Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Didática do Ensino Superior I

Ementa

Fundamentação teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da função docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparação e formação profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula.

Bibliografia

ABDALLA, M.F.B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.
ANASTASIOU, L.G.C. ; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville (SC): Univille, 2003.                                                 
FRANCO, M.A.S. O lugar do professor na pesquisa educacional. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2005.
GIL, A.C. Didática do ensino superior. 1.ed. 8ª reimp. São Paulo: Atlas, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, C.C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MASETTO, M. T. Docência na universidade. 10. ed. Campinas (SP): Papirus, 2009.
MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U, 2013.
PIMENTA, S.G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs.). Pedagogia universitária - caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G. Docência no ensino superior. 4. ed.1ªreimp. São Paulo: Cortez, 2012.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.