Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Dissertações Defendidas - 1999

Título: Planejamento, programação e controle de projetos de software.
Autor(a): Renato de Oliveira Moraes
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 29/03/1999
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso das técnicas de planejamento, programação e controle de projetos (PPCPj) no desenvolvimento de software. Através de uma pesquisa de campo em organizações de desenvolvimento de softwares comerciais, foi identificado o uso das técnicas de PPCPj, bem como as técnicas mais utilizadas.
Apresenta-se, inicialmente, a importância do software e da administração de projetos, a situação da indústria de software e discorre-se sobre os objetivos deste trabalho. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre PPCPj e desenvolvimento de software, identifica-se um conjunto de variáveis candidatas a condicionantes da preferência dos gerentes e, através de uma pesquisa de campo, tenta-se verificar quais variáveis, entre as candidatas, são realmente condicionantes. Descreve-se a pesquisa de campo, e os resultados estão apresentados como conclusão.

Palavras-chave: Administração de projetos. Engenharia de Software.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: O fator humano nos processos de fusão/aquisição de empresas
Autor(a): José Luiz Alves Lima
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 26/10/1999
Resumo: A globalização da economia mundial exige empresas mais eficientes. Para manter ou conquistar eficiência, neste cenário globalizado, os processos de fusão/aquisição surgem como oportunidade cada vez mais utilizada pelas empresas.
O sucesso desse processo deve contar com gerenciamento eficaz para superar dificuldades e conflitos inerentes a ele. As negociações que presidem às fusões são quase sempre de caráter financeiro e envolvem duas ou mais empresas que se unem para formar uma só.
Sob o ponto de vista “desempenho de mercado”, para as empresas realizarem grandes negócios, não adianta promover uma fusão/aquisição levando em conta só os ativos, passivos, mercado, produtos e tecnologia: as mudanças provocam impacto em todos os níveis; assim, se o fator humano não for colocado entre os focos principais, estes processos podem não atingir os objetivos.
A fusão/aquisição implica em unir dois ou mais conjuntos de filosofias, idéias, valores, em um único conjunto e a mesma desencadeia fortes transformações organizacionais e as mudanças podem compreender a moral e a produtividade das pessoas.
Este trabalho faz uma análise dos conflitos inerentes ao choque de culturas nos trabalhadores decorrentes dos processos de fusão/aquisição de empresas: foram realizados estudos em três empresas, nas quais pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as negociações foram entrevistadas para a obtenção de dados que pudessem retratar a realidade das empresas.

Palavras-chave: Fusão. Aquisição. Mudança. Choque de cultura.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: A prototipagem rápida: inovação tecnológica para a competitividade.
Autor(a): Marcos Antonio Mietti
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 16/11/1999
Resumo: Prototipagem Rápida (RP) é uma classe de tecnologia, relativamente nova, usada para confeccionar modelos físicos e peças protótipo, a partir de dados 3D fornecidos por sistemas CAD. Wohlers (What is Rapid Prototyping? 1995).
Os sistemas de RP associam matérias líquidos, pós e lâminas para formar peças complexas, camada por camada, baseadas nas seções transversais fornecidas por modelo tridimensional em um computador.
Ao redor do mundo, as técnicas de RP estão mudando as formas de organização do projeto e da manufatura de produtos. Quando usados corretamente, os sistemas de RP podem ocasionar expressivas reduções de tempo e de dinheiro. Estes sistemas auxiliam as Empresas a encurtar o tempo de projeto e prototipagem em semanas e até meses, com incremento na qualidade dos seus produtos. Antecipar o lançamento do produto em semanas ou meses à frente aos competidores, pode ser, para uma empresa, a diferença entre o sucesso e o fracasso Empresas que mudaram para o uso da RP tornaram-se, efetivamente, mais competitivas.

Palavras-chave: Prototipagem rápida. Inovação tecnológica em prototipagem rápida. Técnicas em prototipagem rápida. Prototipagem rápida-redução de custo e tempo.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Tratamento superficial químico para instrumentos cirúrgicos de titânio.
Autor(a): Celso Aurélio Tassinari
Orientador(a): Biagio Fernando Giannetti
Data da defesa: 17/11/1999
Resumo: O trabalho relata estudos para desenvolvimento de um processo de tratamento superficial, sem aplicação de energia, para instrumentos cirúrgicos de titânio comercialmente puro, grau 2. O tratamento superficial tinha como objetivo o enobrecimento do material, a redução da reflexão da luz incidente sobre a superfície dos instrumentos e a obtenção de uma superfície final de aspecto uniforme. O público alvo é constituído por (micro)empresas fabricantes de instrumental cirúrgico. O processo relatado apresenta baixo custo de implantação e facilidade de operação. Baseia-se na imersão das peças acabadas numa solução oxidante e não requer mão de obra qualificada específica para controle. A fim de especificar a solução de trabalho, ensaios com amostras medindo 15x25x2,2 mm foram realizados em solução de ácido nítrico 2 mol/L; solução de ácido nítrico concentrado (d=1,4 g ml); solução de ácido nítrico concentrado (d=1,4 g/mL) contendo bismutato de sódio; solução de ácido nítrico concentrado (d=1,4g/mL) contendo bismutato de sódio e molibdato de sódio e em solução de hidróxido de sódio 12 mol/L contendo persulfato de amônio. Os efeitos superficiais de cada tratamento foram avaliados por meio de medidas de potencial em circuito aberto em relação ao eletrodo de calomelano. As medidas foram realizadas na solução em teste e frente a uma solução de cloreto de sódio a 3% em massa. Durante os ensaios, foram realizadas medidas para avaliar a perda de massa das amostras ao longo do tempo de imersão.

Palavras-chave: Passivação. Titânio. Instrumentos cirúrgicos.
Área de Concentração: Produção e Meio Ambiente
Linha de Pesquisa: Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Físico-Química teórica e aplicada


Título: Gestão de cadeias integradas de suprimento: operador logístico, agente de melhoria da produtividade.
Autor(a): Jorge Sândi Arce
Orientador(a): Israel Brunstein
Data da defesa: 06/12/1999
Resumo: No ambiente atual de feroz concorrência que a globalização está impondo às empresas, esta dissertação busca comprovar como a logística integrada através da cadeia de suprimento pode ser um fator importante para que elas possam sobreviver e depois, prosperar.
Busca, também, verificar como a terceirização das atividades de logística das empresas, pela contratação de operadores logísticos, pode ser usada como um catalisador que amplia na melhoria da produtividade das cadeias produtivas.
Foi incluído um capitulo que descreve aplicações da Tecnologia da Informação, as quais são importantes para garantir a rapidez na transmissão de informações e são cruciais para garantir o aumento de produtividade na cadeia de suprimentos e o uso de códigos de barra implantados com sucesso.
E, finalmente, resume uma série de regras que as empresas estão usando para desenvolver parcerias com seus fornecedores de materiais e serviços e com seus clientes. Essas regras podem ser usadas, pedagogicamente, para preparar os futuros engenheiros de produção quanto à racionalização do processo de logística e pelas empresas que queiram melhorar a escolha dos seus parceiros definitivos.

Palavras-chave: Cadeia de Suprimento. Operador Logístico. Produtividade.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: A Técnica de análise do valor, aplicada à gestão pela qualidade total.
Autor(a): Fernando Antonio Camargo de Arruda Penteado
Orientador(a): José Paulo Alves Fusco
Data da defesa: 07/12/1999
Resumo: Sistema de gestão pela qualidade total vem sendo usado em várias empresas, como processos para alcançar níveis de excelência.
Por outro lado, a análise do valor é uma metodologia desenvolvida para redução de custos e otimização de projetos, produtos e processos. Sua eficácia já foi aprovada, através do resultado de inúmeras aplicações.
Um levantamento bibliográfico indica que, até o momento, não foi feita nenhuma tentativa de integrar análise do valor (AV) como uma ferramenta, de uso amplo, nos Sistemas de gestão pela qualidade total (GGT).
Nesse trabalho é feita uma proposta de uso de AV como uma poderosa ferramenta de resolução de problemas, para ser usada na fase de planejamento do ciclo PDCA.
São analisados dois estudos de caso, onde a aplicação foi bem sucedida, o que faz com que a metodologia proposta possa ser de grande utilidade para aplicações na indústria e também na área de prestação de serviços.

Palavras-chave: Gestão pela qualidade total (GQT). Análise do valor (AV). Resolução de problemas.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: Um método para a utilização do modelo PSP (Personal Software Process).
Autor(a): Marcos Antonio Rodrigues da Silva
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 10/12/1999
Resumo: Com o crescente “aumento da competitividade”, a indústria de software está sendo levada para uma larga aquisição da consciência de produtividade e qualidade. Dentre os processos organizacionais de uma empresa, dois dos principais modelos de qualidade são CMM (Capability Maturity Model – Modelo de Capacitação de Maturidade) e a série ISO 9000. Estes modelos normalmente abrangem os processos das grandes organizações. O enfoque deste trabalho é apresentar um método que possibilite que se inclua nas organizações, também, um modelo com processos pessoais de qualidade, que possa servir até como ferramental de apoio aos modelos citados, e mostrar que também podemos atender às necessidades da pequena organização, da organização carente de processos organizacionais, especificamente de um time de desenvolvimento, e até mesmo do próprio desenvolvedor individualmente. Através de um modelo pessoal -- muito mais simples, desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) -- o PSP (Personal Software Process – Processo Pessoal de Software), desenvolvemos um método que é uma sequência disciplinada para guiar o desenvolvedor a efetuar uma coleção ordenada de dados históricos, incrementar melhorias nos processos de software, através dos quais ele pode participar, controlar e gerenciar a qualidade individual em cada fase do desenvolvimento, preocupando-se com tempo, defeitos e tamanho de programas. Este método é apresentado com sequência, atividades, padronização e pontos de controle. Este trabalho, a fim de fundamentar o método, tem na experiência de campo a concretização da sua validação.

Palavras-chave: Qualidade. Produtividade. Débitos. Pessoal.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq:


Título: A aplicação da lógica paraconsistente em processos de tomadas de decisão.
Autor(a): Casemiro Fernando S. Leite
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 20/12/1999
Resumo: A lógica paraconsistente procura encontrar meios de tratamento não triviais para situações contraditórias. O maior problema encontrado nos processos de tomada de decisão reside na dificuldade de transformar “desejos” em algo mensurável de acordo com as proposições do mundo real.
Esta dissertação propõe uma alternativa aos modelos clássicos nos processos de tomada de decisão: a partir de uma nova lógica, apresenta uma proposta alternativa de procedimento para os processos de tomada de decisão e com um grande potencial na aplicação em análises qualitativas, em melhoria da qualidade, procurando, assim, demonstrar a sua funcionalidade nos processos de tomada de decisão de maior complexidade no âmbito organizacional.

Palavras-chave: Lógica paraconsistente. Controle do planejamento da qualidade. Solução de problemas.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial


Título: Controle de recepção de veículo de transporte de valores para manutenção, aplicando o algoritmo para-analisador da lógica paraconsistente anotada de 2 valores.
Autor(a): Frederico Alexandre Frank Filho
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 20/12/1999
Resumo: O trabalho tem como objetivo propor um procedimento para aumentar a disponibilidade dos veículos de uma frota, para que a área operacional possa executar os serviços de coleta e entrega de numerários aos seus clientes.
O método procura, acima de tudo, diminuir o tempo parado do veículo em manutenção. Sugere uma alternativa de controle na recepção dos veículos, utilizando o algoritmo da lógica paraconsistente anotada que, através de valores de graus de crença e de descrença, permite minimizar o tempo na tomada de decisão para o encaminhamento à manutenção, a fim de efetuar os reparos, em função dos defeitos anotados pelos condutores. Simultaneamente, maximiza a eficácia na classificação, quando ao tipo de manutenção mais adequada a ser executada, diminuindo a possibilidade do recepcionista encaminhar o veículo para um reparo desnecessário ou ainda enviá-lo a local indevido.

Palavras-chave: Manutenção. Controle. Algoritmo.
Área de Concentração: Gerência de Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial


Título: Metodologia de desenvolvimento de sistemas rad incorporando prototipagem, desenvolvimento cíclico, eventos, objetos e a UML.
Autor(a): Ivanir Costa
Orientador(a): Mauro de Mesquita Spinola
Data da defesa: 20/12/1999
Resumo: O surgimento das redes locais, da microinformática e a proposta cliente/servidor têm provocado uma demanda crescente de novas aplicações. Os sistemas tornam-se cada vez mais complexos e, em contraste, os negócios não podem esperar por soluções demoradas, exigindo respostas com alta rapidez e qualidade.
Esta realidade tem imposto às áreas de desenvolvimento de sistemas um grande desafio: como produzir aplicações complexas, rapidamente e com qualidade?
O desenvolvimento rápido de aplicações RAD, proposto por Martin, vem sendo apresentado como solução para o dilema desde a década de 80, quando as necessidades da velocidade de desenvolvimento exigida pelos negócios não eram mais atendidas pelas metodologias então adotadas.
O problema existente é a quantidade de propostas e de abordagens que encontramos nas literaturas especializadas. Tudo indica que a solução está na montagem de um roteiro adequado à realidade de cada empresa, na escolha de técnicas que realmente ajudem na velocidade e qualidade, e no uso de ferramentas poderosas, que, junto a um processo de treinamento e adequação das pessoas, venham realmente contribuir na solução dos problemas do desenvolvimento de sistemas.
A MDSRAD é uma proposta que procura atingir esses objetivos com a utilização das mais modernas tecnologias do mercado.

Palavras-chave: Metodologia. Desenvolvimento de sistemas. Desenvolvimento cíclico ou modelo espiral. Objetos UML. RAD. Técnicas Estruturadas. Qualidade. Prototipagem. Ferramentas de Quarta Geração.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq:


Título: Estudo da aresta de corte no puncionamento de aços elétricos
Autor(a): Paulo Sergio Germano Carvalho
Orientador(a): Tibério Cescon
Data da defesa: 21/12/1999
Resumo: No presente trabalho estuda-se a influência do encurtamento na aresta de corte de aço elétrico estampado em condições industriais. O material empregado no estudo foi o aço E230 da Acesita, totalmente processado com revestimento C4 e com espessura de 0,5mm. O encurtamento foi feito por laminação a frio, com reduções na faixa de 0,5 a 8%. As amostras foram submetidas a ensaio de tração para avaliação das propriedades mecânicas resultantes e, após estampagem, examinadas as arestas de corte por microscopia ótica e de varredura. Os parâmetros considerados na aresta de corte foram o abaulamento, a fração cisalhada, a fração fraturada e a altura da rebarba.
A diminuição da ductilidade do material por deformação plástica a frio alterou a extensão relativa dos diferentes componentes da aresta de corte.
Tentativas de simular a operação de estampagem na prensa para a confecção de corpos de prova para o ensaio de Epstein não se mostraram satisfatórias, não reproduzindo as condições industriais.

Palavras-chave: Mercado de aço para fins elétricos. Estampagem. Estampagem de Aços Elétricos.
Área de Concentração: Gerência da Produção
Linha de Pesquisa: Planejamento e Controle da Produção
Grupos de Pesquisa da UNIP cadastrados no CNPq: