Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Recodificações Tecnológicas na Comunicação Visual

Ementa

Conceitua, pontua e analisa, a partir da perspectiva de uma sociologia das formas, a variação das configurações tecnológicas que possibilitam a emergência de inovações visuais nas mídias. Tematiza e discute o impacto da tecnologia e de sua expressividade na formação do sentido de produtos midiáticos.

Bibliografia

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. São Paulo: Abril S.A. Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
FELINTO, Erick; ANDRADE, Vinicius.  A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento da materialidade da comunicação. Contemporânea, v.3, n.1, 2005.
FELINTO, Erick. O digital e a impureza da matéria: sobre a desaparição do corpo e da materialidade nos discursos da cibercultura. In: LYRA, Bernadette;  SANTANA, Gelson (Orgs.) Corpo & Mídia. São Paulo: Arte & Ciência.2003.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. O Campo não Hermenêutico e a Materialidade da Comunicação. In: ________. Corpo e forma: ensaios para uma crítica não hermenêutica. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 1998.
JARDIM, Silvia Cristina; WAJNMAN, Solange. Configurações da percepção contemporânea e metaformas da televisão: estudo das formas visuais da MTV Brasil. Revista FAMECOS. Porto Alegre n. 34, dezembro de 2007 (disponível na internet).
LOPES, Maria Immacolata V. Ficção Televisiva no Brasil: temas e perspectivas. São Paulo: Globo, 2009.
MANZINI, Ezio. Os percursos da experiência. In: A Matéria da Invenção. Centro de Design Português. Lisboa: Porto, 1993.
MC LUHAN, Stephanie; STAINES, David.  Mc Luhan por Mc Luhan. Entrevistas e conferências inéditas do profeta da globalização. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
MOREIRA, Svea Kroner.  Telefone Celular: expressões de convergência na comunicação contemporânea. 2008. Dissertação ( Mestrado em Comunicação) -  UNIP, Universidade Paulista, São Paulo. 2008.
NEVES, José Pinheiro. A experiência perceptiva e os ecrãs: novas perspectivas de investigação. Revista Logos. Tecnologias e Socialidades. ano 16, n. 29, 2008.
PEREIRA, Vinicius Andrade; CASTELO, José Cláudio. Mais Grave! Como as tecnologias midiáticas afetam as sensorialidades auditivas e os códigos sonoros contemporâneos. (disponível em http://maisgrave.blogspot.com).
PEREIRA, Vinicius Andrade. Embodiment, afetividade, sensorialidade nas dinâmicas da comunicação das novas mídias. Revista Fronteiras. Estudos Midiáticos VIII (21:93.101). São Leopoldo: Unisinos, agosto 2006.
SENNET, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.