Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Didática do Ensino Superior

Ementa:
Estudo da trajetória histórica da educação e de seus principais pensadores. Compreensão da didática do ensino superior na sociedade contemporânea. Compreensão das possibilidades de construção didática no âmbito da empresa - educação corporativa - e no cenário de educação a distância. Identidade docente no século XXI e comparativo com a prática docente do século XX.

Bibliografia:
CASARINI, Fabiana Gradela; BAUMGARTNER, Marcos (Org.) Educação Corporativa. São Paulo: SENAC, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 43.ed. S.Paulo: Paz & Terra, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. S.Paulo: Cortez, 2011.
PÉREZ GÓMES, Ángel I. Educação na Era Digital. A Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2014.
VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação a Distância. S.Paulo: Summus, 2011.
COMPLEMENTAR
BARROS, Joy Nunes da Silva. Educação a Distância. Democracia e Utopia na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Papirus, 2015.
EBOLI, Marisa. Educação Corporativa. Muitos Olhares. S.Paulo: Atlas, 2014.
FAVA, Rui. Educação para o Século XXI. A Era do Indivíduo Digital. S.Paulo: Saraiva, 2016.
ROGERS, Jenny. Aprendizagem de Adultos. Fundamentos para a Educação Corporativa. Porto Alegre: Artmed, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2018.