Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Narrativas Audiovisuais e Codificação por Objetos: Produção, Usos e Apropriações Estéticas

Ementa

Investigar produções audiovisuais a partir da tematização de suas dimensões estéticas: formulações, apropriações e reconfigurações que se estendem pela vida social. Abordar os procedimentos pelos quais a televisão e, sobretudo o cinema, recriam, materializam e vêm propagando estilos de vida a partir de suas imagens, cenários e figurinos. Tratar das apropriações, ressignificações e impactos da indústria da mídia no estilo urbano brasileiro, dentro de uma discussão acerca das dimensões histórica e material dos objetos.

Bibliografia

BALTAR, Mariana. Realidade Lacrimosa: diálogos do universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, 2007.
BRAGANÇA, Mauricio. A Tradução do Jeca Tatu por Mazzaropi: um caipira no descompasso do samba. Ipotesis, Juiz de Fora v.13. 2009.
CARDOSO, João Batista Freitas; SANTOS, Roberto Elísio dos Miradas.  Sobre o cinema ibero latino-americano contemporâneo São Caetano do Sul: USCS, 2016.
FELINTO, Erick; ANDRADE, Vinicius. A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento da materialidade da comunicação. Contemporânea, v.3, n.1, 2005.
FORTY, Adrian. Objetos de Desejo. São Paulo: Cosac Naif 1986.
MASSEY, Anne. Hollywood beyond the screnn, design and material screen. Oxford: Oxford Internations Publishers Ltd.2000.
MUNICH, Adrien. Fashion in Film. Bloomington: Indiana University Press, 2011.
SANT’ANNA , Denise Bernuzzi de. História da Beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
SANT’ANNA, Mara Rubia. Elegância, Beleza e Poder na sociedade de moda dos anos 50 e 60. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
SEVCENKO, Nicolau. História da Vida Privada no Brasil: República, da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.