Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Introdução às Redes de Negócios

Ementa

Os paradigmas de redes e as teorias decorrentes. Os caminhos de pesquisas. Os temas de produção acadêmica e possíveis modelos gerenciais.
Apoio à  Linha de Pesquisa do Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração denominada Gestão em Redes de Negócios e ao Grupo de Pesquisa denominado Redes de Negócios: Novos conceitos para novas formas de administrar.

Bibliografia

CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Eds.). The network society: from knowledge to policy. Washington, DC: Johns Hopkins Center for Transatlantic Relations, 2005.
EBERS, M. (Ed.). The formation of interorganizational networks. Oxford: Oxford University Press, 1997.
EBERS, M.; JARILLO, J. The construction, forms and consequences of industry network. International Studies of Management & Organizations, v. 27, n. 4, p. 3-21, Winter 1997-98.
GIGLIO, E. M. Proposta e sustentação de um modelo de rede que inclui o ator consumidor. BBR, Brazilian Business Review, Vitória, v. 8, n. 1, p. 28-50, jan./mar. 2011.
GRANDORI, A.; SODA, G. Inter-firm networks: antecedents, mechanisms and forms. Organization Studies, v. 16, n. 2, p. 183-214, 1995.
GRANOVETTER, Mark. Economic action and social structure: the problem of embeddedness. The American Journal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481-510, Nov. 1985.
GULATI, R. Alliances and networks. Strategic Management Journal, v. 19, n. 4, p. 293-317, 1998.
GULATI, R.; GARGIULO, M. Where do interorganizational networks come from? The American Journal of Sociology, v. 104, n. 5, p.1439-1493, Mar. 1999.
GULATI, R.; NOHRIA, N.; ZAHEER, A. Strategic networks. Strategic Management Journal, n. 21, p. 203-215, 2000.