Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Dissertações Defendidas - 2001

Título: Aplicação do método clássico de Huffman utilizando a lógica paraconsistente.
Autor(a): José Eduardo Aiub
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 22/02/2001
Resumo: O Método Clássico de Huffman é um dos métodos mais apropriados para a elaboração e implementação de sistemas lógicos sequenciais. Sua aplicação correta permite um aumento no desempenho do setor produtivo da empresa, atendendo, assim, aos objetivos dos seus clientes e/ ou consumidores.
A Lógica Paraconscistente Anotada Bivalorada – LPA2v – é uma lógica não clássica que procura dar um tratamento mais adequado às situações contraditórias em que um projeto pode evoluir, isto é, situações onde não se pode simplesmente aprovar ou reprovar uma determinada etapa do referido projeto.
Esta dissertação procura apresentar um nova maneira de aplicarmos o Método Clássico de Huffman através da utilização da LPA2v. Desta forma, procura-se melhorar as tomadas de decisão em relação às etapas do projeto, principalmente no que se refere a situações contraditórias (indeterminações e inconsistências).

Palavras-chave: Método de Huffman. Lógica Paraconscistente. Implementação de projetos lógicos.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial


Título: Jogos de empresas: uma estratégia para o ensino de gestão e tomada de decisão.
Autor(a): Paulo Albuquerque Marques Filho
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessôa
Data da defesa: 16/04/2001
Resumo: Este trabalho propõe o uso de jogos de Empresas, como uma ferramenta para o ensino de Gestão e Tomada de Decisão, a estudantes do nível superior e para o treinamento empresarial. Para tanto, integra e revisa conceitos de diversas disciplinas, além de estudar aspectos deste método de ensino utilizando o computador em sala de aula. A metodologia utilizada é da observação direta da aplicação de jogos de Negócios, desenvolvidos e aplicados pelo autor. Este estudorelaciona o conteúdo de cursos acadêmicos necessários para um gestor de empresas. A proposta é usar Jogos de Empresas como forma de difundir conhecimento de gestão e de tomada de decisão.

Palavras-chave: Jogos de empresas. Simulações. Educação. Ensino.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Metodologia para a gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas, apoiada pela tecnologia da informação.
Autor(a): Marcelo Marçula
Orientador (a): Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Data da defesa: 28/05/2001
Resumo: O mercado atual, em mudança constante, obriga as empresas a utilizarem cada vez mais o conhecimento como matéria prima para seus serviços e produtos. As empresas que usam efetivamente o conhecimento para agregar valor aos serviços e produtos, têm um valor de mercado maior que o seu valor contábil.
O que causa essa diferença é o capital intelectual (conhecimento) que a empresa possui, pois ela pode fazer coisas para o cliente que os concorrentes não podem fazer. Devido a essa importância, o conhecimento deve ser como qualquer outro capital existente na empresa. A Gestão do Conhecimento assume um papel importante nas empresas.
Por isso, a Tecnologia da Informação é importante na Gestão do Conhecimento como ferramenta para a coleta, processamento, armazenamento e distribuição do conhecimento.
Neste contexto, as Pequenas e Médias Empresas apresentam problemas para administrar o seu conhecimento. Em primeiro lugar, apresentam dificuldade para sistematizar o processo de coleta, processamento, armazenamento e distribuição do conhecimento. Em segundo lugar, apresentam uma certa dificuldade financeira em adquirir ferramentas de tecnologia da informação, que ajudam nesse processo.
Desse modo, é necessário apresentar uma metodologia de gestão do conhecimento que seja apropriada para as pequenas e médias empresas.  

Palavras-chave: Conhecimento. Gestão do Conhecimento. Pequenas Empresas e Médias Empresas. Tecnologia da Informação.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Análise da competitividade da indústria de calçados de couro bovino da cidade de Franca São Paulo
Autor(a): Mario Luiz Bimbatti
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 12/06/2001
Resumo: Este trabalho acadêmico analisa a competitividade do “cluster” de calçados masculinos da cidade de Franca, Estado de São Paulo.
Fundamenta-se principalmente nos conceitos defendidos por PORTER, M. e SLACK, N, relativos à estratégia competitiva, com atenção especial aos fatores de capacitação, desempenho e estratégias específicas.
A metodologia utilizada é a pesquisa de levantamento de campo, baseada em questionário de caráter exploratório, pré elaborado.
Contando com o apoio de entidades de classe e empresas do “cluster” de Franca durante a pesquisa, chegou-se a interessantes conclusões relativas ao preparo das empresas frente à concorrência nacional e internacional.    

Palavras-chave: Competitividade. Calçados. “cluster”.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Cadeia Carne-Couro-Calçados: uma abordagem da competitividade sob a ótica de cadeias de fornecimentos


Título: Operadores modais e prova automática de teoremas: uma proposta de tratamento de sistemas de bancos de dados inconsistentes.
Autor(a): Plinio Barbieri Filho
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 22/06/2001
Resumo: Na primeira parte deste trabalho fazemos um apanhado da lógica modal proposicional e dos diversos sistemas modais, finalizando com uma aplicação teórica: a prova automática de teoremas. Na segunda parte apresentamos uma aplicação prática do conceito modal de possibilidade em bancos de dados contendo inconsistências, e analisamos o caso da produção de um disquete de computador.

Palavras-chave: Lógica Modal Proposicional. Operador Possibilidade e Bancos de Dados Inconsistentes. Sistemas Modais e Aplicações.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial


Título: Estudo do planejamento e controle da produção no “Cluster” calçadista de Birigui.
Autor(a): Pio Armando Benini Filho
Orientador: Sônia Sevilha Martins
Data da defesa: 25/06/2001
Resumo: O assunto desse trabalho está inserido no projeto de pesquisa da Cadeia de Produção Carne–Couro–Calçado, desenvolvido pelo Programa de Mestrado em Engenharia de Produção – UNIP-SP.
O objetivo é analisar os tipos mais importantes dos agentes de vantagem competitiva e característica de negócio relacionadas à cadeia de produção. O trabalho examina o Planejamento e Controle da Produção na indústria calçadista de Birigui.

Palavras-chave:  “Cluster”. Indústria Calçadista. Planejamento e Controle da Produção.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Gerenciamento na construção civil baseado no estudo de caso da H. Guedes.
Autor(a): Izaira Kiytiro
Orientador: Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data de defesa: 28/06/2001
Resumo: Este trabalho faz um estudo do caso de como a firma H. Guedes adaptou-se à evolução da tecnologia de produção na construção civil. Após os estudos e levantamentos feitos junto à (firma) H.Guedes, notou-se que ela optou por desenvolver um sistema customizado às suas necessidades. Tal sistema próprio foi baseado principalmente nas tecnologias de Sistema de Administração de Produção para empresas de construção civil (SAP-C). O Sistema de Gerenciamento vem sendo adotado pela empresa como ferramenta de atualização e adequação às práticas empresariais, tendo como referência o SAP-C, com adaptações que possam trazer aplicações práticas e maior eficiência para o setor.

Palavras-chave: Construção civil. Sistema de Administração da Produção.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Transporte coletivo: Aspectos da Qualidade usuários X concessionária - um estudo de caso.
Autor(a): Edinei Luiz
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 10/09/2001
Resumo: Muito foi feito pela melhoria da qualidade do transporte coletivo de passageiros. No entanto, o crescimento da demanda tem superado muito a capacidade de desenvolvimento de oferta, em função de fatores socioeconômicos de difícil tratamento, a exemplo do inchaço urbano nas regiões metropolitanas e o consequente aumento da geração de serviço.
A necessidade da infraestrutura, casa vez mais complexa, para o abrigo das redes rodoviárias e metro-ferroviaria tem degradado o espaço urbano, reduzindo as áreas de lazer e provocando um verdadeiro caos, representado, entre outros fatores, pelo crescente congestionamento de vias e a emissão de uma quantidade maior de poluentes na atmosfera. Por si só estes fatos já evidenciam a queda da qualidade de vida, além do desperdício de combustível, sendo este último agregado ao valor das tarifas.
Competindo ao Órgão Público a fixação de diretrizes para o desenvolvimento do transporte, a geração de serviços é feita em sua maioria por seus prepostos: as concessionárias e permissionárias.
Este trabalho buscou averiguar quais os procedimentos adotados – sob a ótica da engenharia da produção – por uma empresa concessionária, para a geração de serviços de qualidade.

Palavras-chave: Qualidade. Qualidade em serviços. Transporte coletivo.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Sugestão de metodologia integrada para testes de software.
Autor(a): Antenor Rodrigues Correa
Orientador(a): Antônio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 26/09/2001
Resumo: A proposta deste trabalho é a integração de metodologias de testes de Software com objetivo de redução de retrabalho. Os pontos mais relevantes dos trabalhos realizados na área de testes de software, por pesquisadores da NASA Langley Research Center, IBM, Hitachi Software, At&T e Sigma Software, serão retirados e combinados para a elaboração de um processo sistemático de testes que possibilite agregar mais qualidade ao produtor desenvolvido.
Os resultados serão obtidos através da taxonomia das falhas que possibilitarão análises sobre o processo de desenvolvimento e sobre os índices de retrabalho.

Palavras-chave: Teste de Software. Verificação e Validação de Software. Taxonomia das Falhas de Software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Proposta de um modelo de gestão para clubes dedicados a atividades amadoras.
Autor(a): Arthur Fernando Arnold Battaglia
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessôa
Data da defesa: 08/10/2001
Resumo: As atividades inerentes à prestação de serviços vêm ganhando importância na sociedade atual, tanto em termos de participação no PIB - ­Produto Interno Bruto - como na geração de empregos diretos e indiretos. São muitas as razões para este crescimento de demanda; entre elas: o desejo de uma melhor qualidade de vida, a urbanização crescente, mudanças sócio-econômicas como o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, mudanças demográficas e outras.
Os Clubes, ainda que amadores, inserem-se nesta realidade, prestando serviços voltados ao esporte, ao lazer, à cultura e à convivência social entre associados, os quais exigem, da administração de seu Clube, serviços cada vez melhores em contrapartida às contribuições sociais pagas.
Estes Clubes vêm sendo alvo, também, de investimentos sob a forma de patrocínios, de gestão, de co-gestão, e de outras formas contratuais entre o investidor e o Clube e/ou atleta, atendendo a interesses de todos os envolvidos.
Tais características levam os Clubes à necessidade de adotar uma administração profissionalizada, visando fidelizar o corpo associativo e os parceiros comerciais, preservando, com isso, a base contributiva e permitindo a continuidade da existência da instituição.
Este estudo apresenta uma proposição, sob um enfoque abrangente, de um modelo de gestão que considera as necessidades para a administração do segmento dos Clubes, elementos integrantes da crescente indústria dos serviços.

Palavras-chave: Administração. Clube Esportiva. Gerenciamento.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho


Título: A qualidade na construção civil de edificações: o caso H. Guedes
Autor(a): Isabel Cristina Satie Yoshida Tonetto
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 09/10/2001
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo central mostrar como uma empresa da construção civil, que trabalha no sistema de preço fechado, tem se atualizado perante as transformações aceleradas dos cenários produtivos e econômicos mundiais, buscando a competitividade, cada vez mais existente neste mercado. Em função desta competitividade, que impõe retornos financeiros menores, quando comparados com outras décadas, a lucratividade torna-se decorrência da capacidade da empresa em racionalizar seus processos de produção, reduzir seus custos, aumentar sua produtividade e satisfazer as exigências dos clientes. Neste contexto, sistemas de qualidade vêm sendo adotados pelas empresas, como uma ferramenta de atualização e adequação às práticas empresariais, que têm como base as normas da série ISSO/ NB 9000, realizando-se adaptações que possam trazer, mediante novos desenvolvimentos e aplicações práticas, maior eficiência nas particularidades do setor.
Estudo de caso foi realizado com a primeira construtora de obras públicas da área de habitação popular a certificar-se com o ISO 9002; com 53 anos de atuação civil, essa construtora decidiu pela implementação de um programa de gestão da qualidade e pela certificação, por buscar melhoria da qualidade dos produtos/serviços, aumentar a competitividade, atender exigência de clientes e criar um diferencial de marketing. Este trabalho constata a padronização do processo produtivo e sua documentação, dos desperdícios e do retrabalho, a integração entre obra e escritório, trazendo, como consequência, benefícios diretos e indiretos. 

Palavras-chave: Construção Civil. Sistema da Qualidade. Competitividade.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Aspectos de qualidade da logística do turismo: estudo de caso.
Autor(a): Neuton Sigueki Karassawa
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 29/10/2001
Resumo: A presente dissertação reúne, para a abordagem do problema objeto de análise, os conceitos de Logística, turismo e Qualidade a Logística, como um dos componentes primordiais do sistema turístico; a Qualidade como o ingrediente inevitável em qualquer negócio que pretenda ser competitivo e ter vida longa.
Percebe-se pela pesquisa bibliográfica que o conceito de Qualidade relacionado ao serviço é coisa relativamente recente e restrita e seu desenvolvimento fundamenta-se nos conceitos de qualidade de produção de bens tangíveis, sendo ainda mais escassa a literatura relacionada especificamente à qualidade do serviço turístico.
O trabalho conceitua, inicialmente, esse três temas – Logística, Turismo e Qualidade – e desenvolve uma pesquisa exploratória direcionada à utilização do instrumento de medida de qualidade Ser,  o qual, aplicado ao estudo de caso de uma operadora turística, objetivando (1) identificar a cadeia logística associada a atividade turística e (2) avaliar a resposta de prestadora de serviço à expectativa do turista.

Palavras-chave: Logística em turismo Satisfação do cliente em turismo. Qualidade em turismo. Avaliação da satisfação do cliente.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Processo de manutenção de software: um modelo da qualidade com ênfase na manutenção preventiva.
Autor(a): Luzia Nomura
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 05/11/2001
Resumo: A globalização e o aumento da concorrência afetam empresas de todos os tamanhos e segmentos. Na área de software, novas tecnologias surgem a cada dia, observa-se uma grande corrente em busca de melhor qualidade, maior produtividade, melhor gerenciamento, custos menores e competitividade. Neste contexto, o processo de manutenção de software é fundamental para o efetivo desempenho de todos estes objetivos. A fase de manutenção de software é responsável pela maior parte dos gastos em software de computador. À medida que mais programas são desenvolvidos, a quantidade de esforços e recursos despendidos em manutenção vai crescendo gradativamente. Uma meta primordial das organizações é facilitar a acomodação das mudanças através de mecanismos para avaliar, controlar e fazer modificações, procurando principalmente reduzir os altos custos em manutenção e obter ganhos em qualidade e produtividade do software. Este trabalho visa analisar os problemas, as soluções técnicas e administrativas e os modelos de processos existentes nesta área, propondo um modelo de melhoria da qualidade em manutenção de software com ênfase na manutenção preventiva, usando como base conceitos do setor de manufatura como TPM (Total Productive Maintenance) e o programa 5S’s (Housekeeping).

Palavras-chave: Manutenção de software. Melhoria da qualidade. TPM.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Considerações sobre análise e diagnóstico de processos de produção aplicadas à construção de software
Autor(a): Renato Jensen
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa: 12/11/2001
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estabelecer e apresentar um comparativo entre os conceitos de uma manufatura de produtos tangíveis e empresas de serviços, especificamente de desenvolvimento de software, também denominadas fábricas de software. Verificar e discutir quais conceitos se aplicam à construção de software, tendo em vista as diversas definições encontradas na literatura. O método de pesquisa utilizado é de estudo de caso, através de entrevista e observação direta, desenvolvido e aplicado pelo autor.
São apresentados três casos de empresas de desenvolvimento de software, tendo cada uma delas diferentes graus de customização em seus produtos.

Palavras-chave: Fábrica de software. Serviços. Processos de produção. Projeto de software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Análise estrutural do ambiente de gestão dos grandes clientes no mercado livre de energia elétrica.
Autor(a): Carlos Eugenio Zampieri
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 13/11/2001
Resumo: O setor elétrico brasileiro tem passado por grandes alterações, principalmente com a introdução da desregulação e competitividade em algumas das suas atividades tais como geração e comercialização. As modificações demandarão novas habilidades das utilities elétricas incluindo estratégia de negócios, estrutura organizacional, marketing, planejamento integrado do suprimento e demanda, produtos, serviços e atendimento ao cliente. Baseado na teoria estrutura/conduta/desempenho, este trabalho tem o objetivo de propor a adoção dos conceitos de gestão dos grandes clientes do mercado livre de energia elétrica baseado na gestão do relacionamento com cliente (CRM). Uma pesquisa exploratória foi realizada em quatro companhias.
Esta pesquisa exploratória indica que as companhias do setor elétrico brasileiro estão se preparando de acordo com o modelo estrutura/conduta/desempenho para operar num mercado competitivo e existindo, portanto, a oportunidade de se utilizar a estratégia de relacionamento com clientes como uma nova forma de fazer negócios.

Palavras-chave: Mercado livre de energia elétrica. Grandes Clientes Gestão de relacionamentos com clientes.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Facilidade de uso, confiança no comércio eletrônico e análise de modelos atualmente utilizados.
Autor(a): Márcia Maria Teresa Baptistella
Orientador(a): Wagner Däumichen Barrella
Data da defesa: 03/12/2001
Resumo: Devido à evolução das formas de negociação no mercado mundial, este trabalho tem o intuito de realizar um levantamento da realidade do comércio eletrônico no Brasil, a fim de caracterizá-lo como uma nova possibilidade de fazer negócios, identificando o motivo pelo qual as empresas são atraídas a praticá-los, assim como as vantagens e desvantagens em utilizar essa nova tecnologia digital, capaz de disponibilizar serviços e produtos através da Internet. O trabalho pretende ainda analisar como o layout do site e as informações nele disponíveis no mesmo são capazes de atrair ou distanciar o cliente do botão “comprar”, assim como o marketing pode influenciar na conquista e mudança de comportamento dos clientes. Outra proposta é observar os elementos que caracterizam um site seguro, identificar as formas de pagamento aceitas e a logística que envolve todo o processo de uma transação eletrônica, ou seja, o B2C (Business to Customer). 

Palavras-chave: E-commerce. Amigabilidade. Segurança.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Desenvolvimento e Implantação do IQTC: Índice qualitativo Técnico comercial - o caso Mercedes-Benz do Brasil.
Autor(a): Claudia Meucci Andreatini
Orientador (a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 07/12/2001
Resumo: A partir da crise econômica, na década de 70, e com o surgimento de sistemas de gerenciamento da produção, na década de 80, como Just-in-Time, o Kanban e ERP, surge a concepção de uma produção mais enxuta, procurando atender à demanda da forma mais rápida possível e minimizando-se estoques, gerando uma mudança na relação cliente-fornecedor. A Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu um sistema de apoio a seus fornecedores, dentro do qual se encontra o IQTC – Índice Quantitativo Técnico Comercial. Este índice conta com a participação de diversos setores que estudam isoladamente seu parecer com relação a diversos fornecedores, gerando uma nota segundo critérios que serão apresentados no decorrer do trabalho.
Através dessas notas, a montadora passa a ter uma visão global do fornecedor que por sua vez pode questionar os motivos que o levaram a obter esta nota, podendo melhorar sua atuação.

Palavras-chave: Administração de Materiais. Cadeia de Suprimentos. Gestão da Qualidade.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Implantação do sistema SAP R/3 em indústria de autopeças
Autor(a): Sergio Marchiori Andreatini
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 07/12/2001
Resumo: Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) já são uma realidade nas empresas brasileiras. Estes sistemas podem, resumidamente, ser considerados como verdadeiros integradores de todos os processos dentro de uma empresa, adequando-se a, praticamente, qualquer ramo de atividade. Os diversos processos que ocorrem, muitas vezes, de forma paralela e redundante, passam a ser otimizados, tendo suas interfaces muito bem definidas. O intercâmbio e a integração dos dados passam a ser automáticos. A visão gerencial de toda a operação do “negócio” passa a ser muito transparente. Infelizmente, a obtenção de todas estas e outras vantagens só é conseguida à custa de grande sacrifício, que começa antes mesmo do início da implantação propriamente dita. Dentre os diversos sistemas disponíveis, aquele desenvolvido pela empresa alemã SAP é, sem sombra de dúvida, o mais difundido em todo o mundo. No ramo automotivo, considerando-se toda a cadeia de fornecimento, ou seja, montadoras, fornecedores (1st tier), sub-fornecedores (2nd tier) etc., a introdução dos sistemas ERP tem se mostrado ainda lenta. O presente trabalho propõe-se ao cumprimento de duas tarefas: uma revisão bibliográfica de razoável abrangência sobre os sistema MRP, MRP II E ERP, com especial ênfase nos sistemas SAP, e a apresentação de um estudo de caso relativo à implantação do sistema SAP R/3 versão 4.0b em uma indústria multinacional do ramo de autopeças. Após um ano, decorrido do início da implantação do sistema nesta empresa, ficou comprovado tratar-se de uma tarefa árdua e delicada; porém os benefícios já são bastante perceptíveis e significativos. É inegável que se trata de uma ferramenta poderosa, com diversos recursos ainda a serem explorados. A exploração positiva destes benefícios constitui-se em desafio próximo para esta empresa.  

Palavras-chave: Implantação ERP. Sistema de gestão. Autopeças.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Análise das mudanças do sistema convencional da produção para manufatura Celular
Autor(a): Daphne Cristine Fernandes
Orientador(a): Wagner Däumichen Barrella
Data da defesa: 18/12/2001
Resumo: A manufatura celular é hoje uma das estratégias mais usadas por industriais, principalmente por aqueles de médio e grande porte. Essa mudança na estrutura produtiva é uma estratégia que visa reduzir espaço físico, melhorar o set-up, diminuir tempo de entrega e tornar o fluxo de caixa mais vantajoso.
O trabalho de pesquisa para esta dissertação consistiu num estudo de caso, com o levantamento de dados, passo a passo, de implementações de células de manufatura em médias e grandes empresas. Por meio de análise dos dados obtidos foi possível avaliar os problemas e as soluções encontradas para eles.

Palavras-chave: Manufatura celular. Just-In-Time. PCP.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Aplicação de conceitos de logística na análise do processo de embarque e desembarque do Aeroporto de Congonhas.
Autor(a): Florisberto Garcia dos Santos
Orientador(a): Wagner Däumichen Barrella
Data da defesa: 18/12/2001
Resumo: O tráfego aéreo mundial tem sido um dos assuntos mais frequentes nos debates e conferências sobre sistemas aéreos dos últimos anos. Em função do tamanho continental, importância estratégica e necessidade de desenvolvimento, o Brasil também possui muito interesse nessa área. Além disso, com o advento da internet e devido também à globalização, que torna os assuntos não mais restritos a uma determinada localidade, mas, sim, pertencentes a uma aldeia global, a questão do tráfego aéreo torna-se mais importante ainda. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar um estudo sobre o aumento do tráfego aéreo, e, principalmente, as influências desse aumento nas operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas.
Analogamente, foi utilizada uma ferramenta da Engenharia de Produção, a logística, aplicada ao processo de embarque e desembarque de passageiros, comparando-os com o processo de recebimento e envio de mercadorias em uma linha de produção. Dentro da logística foram estudados alguns aspectos relativos como o lead-time de produção. Outro fator importante  abordado é o que diz respeito ao atendimento do cliente, peça fundamental para esse estudo.

Palavras-chave: Embarque/Desembarque. Logística Aplicada. Redução de Lead-time.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Considerações sobre o controle materiais em empresas de locação de equipamento.
Autor(a): Antonio Alberto Dias Leal
Orientador(a): Wagner Däumichen  Barrella
Data da defesa: 27/12/2001
Resumo: A proposta deste trabalho é mostrar o controle da movimentação de materiais em uma empresa de locação de equipamentos de informática, identificando as dificuldades no controle do almoxarifado, dadas as constantes mudanças que ocorrem no equipamento, dependendo da necessidade do cliente. Essas mudanças envolvem desde a aparência do equipamento, configuração, obsolescência, até necessidades de software específico.
O mercado de serviços de locação de equipamentos de informática possui variações tanto na seleção do equipamento, quanto na sua utilização. Se o equipamento ficar exposto ao público, não pode haver falhas, deve estar em perfeitas condições e funcionar adequadamente. Todos os itens que ficam à mostra precisam ser iguais dificultando ainda mais a separação, pelo almoxarifado   de forma a atender as necessidades do cliente.
Devido às considerações acima, o maior problema fica para o almoxarifado, que tem, a todo  momento, que efetuar modificações no equipamento, mudando suas características originais, dificultando o controle dos componentes e do equipamento.

Palavras-chave: Controle. Movimentação de Materiais. Melhorias. Locação de Equipamentos.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: