Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Esfera Midiática e Produção das Práticas Políticas Contemporâneas

Ementa

A interface mídia e política. O enquadramento político na mídia e a construção da agenda pública. O papel da mídia como campo e agente da disputa política. As práticas de produção e representação dos personagens políticos na mídia. A midiatização da ação política: abordagens e métodos de interpretação.  Televisão, memória, cultura e política no Brasil.

Bibliografia

ALDE, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BARBERO, Martín-Jesus. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: SENAC, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
GOLDING, P. ; MONK, W. La Comunicación Política y la ciudadanía. In: MUNÕZ-ALONSO, A.; ROSPIR, J. I. (Ed.). Comunicación Política. Madrid: Editorial Universitas, S.A., 1995.
LIMA, Venício A. Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001
NICOLÁS, Manuel Martínez. Para investigar la comunicación - propuestas teórico-metodológicas. Madrid: Editorial Tecnos, 2008.
PORTO, Mauro. Televisão e política no Brasil. A Rede Globo e as interpretações da audiência. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
RUBIM, Antonio Albino. Comunicação e Política: conceitos e abordagens. São Paulo: UNESP, 2004.
SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo. Editora da USP, 1997.