Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Dissertações Defendidas - 2000

Título: Cooperativa de trabalho: organização do trabalho, perspectiva e possibilidade.
Autor(a): Luiz Edmundo de Oliveiras Moraes
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Ano da defesa: 05/01/2000
Resumo: O desenvolvimento técnico da produção está associado a mudanças na organização do trabalho e a uma transformação mais geral no modo de acumulação capitalista. As cooperativas de trabalho são um modelo centenário de organização de trabalhadores e ressurgem no Brasil, nos anos 80, como uma forma de adaptação às necessidades de flexibilização da produção. Nesse período de transição, no qual formas rígidas e flexíveis coexistem, o significado do cooperativismo de trabalho pode representar uma degradação das relações de trabalho, como pode representar, também, uma forma interessante de inserção no mercado de trabalho sob condições de maior autonomia e com uma participação mais efetiva nas decisões da empresa. O presente trabalho procura avaliar as perspectivas do cooperativismo de trabalho no Brasil de hoje, e refletir sobre sua inserção na produção e na organização do trabalho.

Palavras-chave: Cooperativismo. Cooperativa de trabalho. Cooperativa e organização do trabalho. Autonomia do trabalho e cooperativa.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Sistema de Gestão de qualidade como estratégia competitiva: estudo de caso em uma empresa de médio porte.
Autor(a): Ricardo Valentim Tavares Antunes
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Ano da defesa: 03/04/2000
Resumo: Este trabalho de pesquisa busca relacionar as atividades de implantação de um Sistema de Qualidade em uma fábrica de médio porte, localizada no Sul de minas Gerais, região até então de pouca tradição industrial, com uma base teórica que serviu de referência ao sequenciamento das várias etapas que compuseram o projeto.
Metodologicamente, adotou-se o modelo de pesquisa-ação, ou seja, é uma pesquisa de caráter exploratório, cuja consequência foi a interferência na realidade da empresa com base no aparato teórico e nos resultados da exploração.
Pode-se afirmar que os resultados são satisfatórios e que a implantação de tal tipo de sistema, obrigatoriamente, excede seus próprios limites no chão de fábrica.

Palavras-chave: Sistema de Gestão. Estratégia competitiva.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Uma Avaliação dos Sistemas ERP.
Autor(a): Luciano Grubba da Silva
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Data da defesa: 17/04/2000
Resumo: Nesta dissertação é apresentada uma avaliação dos sistemas ERP (Planejamento de Recursos da Empresa) no seu estado atual e evolucionário de desenvolvimento, mostrando que suas características sistêmicas e de negócio estão embutidas nos conceitos mais tradicionais de Engenharia da Informação criados por James Martin na década de 60. Na década passada o ambiente de negócios mudou dramaticamente. O mundo tornou-se um mercado pequeno e dinâmico. As tecnologias atuais possibilitam às empresas irem além de suas fronteiras internas, permitindo que os conceitos de Engenharia da Informação sejam globais e, como consequência, possibilitam o intercâmbio de conceitos mais amplos e desafiadores de integração da informação e do poder e valor da informação para os tomadores de decisão. É a noção de integração que permite à empresa obter significantes benefícios nos seus processos administrativos, eliminando redundâncias e controles que não são mais necessários em um ambiente integrado.

Palavras-chave: Integração. Tecnologia da informação. Estratégia de informação.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Planejamento no processo de produção de sistemas hipermídia
Autor(a): Robert Ari Waker
Orientador(a): Romero Tori
Data da defesa: 04/05/2000
Resumo: A área da hipermídia está em rápido crescimento, encontrando aplicação em praticamente todas as áreas de negócio, de apresentações institucionais a treinamento baseado em computador (CBT), passando por quiosques com telas sensíveis a toque, sistemas de informações gerenciais, sistemas de comunicação interna e comércio eletrônico. Para que a aplicação hipermídia realmente atinja seus objetivos, são necessários o desenvolvimento formal de sistemas e técnicas de gerenciamento de projetos.
O objetivo geral deste trabalho é apresentar a importância do planejamento, como também as principais diretrizes para um planejamento específico vol¬tado ao processo de produção de sistemas hipermídia. São estudados e apresentados os conceitos teóricos da tecnologia de hipermídia e dos méto¬dos de planejamento de projetos, bem como diferentes metodologias de projeto e características próprias de cada projeto hipermídia.
Desta forma, destacamos, neste trabalho, recomendações que orientam o planejamento do processo de desenvolvimento de sistemas hipermídia de uma maneira coerente, que permitem a criação de um produto de Qualidade, dentro de um processo eficaz.

Palavras-chave: Planejamento. Produção. Hipermídia.
Área de Concentração: Gerência da Produção.
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Metodologia para identificação de funções que adicionem valores aos sistemas de gestão empresarial – ERP’s.
Autor(a): Edison da Silva Monteiro
Orientador(a): Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 16/05/2000
Resumo: A proposta desta dissertação é de apresentar uma Metodologia para Identificar Funções que Adicionem Valores aos Sistemas Enterprise Resource Planning - ERP's (BAAN, SAP, QAD, SSA, JEDW ARDS, ORACLE, MICROSIG_ MAGNUS).
Esta metodologia contém 8 fases e foi desenvolvida utilizando as idéias da técnica de "Análise do Valor" a qual é largamente utilizada na indústria em todo o mundo.
A metodologia sugere um importante trabalho para ajudar as empresas a identificarem funções especiais dirigidas aos usuários. Tanto os clientes como os usuários que necessitam utilizar essas "Novas Funções", que ainda não estejam disponíveis ou incorporados nos sistemas ERP's, poderão usá-Ia. O momento é muito propício, pois as empresas estão buscando novas funções que acrescentem resultados com o uso dos ERP's atualmente implantados.
Após utilizar o questionário de pesquisa da Metodologia em 24 empresas no mercado brasileiro, obtivemos as principais funções que adicionam valores aos sistemas ERP' s como resultado da pesquisa.

Palavras-chave: ERP. Análise de valores. Gestão empresarial.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Estudo da formação da fase sigma em um aço inoxidável duplex norma din W nº 1.4460 na faixa de temperaturas entre 750º e 850ºC.
Autor(a): Sandra Brunella Orefice Pinto
Orientador(a): Tibério Cescon
Data da defesa: 24/05/2000
Resumo: Os aços inoxidáveis austeníticos, ferríticos e duplex, têm sido muito utilizados, devido às suas excelentes propriedades de resistência à corrosão em especial, os aços inoxidáveis duplex pelas suas excelentes propriedades mecânicas. No entanto, os aços inoxidáveis duplex (ferríticos-austeníticos) são susceptíveis à formação de fases secundárias que podem prejudicar as propriedades mecânicas. Uma dessas fases secundárias é a fase sigma, que é uma fase intermetálica, tetragonal, muito dura e frágil. Esta fase apresenta maior cinética de formação na faixa de temperaturas entre 750 e 850°C. Esta faixa de temperaturas pode ser facilmente atingida durante processamento termo¬mecânico e processos de soldagem: portanto, em condições de serviço.
Neste trabalho, foi estudada a formação de fase sigma, no aço DIN W Nr.1.4460 (25Cr-5Ni). A formação desta fase foi verificada experimentalmente com o auxílio de várias técnicas complementares de análise microestrutural, tais como: microscopia óptica, medidas de dureza Vickers, difração de raios-X e medidas magnéticas, utilizando-se de um ferritoscópio. O material recebido foi solubilizado a 1050ºC durante uma hora, com o intuito de dissolver elou eliminar quaisquer fases secundárias formadas durante o processamento termomecânico.
Após o tratamento térmico de solubilização, as amostras foram envelhecidas na faixa de temperaturas entre 750 e 850°C por períodos de tempo que variaram de 30 minutos a 24 horas. Todas as amostras foram resfriadas em água. As amostras solubilizadas e envelhecidas foram preparadas metalograficamente para (a) observação, utilizando-se de microscopia ótica, e (b) para a identificação das fases formadas, utilizando-se difração de raios-X. A utilização do ferritoscópio visou a verificação da decomposição da ferrita, fase magnética, em fase sigma, ou seja, fase não magnética. Isto foi possível, pois a formação de fase sigma já tinha sido verificada por direção de raios-X.
Os resultados das medições realizadas possibilitaram a construção de curvas de cinética de formação de fase sigma para temperaturas na faixa estudada para o aço 1.4460 recebido como amostra.

Palavras-chave: Aço Inoxidável Duplex. Temperatura. Formação da Fase Sigma.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Estudo da organização do trabalho de funções do sistema bancário sujeitos a problemas de saúde decorrentes desta estrutura.
Autor(a): Ricardo Calsans
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 05/06/2000
Resumo: As doenças decorrentes do trabalho vêm ganhando espaço em função do reconhecimento de direitos do trabalhador, de leis específicas e da introdução massiva de equipamentos de informática.
A abordagem que se fez nesta pesquisa relaciona-se com a L.E.R – Lesões por Esforços Repetitivos ou DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, no caso de caixas de agências bancárias.
Para a compreensão do problema, apresentou-se um estudo que identifica as causas básicas deste distúrbio e o ambiente de trabalho.
Como proposta estudou-se todas as atividades e o ambiente de trabalhadores como caixas bancários, equipamentos, mobiliários, movimentos com os membros superiores e a postura corporal do traabalhador, no posto de trabalho.
Na conclusão apresenta-se um modelo, com objetivo de reduzir a incidência dessa doença.

Palavras-chave: Doenças do trabalho. L.E.R. ― Lesão por Esforços Repetitivos. Integração homem-trabalho.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e controle da produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:


Título: Tratamento Químico de Passivação do Aço Inoxidável AISI 420: Melhoria da Qualidade de Instrumentais Cirúrgicos
Autor(a): Gabriela Toti Junqueira
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 15/06/2000
Resumo: Estudos do comportamento de amostras decapadas de aço inoxidável AISI 420 em soluções oxidantes ácidas e básicas foram realizados, na tentativa de encontrar um tratamento superficial de baixo custo, para que indústrias brasileiras de instrumentais cirúrgicos possam ter competitividade no mercado atual. O tratamento superficial tem como objetivo aumentar a proteção contra a corrosão, que nestes materiais é bastante acentuada devido à contínua esterilização e devido ao fato de serem utillizados no corpo humano que é um meio bastante corrosivo.
Para verificar a eficiência das soluções oxidantes, foram realizados ensaios com medidas de massa e de potencial de circuito aberto em solução padrão (solução a 3% em massa de cloreto de sódio) e na solução oxidante.
Nas soluções contendo ácido nítrico, foi verificado que são mais eficientes quanto mais concentrado estiver o ácido. Foi analisada ainda a adição dos sais bismuto de sódio e molibdato de sódio dihidratado às soluções ácidas, os quais melhoram a passivação do metal.
Com solução de carbonato de sódio 0,1 mol/L, foi verificado que os resultados são bastante eficientes, tanto quanto ao aumento de massa, indicando a formação da camada de óxido. Quanto aos potenciais de circuito aberto, houve um aumento de 180 mV, indicando o enobrecimento do metal.

Palavras-chave: Aço Inoxidável. Corrosão. Instrumental Cirúrgico. Desenvolvimento de Produto. Melhoria da Qualidade.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Produção  e Gestão Ambiental
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Físico-QuímicaTeórica e Aplicada


Título: Estudo da estabilidade de forno esférico para calibração de termopares em aplicações industriais pelo método de comparação.
Autor(a): Francisco Carlos Paletta
Orientador(a): Tibério Cescon
Data da defesa: 20/06/2000
Resumo: Nos diversos segmentos da indústria, a monitoração da variável temperatura é fundamental para a obtenção do produto final especificado. Em todos os campos da manufatura, os avanços tecnológicos permitem às empresas encontrar soluções para melhor gerenciar os processos industriais, aumentar a produtividade, reduzir custos e simplificar suas operações.
Este trabalho apresenta a importância dos conceitos e tecnologias relacionados com a medição de temperatura em processos de produção. Discutiremos aspectos fundamentais de especificação, seleção e calibração de dispositivos de medição de temperatura. O objetivo deste trabalho é o estudo da estabilidade de fomos de calibração esférico para calibração de termopar pelo método da comparação.

Palavras-chave: Termometria. Calibração. Estabilidade. Medição de Temperatura. Termopar e Forno.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Mudanças no processo de gestão como estratégia competitiva: um estudo de caso do setor eletro-eletrônico.
Autor(a): Marcos Antonio Riguetti
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 14/08/2000
Resumo: Este é um estudo sobre a mudança do sistema de gestão da produção e o desenvolvimento do novo modelo por um período de aproximadamente dez anos, em uma empresa do ramo eletro-eletrônico, fabricante de componentes semicondutores.
O cenário, no início da década de 90, foi marcado por mudanças na forma de como as empresas competiam no mercado interno. Até o final da década de 80, as empresas brasileiras estavam de certa forma “protegidas” com a reserva de mercado. Após a abertura do mercado, com a redução das alíquotas de importação, as empresas nacionais depararam com o problema do custo de seus produtos diante dos produtos importados. Várias empresas do ramo de componentes eletro-eletrônicos deixaram de produzir, passando a importar, e outras encerraram as suas atividades neste segmento de mercado.
Neste trabalho, a princípio, fez-se um estudo básico dos conceitos sobre a globalização dos mercados, competitividade, estratégia de manufatura, sistema de decisões da organização. Isto resultou na sobrevivência da empresa até o momento.

Palavras-chave: Estratégia Competitiva. Modelo de Gestão. Administração da Produção. Gestão da produção em uma empresa do ramo eletro-eletrônico.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: A estratégia da segurança do trabalho no setor elétrico de geração e distribuição de energia elétrica paulista.
Autor(a): Vicente de Siqueira Filho
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 14/08/2000
Resumo: Este é um estudo sobre as características da organização da segurança do trabalho no setor de geração e distribuição de energia elétrica paulista.
Para o estudo de caso foi escolhida a empresa do setor elétrico paulista que representa a maior área de geração de energia no Estado de São Paulo.
Inicialmente, foram analisados os fundamentos e bases conceituais da segurança do trabalho, com estudo da evolução no mundo e no cenário nacional, complementando as leis prevencionistas.
Metodologicamente, adotou-se o modelo de pesquisa de caráter exploratório, junto a empresa do setor de energia, onde foram estudadas as características da organização da segurança do trabalho.
Finalmente, conclui-se que a aplicação de leis prevencionistas e o seu estrito cumprimento dentro da empresa não acompanha as técnicas.

Palavras-chave: Segurança do trabalho. Fundamentos da organização.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho.


Título: Método de controle e avaliação de sistemas produtivos.
Autor(a): Duílio Humberto Pinton
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 21/08/2000
Resumo: Este trabalho está fundamentado em técnicas consagradas da Administração da Produção, porém nunca integradas em um único corpo. Tem o objetivo de apresentar uma metodologia de gerenciamento, composta de procedimentos e indicadores para avaliação de resultados, que pode auxiliar e simplificar as ações e as decisões necessárias nos aspectos estratégicos, táticos e operacionais de uma unidade produtiva.
A conjugação Teoria das Restrições, Controle Estatístico do Processo e Análise de Valores reflete conceitos de logística, qualidade e preço aspectos permanentemente perseguidos por empresas que buscam competitividade.
A principal contribuição está na integração dessas técnicas que permite interpretar situações de maneira diferente dos modelos tradicionais que observam resultados localizados.
Através de observações em pesquisas de campo e aplicações integradas dessas técnicas, o autor discute situações que podem ser exploradas de maneira vantajosa pelas empresas, quando têm a visão do negócio como um todo e o conhecimento do potencial dessas técnicas.
O autor entende que o objetivo foi alcançado. Apesar da difícil tarefa de converter as observações e experimentações em palavras, acredita estar oferecendo uma contribuição significativa para os profissionais das diversas áreas e, consequentemente, para as empresas.
Palavras-chave: Gerenciamento de Operações. Teorias das Restrições. Controle Estatístico do Processo. Análise de Valores. Indicadores.

Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Um Modelo de Previsão da Demanda de Mercado Baseado na Lógica Paraconsistente Anotada de Anotação com Dois Valores - LPA2V
Autor(a): Afrânio Carlos Murolo
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 30/08/2000
Resumo: As Lógicas Paraconsistentes são uma classe de lógica não-clássicas e foram edificadas para se encontrar meios de tratamento em relação às situações contraditórias.
Em âmbito mundial, nos principais centros de pesquisa, tem-se investigado de forma aprofundada a estrutura teórica da Lógica Paraconsistente. A análise essencialmente teórica em alguns trabalhos que possibilitam programação, utilizando-se Lógica Paraconsistente Anotada, demonstra que a lógica em pauta está mais direcionada para o enquadramento que envolva problemas arraigados por situações de contradições.
A Lógica Paraconsistente também é uma nova forma de controle de conhecimento incerto, sendo que, no trabalho em referência, são apresentados métodos que proporcionam meios de utilização da LPAV2
V, possibilitando de forma consistente, mecanismos que refletem um maior refinamento no processo decisório.
A metodologia da pesquisa consiste em elaborar métodos de interpretação da LPA2V, considerando-se a estrutura teórica apresentada em trabalhos relevantes de pesquisas efetuadas, em Abe (1992a), Da Costa (1996) e Subrahmanian (1987). A partir das interpretações dos autores citados anteriormente, são encontrados métodos de aplicações que determinam o tratamento do conhecimento incerto, traduzindo-se os mesmos sob o ponto de vista prático para a Análise e Previsão da Demanda de Mercado.
O objetivo da pesquisa é apresentar uma aplicação da Lógica Paraconsistente no Modelo de Previsão da Demanda, baseado na LPA2V, como uma poderosa ferramenta nos processos de refinamento e tomada de decisão.
A análise da Previsão da Demanda constitui-se num dos pontos de maior envergadura para a Empresa, referentes às tomadas de decisões por parte da produção, relacionadas às respostas fornecidas pelo mercado, tendo-se como alvo principal, o consumidor.
Procurou-se, ao longo do presente trabalho, enfatizar através de Modelos Matemáticos-Estatísticos de Previsão, fortalecer o propósito de previsão dos níveis da demanda. Buscou-se, através desses modelos, a escolha do que melhor se adaptasse à pesquisa, visualizando-se o tratamento bilateral entre consumidor e produtor.
A conexão envolvendo o Modelo Estatístico de Previsão com a Lógica Paraconsistente Anotada de Anotação com dois valores (LPA2V), determina, para análise final, um refinamento da pesquisa e das tendências estabelecidas, verificando-se o preenchimento da lacuna existente entre os pólos Consumidor e Produtor.
Em face das informações bilaterais, que são sistematizadas e coadunadas, através do Modelo de Previsão, fazendo-se uso da LPA2V, apurou-se as contradições existentes para análise do processo decisório. Portanto, a conexão da LPA2V com o Modelo de Previsão da Demanda facilita, sobremaneira, o tratamento das informações geradas pelos mercados, considerando-se as variáveis endógenas e exógenas, propiciando maior qualidade e precisão entre a escala produtiva e a demanda projetada.

Palavras-chave: Previsão da Demanda de Mercado. Métodos Estatísticos/ Econométricos. Lógica Paraconsistente.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:  Grupo de Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial


Título: As aplicações das tecnologias interativas no ensino da Engenharia
Autor(a): Marco Antonio Arouca
Orientador(a): Romero Tori
Data da defesa: 16/11/2000
Resumo: A proposta deste trabalho é discutir como a Tecnologia da Informação está afetando alunos, escolas e cursos de Engenharia, e sugerir propostas relacionadas ao desenvolvimento de material educativo adequado para incrementar o desempenho do ensino da Engenharia.
Para tanto são considerados: 1) as tecnologias interativas baseadas em computador, principalmente Hipertexto, Hipermídia e Internet; 2) os conceitos básicos nestas áreas; 3) as teorias de aprendizagem; 4) as necessidades atuais do mercado e 5) as adequações que as escolas estão realizando. Todos esses elementos são focados na campo da Engenharia. A parte prática da pesquisa está relacionada com a transformação de um capítulo do material didático convencional da disciplina PRO-190, do curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (USP), adaptando o método do Mapeamento de Informações de Robert E. Horn para organizar a informação de uma forma pedagógica própria e adequada ao emprego das novas tecnologias interativas.

Palavras-chave: Hiperimídia. Ensino da Engenharia. Mapeamento da informação.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Estoque: um estudo de caso na indústria alimentícia.
Autor(a): Mirtes Vitória Mariano
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 20/11/2000
Resumo: Motivadas pela competitividade, ou até mesmo pela sobrevivência, muitas empresas buscam incessantemente melhorias no desempenho de seus produtos ou serviços. Mesmo as Empresas de médio ou pequeno porte com administração familiar e extremamente conservadora, procuram através de transformações na administração, estoque, programas de qualidade e inovações adaptar-se ao novo cenário relacionado ao mundo atual dos negócios.
Este trabalho trata de um estudo de caso, que mostra como uma confeitaria com duzentos empregados, quatro postos de distribuição próprios e uma gama de seiscentos produtos vem se adaptar a esse novo cenário, tendo-se em vista que confeitarias pertencem a um ramo de atividade secular no Brasil, conhecido por ser um negócio em que as inovações, tipicamente, têm sido tópicas, quase exclusivamente na aparência visual, com mudanças de balcões, bancos ou cadeias, posição do caixa.
Neste trabalho, além de um estudo sobre o controle de estoques da empresa, são feitas também com frequência, alusões que mostram a sintonia entre forma empírica das mudanças implementadas e propostas modernas e teoricamente fundamentadas.
Existe ainda, dentro do trabalho, contribuições com o objetivo de melhorar o desempenho dentro da empresa, em relação a um problema provocado por uma máquina requintada tecnologicamente. Com capacidade de produção superestimada em relação à demanda, muitas vezes a produção implica em estocagem de matéria prima e de produto em processo.

Palavras-chave: Controle de estoques. Produção. Inovação.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Ergodesign – O projeto Econômico do Posto de Trabalho como Estratégia Competitiva para melhoria da Qualidade e Produtividade.
Autor(a): Carlos Mauricio Duque dos Santos
Orientador(a): José Benedito Sacomano
Data da defesa: 27/11/2000
Resumo: Este trabalho tem por finalidade: 1) apresentar um breve histórico da ergonomia, os conceitos de postos de trabalho e sua evolução no tempo; 2) apresentar uma metodologia ergonômica para análise e projeto do posto de trabalho, como forma de otimizar as condições de trabalho dos funcionários/colaboradores, para que estes possam realizar suas tarefas com conforto, segurança, eficiência e eficácia, visando melhorias na qualidade dos produtos e serviços, através do projeto ergonômico do posto de trabalho e 3) tornar a empresa competitiva, com os benefícios conquistados como o projeto de adequação ou concepção ergonômica do posto e do ambiente de trabalho.
A metodologia ergonômica para análise e desenvolvimento de projetos do posto de trabalho utiliza-se do DESIGN e da ERGONOMIA como ferramenta para concepção e/ou adaptação ergonômica de ambiente e posto de trabalho.
Para exemplificar a metodologia proposta, apresentamos estudos de casos, de análises e projetos ergonômicos desenvolvidos para empresas que estão voltadas para programas de qualidade e de certificação de produtos e serviços, investindo em ERGONOMIA nos seus postos e ambientes de trabalho.

Palavras-chave: Ergonomia. Design. Qualidade. Produtividade. Qualidade de vida. Segurança do trabalho.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho


Título: Desenvolvimento de Técnica Padrão para Avaliação da Resintência à Corrosão de Instrumentais Cirúrgicos de Aço Inoxidável
Autor(a): Alexandre Daliberto Frugoli
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 19/12/2000
Resumo. O desenvolvimento das empresas está ligado à disponibilidade de recursos tecnológicos e de procedimentos de controle da qualidade de seus produtos. Por sua natureza e funções, a indústria de material cirúrgico nacional necessita de prática padrão, que sirva para pesquisa e desenvol-
vimento de seus produtos e para controle da qualidade de sua produção. Uma das características importantes do instrumental cirúrgico que deve ser desenvolvida, de forma quantitativa, é a sua durabilidade.
O trabalho propõe e desenvolve um procedimento padrão que permite a avaliação  da resistência à corrosão de instrumentos cirúrgicos, fabricados em aço inoxidável.
Para concretizar o objetivo proposto, a dissertação está dividida em duas partes principais. A primeira parte consiste no estudo das técnicas experimentais, especialmente eletroquímicas, para ensaios de corrosão. Nesta parte do projeto foram consultados livros textos, periódicos científicos e normas técnicas, com o intuito de avaliar o estado da arte na área. A segunda parte trata de otimizar as condições de trabalho, e simular situações experimentais da prática de um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e de controle. São abordados, nesta parte do trabalho, estudos das variáveis do sistema e a sua resposta.

Palavras-chave: Aço Inoxidável. Resistência à corrosão. Instrumental Cirúrgico. Resistência à Polorização. Técnica Padrão.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Produção e Gestão Ambiental
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Físico-QuímicaTeórica e Aplicada


Título: Estudo da Viabilidade Técnica de Aplicação do Processo de Usinagem por Eletroerosão em Compósitos de Matriz Polimérica com Carga Eletrocondutora de Alumínio
Autor(a): Carlos Donizzetti de Oliveira
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 21/12/2000
Resumo: Este trabalho apresenta possíveis problemas e soluções relativos à aplicação do processo de usinagem por eletroerosão em compósitos de matriz polimérica. O processo de eletroerosão só se aplica a materiais eletrocondutores e apresenta a vantagem de permitir, quando viável, usinagem de detalhes de alta complexidade e alta precisão sem aplicação de esforços sobre a peça usinada o que permite sua utilização em peças de baixa rigidez mecânica, devida à pequena espessura da peça, a formas geométricas desfavoráveis ou mesmo a baixo módulo de elasticidade longitudinal do material. Diante da evolução dos polímeros intrínseca e extrinsecamente eletrocondutores, pode-se considerar de grande relevância a possibilidade, mesmo que futura, de aplicação do processo de eletroerosão a estes materiais. Com a aplicação desse processo, projetistas, que optassem por materiais de base polimérica eletrocondutores, poderiam otimizar a fabricação das peças projetadas e evitar diversos problemas típicos da usinagem de polímeros e de compósitos.

Palavras-chave Eletroerosão. Compósito Eletrocondutor. Resina Fenólica. Matriz Polimérica. Pó de Alumínio.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Produção e Gestão Ambiental
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Físico-QuímicaTeórica e Aplicada


Título: Estudo do comportamento de pequenas e médias empresas em relação a sistema integrado de gestão.
Autor(a): Mario de Souza Nogueira Neto
Orientador(a): Antônio Roberto Pereira Leite de Albuquerque
Data da defesa: 28/12/2000
Resumo: Esta dissertação procura, através de pesquisa em um grupo de pequenas e médias empresas, fazer uma análise preliminar da evolução dos sistemas de informação neste segmento empresarial.
Analisando a atual situação da tecnologia da informação nestas empresas e comparando-a com o que foi encontrado em nossos levantamentos, identificamos, em primeira análise, que as pequenas empresas tendem a assimilar mais facilmente do que as médias empresas o desenvolvimento da tecnologia da informação, apresentando uma menor resistência à assimilação de seus novos conceitos e paradigmas.
Ficou, ainda, evidente que todas elas demonstram intenção de utilizar as informações obtidas pelo Sistema Integrado de Gestão como suporte a tomada de decisões.

Palavras-chave: Sistemas de informação. Sistemas integrados. Empresa de pequeno porte. Empresa de médio porte.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão de Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Estudo da usinabilidade do aço ABNT 10b22.
Autor(a): Roberto Aparecido Barillari
Orientador(a): Tibério Cescon
Data da defesa: 12/12/2000
Resumo: A idéia básica no desenvolvimento do presente trabalho foi estudar a correlação entre as propriedades microestruturais e mecânicas de um aço de baixo carbono ao boro e sua usinabilidade.
O aço selecionado para o presente estudo, ABNT/AISI/SAE-10B22, tem importância prática na indústria moderna, pela sua elevada usinabilidade, na fabricação de componentes, tais como: parafusos, pinos de pistões, engrenagens, buchas de esteira. Variação da microestrutura foi feita através de tratamentos térmicos e, na avaliação da usinabilidade, foram efetuados também alguns ensaios de dureza, rugosidade superficial, velocidade de corte e metalografias para caracterizar o material. Além da usinabilidade, foram feitas considerações quanto ao acabamento superficial resultante, avaliado através da rugosidade da superfície.  Acreditamos que os resultados obtidos possam auxiliar o entendimento das correlações citadas e contribuir na produtividade da usinagem das peças,  fabricadas com este material.

Palavras-chave: Usinagem de Aço.  Propriedades do Aço ABNT/AISI/SAE – 10B22. Produtividade da Usinagem.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Uma análise de treinamento utilizando uma metodologia para avaliação: um estudo de caso
Autor(a): Fernando José Alho Gotti
Orientador(a): Sonia Sevilha Martins
Data da defesa: 28/12/2000
Resumo: O processo de treinamento nas instituições e empresas tem caráter fundamental e se toma um elemento cada vez mais essencial.
Desta forma, na organização, é imprescindível a identificação das vantagens competitivas que poderão acompanhar cada produto ou cada projeto, mas para isso as pessoas  precisam estar preparadas para as mudanças.
Como consequência, temos profundas alterações no planejamento escolar, envolvendo métodos, materiais, supervisão, objetivos e, obviamente, um novo papel para o professor. Pode-se afirmar que a educação deve preocupar-se em integrar, produtivamente, o homem à sociedade, em prepará-Io para seu desenvolvimento: o preparo para a vida e pela vida.
Este trabalho tem como objetivo principal analisar através da metodologia de avaliação de treinamentos, proposta por Kirkpatrick (1996), e da  metodologia dos quatro níveis: Reação, Aprendizado, Comportamento e Resultados – os treinamentos presencial e o embasado em computadores. Utilizaremos um estudo de caso para implementar nosso estudo.

Palavras-chave: Treinamento. Avaliação. Metodologia.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Contribuição ao estudo do processo de desenvolvimento de software: a aplicação dos métodos de engenharia de software em empresas que possuam desenvolvimento próprio.
Autor(a): Luiz Alberto de Campos Louzada
Orientador(a): Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Data da defesa: 28/12/2000
Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento dos métodos existentes para o desenvolvimento de software, organizados em modelos de ciclo de vida, metodologias para desenvolvimento e modelos de gerenciamento do processo. Utilizando como referência a classificação proposta, foi realizada uma pesquisa tipo "survey", através da qual quinze empresas foram estudadas para se verificar o grau de utilização dos métodos e modelos estudados.
A pesquisa de campo foi realizada em quinze empresas no anos de 1997 e 1999 e, com isso, pôde-se avaliar como os processos de desenvolvimento de software evoluíram no tempo. As empresas selecionadas atenderam a dois requisitos: (a) A TI apresenta um posicionamento estratégico dos sistemas de informações nas organizações; (b) As organizações possuem um departamento próprio desenvolvimento de sistemas.
Concluiu-se que, nas empresas estudadas, embora houvesse algum tipo de planejamento e organização, muitas delas desenvolvem software de modo casual, além de ter sido identificada a falta de conhecimento dos métodos da Engenharia de Software.

Palavras-chave: Metodologias. Métodos. Modelos. Desenvolvimento. Pesquisa.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: