atividade do CMM de acordo com os recursos disponíveis na empresa. Para estas definições de papéis é usada uma matriz de Tarefas e Responsabilidades citada no modelo PMBOK e JAD.
Os métodos e modelos propostos são úteis como ferramentas de apoio à pequena empresa que deseja iniciar um programa de melhoria dos processos de software com o uso do CMM, que começa no Nível de maturidade 2 e que podem ser usados também no Nível 3.

Palavras-chave: Engenharia de Software. Qualidade. CMM.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Estudo de modelagem de sistemas especialistas utilizando-se a Lógica Paraconsistente Anotada de Dois Valores
Autor(a): Jaime José Matos Rebelo
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 28/01/2002
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma modelagem de Sistema Especialista, o modelo Maturidade da Capacitação para Software baseado na Lógica Paraconsistente Anotada de Dois Valores – LPA2v. O sistema Especialista Paraconsistente, descrito neste trabalho, tem o propósito de avaliar a inspeção profissional no modelo CMM. As possíveis divergências (conflitos), incertezas e vaguidades são tratadas de modo não-trivial conforme estrutura da Lógica Paraconsistente Anotada de Dois Valores. Ao final da inspeção de uma organização, gera-se uma classificação que identifica o nível de maturidade da organização.

Palavras-chave: Sistemas Especialistas. Paraconsistente Anotada de Dois Valore. Modelo de Maturidade de Capacitação.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Lógica paraconsistente e inteligência artificial


Título: Um método para implementação do SW-CMM nível 2.
Autor(a): Nilson Salvetti
Orientador (a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 28/01/2002
Resumo: Este trabalho propõe um método de implementação do SW-CMM nível 2 em uma organização. A construção desse método foi feita a partir da experiência do autor na implementação do modelo SW-CMM nível 2, em uma empresa que possui desenvolvimento de software em seus projetos.
Neste trabalho, uma aplicação é apresentada, incluindo-se resultados, discussões e conclusões a respeito do método e, também, são descritos, além do próprio modelo que serviu como referência para a implementação, outros modelos e normas (ISSO 9000, SPICE, ISSO 12207) aplicáveis em melhoria de processos de software.

Palavras-chave:Software. Modelos de Qualidade. CMM.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Administração da produção em sistemas de manufaturas e sua correspondência com instituições particulares de ensino superior.
Autor(a): Antonio Rebello
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 29/01/2002
Resumo: O trabalho mostra o relacionamento existente entre a administração da produção em sistemas de manufatura e a administração do processo de ensino em uma instituição particular de ensino superior no Brasil, assim como de que modo alguns princípios e técnicas da produção podem ser aplicados na instituição. Descreve conceitos de administração, mostra a evolução do pensamento administrativo, descreve as atividades típicas da administração em empresas de manufaturas e as atividades correspondentes que existem na administração de uma instituição particular de ensino superior, destacando os pontos em que elas se diferenciam e as técnicas que podem ser adaptadas nessas instituições de ensino, principalmente em relação aos cursos de graduação. A conclusão versa sobre o que pode ser considerada a era da renovação em uma instituição particular de ensino superior, fazendo  um paralelo com a era da renovação da indústria de manufatura.

Palavras-chave: Administração da Produção. Ensino Superior. Era da Renovação. Pensamento Administrativo. Manufatura. Qualidade.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Proposta de um método para implantação de segurança em redes de computadores para pequenas e médias empresas.
Autor(a): Francisco Sergio dos Santos
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessôa
Data da defesa: 05/03/2002
Resumo: O presente trabalho estabelece uma discussão dos problemas decorrentes da falta de segurança e apresenta uma proposta de metodologia para implantação de segurança em redes de computadores para pequenas e médias empresas. As grandes organizações, em função da disponibilidade de recursos, monta estruturas adequadas para se proteger com relação a questões de segurança, e as pequenas organizações, exatamente pela falta de recursos, tornam-se muito vulneráveis.
O desenvolvimento desta pesquisa foi motivado e inspirado pela experiência e vivência do autor nestes ambientes. Uma das premissas da metodologia proposta é o homem adequando interesses das organizações com a segurança da informação.
Para consolidação dos resultados obtidos na implantação prática experimental, foram realizados estudos de caso em três empresas distintas, pertencentes a diferentes segmentos.
Em geral as pequenas empresas não apresentam um plano específico de segurança, mas apenas algumas práticas típicas do ambiente de informática, tais como cópias de segurança. Desta forma, a pesquisa visa contribuir com um método de segurança em redes de computadores para ser utilizado em pequenas e médias empresas.

Palavras-chave: Segurança. Redes de Computadores. Informação. Riscos.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Melhoria no Desempenho da Atividade de Roteirização para o serviço Logístico de um centro de distribuição – operador logístico.
Autor(a): Carlos Antonio Fragoso
Orientador: Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 10/04/2002
Resumo: De acordo com a literatura, o problema de roteirização de veículos – VRP, o problema de sequenciamento de veículos – VSP, e o problema de roteamento e sequenciamento de veículos – VRSP consiste em um conjunto de K veículos para realizar entregas para n clientes sujeitos a, por exemplo: capacidade do veículo, janela de tempo, característica dos veículos e quantidades, total da duração da rota, tempo de entrega, múltiplo ou simples depósito, ou outra restrição.
O RoadShow é um sistema roteirizador que encontra uma sequência e rotas ótimas para os pedidos dos clientes. De acordo com as restrições, alguns pedidos podem não ser inclusos em uma rota definida: então ele será colocado na “rota órfã”.
Este trabalho apresenta uma aplicação que tenta minimizar a quantidade de pedidos.

Palavras-chave: Roteirização. VRP. VSP. VRSP. Problemas de Transporte.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Orçamentação de empreendimentos de Arquitetura e Engenharia Civil: uma solução metodológica para atender a lei de responsabilidade fiscal e a lei de licitações.
Autor(a): Marco Antonio Domingues
Orientador(a): Israel Brunstein
Data da defesa: 22/04/2002
Resumo: O objetivo deste trabalho é pesquisar os processos de orçamentação de empreendimentos de arquitetura e engenharia civil sob o aspecto da Lei de Licitações e da Lei de responsabilidade Fiscal.
Compõe o processo de orçamentação a análise dos custos diretos e dos custos indiretos. As técnicas de mensuração dos custos diretos são analisadas de forma crítica, para fornecer dados capazes de esclarecer sua relevância para o atendimento da legislação, bem como a  escolha de um método apresentado em um exemplo. Os custos indiretos são mensurados através do BDI. O BDI é o percentual utilizado na elaboração de orçamentos de obras públicas. Foi realizada uma pesquisa para averiguar como os componentes de BDI são quantificados por alguns órgãos públicos e qual a metodologia utilizada para calcular seu valor. As diferentes metodologias, que resultam em diferentes percentuais, foram analisadas criticamente, fornecendo dados capazes de esclarecer seu impacto na viabilidade dos empreendimentos de arquitetura e engenharia civil.
Por fim, é apresentado um exemplo, como referência, onde se aplica uma solução metodológica para a orçamentação de uma unidade habitacional que atenda às exigências da Lei de Limitações.

Palavras-chave:  Custos. Organização. Construção civil.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Planejamento de tecnologia da informação para empresas de beneficiamento e padronização de café do Estado de Rondônia
Autor(a): Edmar César Gomes da Silva
Orientador (a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 26/04/2002
Resumo: O cenário competitivo das empresas vem apresentando muitas mudanças nas últimas décadas. Este fato vem exigindo rápidas e contínuas adaptações na postura estratégica das empresas, para sobreviverem e crescerem nesses novos tempos de globalização da economia.
A tecnologia da informação tem sido um componente de grande importância no auxílio às mudanças de estratégias das empresas, mas a T.I só faz sentido quando vista como uma ferramenta para que  as empresas transformem a mudança numa aliada, e não como uma ameaça.
Baseado nestas mudanças, e na importância da utilização da Tecnologia da Informação pelas empresas de um modo geral, este trabalho fornece um roteiro para Planejamento de Tecnologia da Informação voltado para empresas de padronização de café do Estado de Rondônia.
A padronização do café é um processo de limpeza, classificação e ensacamento do café previamente limpo, que geralmente é feita em armazéns de café.
O trabalho mostra o estado da arte da Tecnologia da Informação nas empresas de café de Rondônia, e fornece um roteiro para implantação de recursos de Tecnologia da Informação para empresas deste ramo.

Palavras-chave: Planejamento de Tecnologia da informação. Armazéns de café. Padronização e benefícios de café.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Proposta para aplicação de um modelo de processo para a qualidade de produtos e serviços para micro e pequenas empresas de software
Autor(a): Jair de Oliveira Júnior
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 26/04/2002
Resumo: Este trabalho tem como proposta a aplicação de um modelo de processo para micro e pequenas empresas que desenvolvem software, e visa orientar as pequenas organizações que estão interessadas em obter e oferecer qualidade.
Para a fundamentação dessa proposta, é apresentada uma definição conceitual de diversas áreas chaves do modelo CMM (capability maturity model – Modelo de Maturidade da Capacidade), uma das bases deste trabalho.
A discussão e adaptação das práticas propostas são direcionadas para as pequenas organizações, que se constituem no foco principal desta pesquisa. Também é feita a caracterização de pequenos projetos e das pequenas organizações.
Após a caracterização de pequenas organizações e pequenos projetos, discute-se o modelo adotado como fonte de pesquisa; após a discussão desse modelo, passa-se, então, à exploração da proposta para as pequenas organizações.
Ao final deste trabalho, são apresentadas contribuições para futuras pesquisas sobre o tema desenvolvido.

Palavras-chave: Qualidade de software. Projetos de Informática para pequenas empresas; Qualidade para pequenas empresas de software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Estudo sobre competitividade resultante da utilização do teletrabalho domiciliar
Autor(a): Fabio Uchoas de Lima
Orientador: José Paulo Alves Fusco
Data da defesa: 07/05/2002
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a competitividade resultante da utilização do teletrabalho domiciliar. O método utilizado é o estudo de caso comparativo, através de questionário, entrevista e observação direta, desenvolvido e aplicado pelo autor. São comparados dois casos de empresas que já utilizam esse método de trabalho

Palavras-chave: Teletrabalho. Competitividade. Gestão. Trabalho
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: O projeto de negócio e o PCP em uma empresa de pequeno porte.
Autor(a): Anísio Antonio Andrade
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 02/07/2002
Resumo: Com competição cada vez mais acirrada entre as organizações, cresce a necessidade das empresas adotarem estratégias de manufaturas para orientar as atividades dos seus sistemas de produção, buscando centrar esforços para obter excelência em atributos que as diferenciem dos concorrentes e conquistar, assim, vantagem competitivas nos mercados em que atuam.
Este trabalho, realizado em uma pequena empresa industrial, está baseado na aplicação de conceitos e técnicas do PCP (Planejamento e Controle da Produção), como forma de se instituir melhoramentos organizacionais. Inicialmente, buscou-se o aumento de desempenho do ambiente produtivo e, em seguida, passou-se para a realização de atividade de melhoria em outras áreas internas da empresa. Desta forma, o trabalho descreve, em um primeiro momento, os passos de otimização da área produtiva segundo aspecto ligado ao PCP. Posteriormente, discorre-se sobre a extensão dos melhoramentos para todas organizações, como a melhor integração das diversas áreas funcionais e a agilização dos processos de comunicação e decisão.
A aplicação da metodologia de aprimoramento organizacional, focalizada na função de PCP, permitiu a otimização dos recursos do sistema de produção, além de contribuir para a delimitação de uma estratégia de manufatura, que atua em consonância com uma estratégia de negócios claramente definida para a empresa.

Palavras-chave: Caracterização. A produção e seu papel estratégico na organização. O PCP e principais sistemas de administração. Trabalho. Conclusões.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Avaliação de sistemas de gestão empresarial para uso em instituições de ensino superior.
Autor(a): Douglas Mandaji
Orientador (a): Marcelo Schneck de Paula Pessôa
Data da defesa: 16/08/2002
Resumo: Esta dissertação faz uma avaliação dos Sistemas de Gestão Empresarial aplicados em Instituições de Ensino Superior e apresenta um método para essas Instituições selecionarem e implantarem este tipo de sistemas.
Os sistemas de Gestão Empresarial são pacotes que se propõem a cobrir todas as funções de uma instituição de Ensino Superior, através da integração do fluxo de informações.
O presente trabalho tem, como objetivo, especificar quais são as funções básicas de um sistema de Gestão Empresarial em uma Instituição de Ensino Superior e verificar sua compatibilidade com alguns produtos disponíveis no mercado nacional.

Palavras-chave: Ensino superior. Gestão Empresarial.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Identificação de fatores de riscos na fase de teste de software baseada num modelo de gerenciamento de risco.
Autor(a): Marcos Antonio Rodrigues da Silva Júnior
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 20/08/2002
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor e detalhar um modelo simples e prático de Gerenciamento de Riscos na fase de Testes de Software, que seja capaz de contribuir com o processo de manufatura de software – embutindo, no processo, maior qualidade e gerenciamento das tarefas de forma simples e eficaz sem que, para isto, necessite de muito esforço para ser executado.
O Gerenciamento de Riscos em projetos de software é um grande desafio já que ainda não se têm muitos trabalhos a respeito, pois trata-se de um tema bastante recente na área de software. Nas outras áreas do conhecimento, existe um maior número de aplicações de Gerenciamento de Riscos como, por exemplo, em atividades onde o risco pode significar a perda de vidas humanas ou mesmo a perda de vultosas quantias monetárias. Como a confecção de um software pode estar relacionada às duas qualidades de perda mencionadas acima, nos últimos anos, a preocupação com quesitos como qualidade de software e planos mais equilibrados vem sendo melhor observada, a fim de estabelecer processos mais rápidos e precisos, quase automatizados, proporcionando rapidez, flexibilidade e formas mais racionais de gerenciamento dos projetos.
Este trabalho propõe um modelo excuto de Gerenciamento de Riscos para a fase de Teste, baseado em três modelos bastante complexos e consagrados de Gerenciamento de riscos em projetos. São eles: o modelo de Elaine Hall, o modelo do Karolak e o modelo do Project Management Institute, que são descritos durante o trabalho. Destes modelos, foi aproveitado o que cada um poderia  contribuir de melhor e foi proposto um novo modelo com as fases de Identificação dos Riscos, análise dos Riscos (análise Quantitativa e Qualitativa), Planejamento de um plano de ação para os riscos, Monitoramento dos riscos e, por fim, a resolução dos riscos. Como o processo é complexo, foi dada maior ênfase aos processos de Identificação e análise dos Riscos. Foram desenvolvidas ferramentas de identificação, combate e controle para todas as etapas dos processos descritas acima, com maior ênfase para as duas fases mencionadas. Procurou-se pensar em ferramentas que pudessem agir no processo de forma preventiva e/ou de forma a pôr um plano de continência em prática, cercando assim todas as possíveis formas de combate e monitoramento dos riscos.
Foi feita uma entrevista com profissionais da área com a finalidade de identificar possíveis riscos na fase de testes. Embora não tenham testado a eficácia ou não do método de gestão de riscos proposto, fizeram uma varredura maior de todos os possíveis riscos na fase de testes. Com o quadro de riscos assim estabelecido, esta pesquisa contribui para que o método proposto possa ser efetivamente aplicado nas organizações.

Palavras-chave: Gerenciamento de Risco. Teste. Identificação.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Análise da aplicação do Rational Unified Process – RUP em fábricas de software.
Autor(a): Marcos Antonio Ribeiro
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 03/09/2002
Resumo: Este trabalho contribui para a realização de uma análise da aplicação do Rational Unified Process – RUP, em Fábricas de Software, fazendo um diagnóstico de sua utilização nas atividades de requisitos, análise e projeto, implementação e testes. São analisadas três empresas que atuam em processo de fábrica utilizando o RUP. Essa análise se dá em forma de perguntas no padrão (sim/não), e busca detectar qual o percentual de envolvimento das atividades já mencionadas, nas fases de: concepção, elaboração, construção e transição, ou seja, o quanto a empresa usa, em sua fábrica, a atividade de Requisitos e, assim, sucessivamente até a atividade de testes. Para cada atividade foi desenvolvido um ckeck-list para a avaliação da abrangência em determinados momentos do processo. Utilizam-se algumas descrições do PMBOK do PMI – Projetc Management Institute – PMBOK – Project Management Body of Knowledge. No que diz respeito aos processos de qualidade, são utilizados conceitos do CMM – Capability Maturity Model e de métricas através do IFPUG – Institute Funtion Points of Grop.

Palavras-chave: Fábrica de Software. Análise. Processo Unificado da Rational.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Proposta de um método para análise e projeto orientado a objeto baseado na UML para projetos de software de pequeno porte
Autor(a): Rivail Pineis Júnior
Orientador(a): Mauro  de Mesquita Spinola
Data da defesa: 03/09/2002
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de um método para Análise e Projeto orientados a objetos, baseados na UML (Unified Modeling Language), para projetos de software de pequeno porte. Esse método é apropriado para projetos de software de pequeno porte, em função dos métodos existentes não serem apropriados para esse tipo de projeto. Ele foi estruturado seguindo alguns princípios encontrados no modelo Espiral e no RUP (Rational Unified Process). Tem, como principais premissas, uma maior interação com o usuário final e a iteração entre as atividades que devem ser executadas em cada etapa.
Foi desenvolvido um projeto experimental, para se fazer uma avaliação do método através de uma aplicação prática.

Palavras-chave: Orientação a objeto. UML. Método para desenvolvimento de software
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Contribuições ao estudo das aplicações de Tecnologia da Informação e seus efeitos sobre as organizações.
Autor(a): João Augusto Fleury Silveira
Orientador(a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 28/10/2002
Resumo:A Engenharia da Informação é um conjunto interligado de técnicas automatizadas, no qual são construídos modelos da organização, modelos de dados e modelos de processos em uma abrangente base de conhecimentos, a fim de serem usados para criar e manter sistemas de processamento de dados. Quando um novo sistema de informações é implantado, o fluxo de informações se altera, acarretando assim uma mudança organizacional. Este estudo cria, a partir dessa premissa e utilizando pesquisa bibliográfica, uma proposta de indicadores  de utilização de Engenharia da Informação no desenvolvimento de um sistema de informações e de ocorrência de mudanças organizacionais quando da implantação de um sistema de informações.
O estudo, a título de conclusão, aponta para dois caminhos: o primeiro seria a realização de uma pesquisa junto a usuários de Sistemas de Informação para validar os indicadores; o segundo é a do aprofundamento do tema sob o enfoque do Gerenciamento das Mudanças (Change Management).

Palavras-chave: Sistemas de Informação. Mudanças organizacionais. Gerenciamento das mudanças.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Planejamento Estratégico como mecanismo de superação de crise em empresa de médio porte: estudo de caso em companhia de administração familiar.
Autor(a): José Carlos Morilla
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 25/11/2002
Resumo: O presente trabalho estudou a idealização e implantação de um Planejamento Estratégico em uma indústria metalúrgica nacional de médio porte e com administração familiar. Pesquisou-se as razões que pudessem levar a empresa a melhorar seu desempenho, bem como levantar as alternativas possíveis para  esta atitude. O Plano Estratégico mostrou-se de conveniência para este caso.
Fez-se uma avaliação da implantação do Planejamento Estratégico, tendo como paradigmas o roteiro apresentado por Gluek e Jauck e as observações feitas por Zaccarelli em seu livro Estratégia e Sucesso nas Empresas (2000). Realizou-se, também, uma comparação entre o que foi planejado e o que foi implantado,  entre as ações planejadas que não foram executadas e aquelas que não constavam do Planejamento Estratégico e foram praticadas. Finalmente, fez-se (a) uma avaliação, no fim de um período de dois anos, entre as metas estabelecidas e as alcançadas; (b)  comentários e sugestões para que um Planejamento Estratégico possa ser eficaz.

Palavras-chave: Planejamento.  Estratégia. Gestão Familiar
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Definição de uma solução de workflow: uma proposta e método.
Autor(a): Walter Wysk Koch
Orientador(a): Marcelo S. de Paula Pessoa
Data da defesa: 27/11/2002
Resumo: O uso de ferramentas para a automação de processos de negócios (workflow) vem crescendo nas organizações preocupadas em obter ganhos de mercado. Estas ferramentas, voltadas à troca de informações entre os participantes de um fluxo de trabalho, são adequadas a processos com características específicas e requerem uma divisão da forma de trabalho para sua implementação. Por serem normalmente aplicados em processos de negócio críticos das organizações, os projetos de implantação de workflow requerem a participação da alta direção na fase das definições e de acompanhamento. Apesar de serem utilizadas metodologias consolidadas para o desenvolvimento da ferramenta de workflow em si e para a instalação desta ferramenta, constatou-se entre os procedimentos pesquisados a ausência de suporte específico para o processo de aquisição/venda de uma solução de workflow. A proposta deste estudo é apresentar um método para o processo de aquisição/venda de soluções de workflow, contemplando etapas como a seleção do processo, o mapeamento deste e o redesenho do processo, levando em conta características de ferramentas de workflow e a seleção da ferramenta mais adequada. Este trabalho utiliza, além da revisão bibliográfica, o método de pesquisa exploratória onde estudos de caso serviram para mapear sucessos e insucessos em projetos de workflow.

Palavras-chave: Reengenharia. Workflow. Automação administrativa.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Titulo: Aspectos competitivos da cadeia automotiva: um estudo de caso sobre os impactos nos processos de trabalho e relacionamentos entre montadora e fornecedor, para obtenção do titulo de mestre em Engenharia de Produção
Autor(a): Luiz Cláudio Gonçalves
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data de defesa: 09/12/2002
Resumo: Com base em reflexões oriundas em uma pesquisa exploratória, o presente trabalho sugere e conceitua seis aspectos competitivos que possibilitam a sustentação e melhoria da competitividade de uma cadeia automotiva.
Através de estudos de caso, realizados nas empresas Volkswagen do Brasil e MWM do Brasil, procura-se identificar e discutir a influência desses aspectos competitivos nos processos de trabalho e relacionamento mantidos entre essas empresas.

Palavras-chave: Competitividade. Governança. Confiança. Produção enxuta. Tecnologia de Informação. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Gestão do Conhecimento.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Proposta de um método para uma organização corporativa de software.
Autor(a): Ricardo Satoshi Oyakawa
Orientador (a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 09/12/2002
Resumo: Este trabalho tem como finalidade propor um método para uma organização corporativa de software. Para tanto analisamos os problemas, as soluções técnicas e administrativas atuais na área de Desenvolvimento e Manutenção do Software.
Nesse diagnóstico, encontramos uma lista de problemas ainda não solucionados pelas metodologias atuais. Entre os mais relevantes, podemos citar: capital intelectual volátil, baixa qualidade na documentação e inter-relações dos Sistemas, falta de qualidade, uso inadequado dos métodos para testes de requisitos.
É apresentado ainda, nesse trabalho, um estudo de caso, exemplificando uma aplicação bem sucedida do modelo ora proposto.

Palavras-chave: Engenharia de software. Organização.  Processos de software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: