Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Metodologia da Pesquisa em Comunicação

Ementa
Aluno como investigador: subsídios teóricos e metodológicos para a construção de pesquisas e artigos científicos. A natureza do pensamento científico. Paradigmas de pesquisa. Tipos de pesquisa. Revisão da literatura, teoria e construção de argumentos. A construção do projeto e do relatório de pesquisa. A redação acadêmica. A produção de artigos científicos.   

Bibliografia
BOOTH, W. C; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRYMAN, A. Quantity and quality in social research. London: Unwin Hyman, 2004.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. São Paulo: Artmed, 2010.
DENZIN, N. K. ; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000.
DUARTE, J.; BARROS, D. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FLORES, J. F. Análisis de dados cualitativos. Aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.
LOPES,  M. I. V.  Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.
MERRIAM, S. B. Qualitative research in practice: examples for discussion and analysis. New York: Jossey-Bass, 2002.
MOREIRA, D.A . O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2004.
PRIEST, S.H. Pesquisa em mídia. Porto Alegre: Penso, 2011.
SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.
SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed, 2009.