Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Didática do Ensino Superior

Ementa

Trajetória histórica da Educação. Fundamentos da Educação Contemporânea e seus principais pensadores. Função da Didática do Ensino Superior na sociedade contemporânea. Elementos da relação ensino-aprendizagem. Técnicas de Aprendizagem Ativa. Construção do conhecimento em múltiplos espaços da sociedade contemporânea. Educação corporativa. Educação a distância. Identidade docente no século XXI.

Bibliografia

Básica
CASARINI, Fabiana Gradela; BAUMGARTNER, Marcos (Org.) Educação Corporativa. São Paulo: SENAC, 2012.
EBOLI, Marisa. Educação Corporativa. Muitos Olhares. S.Paulo: Atlas, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 43.ed. S.Paulo: Paz & Terra, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. S.Paulo: Cortez, 2011.
PÉREZ GÓMES, Ángel I. Educação na Era Digital. A Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2014.
SECURATO. José Cláudio. Onlearning. Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem. São Paulo: Saint Paul, 2017.
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação a Distância. S.Paulo: Summus, 2011.

Complementar
BARROS, Joy Nunes da Silva. Educação a Distância. Democracia e Utopia na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Papirus, 2015.
BINGHAM, Tony; CONNER, Marcia. Novo Social Learning. Como transformar as empresas em redes de aprendizagem. São Paulo: Évora, 2011.
FAVA, Rui. Educação para o Século XXI. A era do indivíduo digital. S.Paulo: Saraiva, 2016.
KEARSLEY, Greg. Educação On-line: Aprendendo e Ensinando. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ROGERS, Jenny. Aprendizagem de adultos. Fundamentos para a educação corporativa. Porto Alegre: Artmed, 2011.