Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Teoria e Estética do Documentário

Ementa
Pressupostos da teoria do documentário que estabelecem um vínculo mais estreito com a produção contemporânea: a questão ética, o papel da voz, as potências do falso, as configurações dos personagens e sua dimensão ensaística. Foco no modo como a experiência do deslocamento tem sido apropriada pelo documentário brasileiro recente, refletindo diretamente em sua composição estética.   

Bibliografia
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2010.

BALTAR, Mariana. Engajamento afetivo e as performances da memória em Um passaporte húngaro. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p. 96-112, julho-dezembro 2007.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes do fazer. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio. Desde Montaigne e depois de Marker. São Paulo: Papirus, 2015.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Empirismo e subjetividade. São Paulo: Editora 34, 2012.

FREIRE, Marcius. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume, 2011.

GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus, 2011.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MacDOUGALL, David. Transcultural cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1998.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

RAMOS, Clara Leonel. A construção do personagem no documentário brasileiro contemporâneo: autorrepresentação, performance e estratégias narrativas. 2013. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA USP, São Paulo, 2013.

RENOV, Michael. Investigando o sujeito: uma introdução. In: LABAKI, Amir; MOURÃO, Maria Dora (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

SOUZA, Gustavo. O personagem no road movie documental brasileiro. e-Compós, Brasília, v. 17, n. 3, set. out. 2014.

SOUZA, Gustavo. Entre o personagem e a paisagem: memórias do deslocamento no documentário brasileiro, parte 1, Aboio. Revista Famecos, v. 22, n. 2, p. 66-81,maio e junho2015.