Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Didática do Ensino Superior

Ementa

Estudo da trajetória histórica, política e cultural da atividade docente no ensino universitário no mundo contemporâneo. Construção do saber competente para o desempenho da mediação na atividade de ensino-aprendizagem e na liderança das atividades educativas em ambiente empresarial. Estudo da formação e desenvolvimento de universidades e ambientes educacionais corporativos. Estudo e pesquisa sobre a construção do conhecimento em redes digitais no mundo contemporâneo.

Bibliografia

Básica

AMARAL, Andrea (Org.) Educação Corporativa. Fundamentos e Gestão. São Paulo: Grupo GEN, 2012.
ANASTASIOU, L.G.C; ALVES, L.P. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as Estratégias de Trabalho em Aula. Joinville: Univille, 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informação. 10.ed. S.Paulo: Paz e Terra, 2016.
GOMEZ, Margarita Vitória. Pedagogia da Virtualidade. Redes, Cultura Digital e Educação. São Paulo: Loyola, 2015.

Complementar

MATIOLLI, Carolina Santana; EBOLI, Marisa Pereira. Educação Corporativa. São Paulo: Atlas Digital, 2007.
MASETTO, Marcos T. Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 2009.
SELEMEN, Roberto Bohlen; SIEMSEN MUNHOZ, Antonio. Criando universidades corporativas em ambiente virtual. São Paulo: Pearson Digital, 2011.
TEIXEIRA, Andréa. Universidades Corporativas x Educação Corporativa. São Paulo: Qualitymark, 2015.