Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Didática do Ensino Superior

Ementa

Fundamentação teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da função docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparação e formação profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula.

Bibliografia

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. .Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville (SC): Univille, 2015.
GIL, A.C. .Didática do ensino superior. 1.ed. 8.reimp. São Paulo: Atlas, 2013.
LIBÂNEO, J.C. .Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MASETTO, M.T. (Org.). Docência na universidade (EBOOK). Campinas (SP): Papirus, 2014.
MIZUKAMI, M.G.N. .Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U, 2013.
MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. .Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas(SP): Papirus, 2016.
PIMENTA, S.G.; ALMEIDA, M.I. (Orgs.). Pedagogia universitária - caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G. .Docência no ensino superior. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2014.
RIOS, T.A. .Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
RODRIGUES JR, J.F. (Coord.). O professor universitário entusiasmado: seis estudos sobre uma espécie em extinção. Brasília: Florencio, 2014.
TEODORO, A.; VASCONCELOS, M.L. .Ensinar e aprender no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
VEIGA, I.P.A. et al. Repensando a didática. 29. ed. Campinas(SP): Papirus, 2016.