Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Memória e Nomadismo nas Linguagens da Mídia

Ementa
O surgimento das mídias elétricas e eletrônicas trouxe impactos importantes, no “modus vivendi”, a ponto de gerar novos hábitos cotidianos e novas formas de sensibilidade. No que tange à criação artística, deu origem a novas possiblidades expressivas, a partir do surgimento de novas linguagens audiovisuais que, ao longo do século XX, foram-se desdobrando em linguagens híbridas. Esta disciplina tem como objetivo analisar processos de memória e nomadismo, nas obras audiovisuais tendo como referência central os conceitos estabelecidos por Paul Zumthor.

Bibliografia
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1987.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.
BERGER, John. Modos de ver. Lisboa: São Paulo: Martins Fontes, 1987.
CHION, Michel. L’audio-vision : son et image au cinéma. Paris: Nathan, 1990. (em versão castelhana: La audiovisión. Introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Editorial Paidós, 1993).
CHION, Michel. Musiques: médias et technologies. Paris: Flammarion,1994.
GABLER, Neal. O Vida Filme. Como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação – a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores.  São Paulo: Annablume, 2004.
GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.
HOMEM DE MELLO, Chico. O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
LAUS, Egeu. A história do design das capas de disco no Brasil. Overmundo. Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/overblog/o-fim-das-capas-de-discos>, 2006.
MARCADET, Christian. Fontes e recursos para a análise das canções e princípios metodológicos para a constituição de uma fonoteca de pesquisa. In: VALENTE, Heloísa (Org.) Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera, FAPESP, 2007.
MC LUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, [1962]1988.
MORAES, J. Jota. O que é música. São Paulo: Brasiliense, 1983.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX - o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense, 1969.
NUNES, Mônica R.F. O mito no rádio: voz e signos de renovação periódica. São Paulo: Annablume, 1998.
NUNES, Mônica R.F.; VALENTE, Heloísa de A. D. E la nave va:Imagens de memória, tempo e espaço na paisagem sonora. In: TOMÁS, Lia (Org.). De sons e signos: Música, mídia e contemporaneidade, São Paulo: Educ. pp. 147-187.
PERPÉTUO, Irineu; SILVEIRA, Sergio A. O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia. A cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. A imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida do século XXI- no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
VALENTE, Heloísa de A. D. Ai, se eu te pego! A Canção como sintoma da instantaneidade midiática. In: BORNHAUSEN, Diogo A.; MIKLOS, Jorge; SILVA, Mauricio R. (Org.). CISC 20 anos: Comunicação, cultura e mídia. São José do Rio Preto, SP: Bluecom Comunicação, 2012. p. 361-380.
VALENTE, Heloísa de A. D. Musicologia e história da música: a contribuição das linguagens da mídia no estudo da performance da canção. In: GARCIA, Tânia C.; TOMÁS, Lia (Org.). Música e política: um olhar transdisciplinar. São Paulo: Alameda Casa Ediorial, 2013.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras / Círculo do Livro, 1989.
WULF, Christoph. Imagem e fantasia. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL “IMAGEM E VIOLÊNCIA”, 2000. São Paulo: CISC – Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia, no SESC Vila Mariana. www.cisc.org.br/portal/biblioteca. Acesso em: 06 jun. 2009.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec: Educ, 1997.