Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Performance e Memória no Documentário Brasileiro Contemporâneo

Ementa

Aproximação de dois conceitos correlatos em destaque nos debates sobre o documentário brasileiro: performance e memória. Abordagem do personagem como um ponto de convergência entre essas duas noções, discutidas pelo viés da teoria do cinema e das ciências sociais. Debate sobre a estruturação e apresentação das performances da memória no documentário brasileiro contemporâneo, tomando como método a análise fílmica nos moldes propostos por Aumont e Marie (2010).  

Bibliografia

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
AUMONT, Jacque; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BALTAR, Mariana. Engajamento afetivo e as performances da memória em Um passaporte húngaro. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 96-112, 2007.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CANDIDO, Antonio et. al. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MacDOUGALL, David. Transcultural cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1998.
RAMOS, Clara Leonel. A construção do personagem no documentário brasileiro contemporâneo: autorrepresentação, performance e estratégias narrativas. 2013. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes da  Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
SOUZA, Gustavo. O personagem no road movie documental brasileiro. e-Compós (no prelo).
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VALLEJO, Aida. Protagonistas de lo real. La construcción de personajes en el cine documental. Secuencias, Madri, n. 27, p. 72-89, 2008.
WATERSON, Roxana. Trajectories of memory: documentary film and the transmission of testimony. History and Anthropology, Londres, v. 18, n.1, p. 51-73, 2007.