Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Estratégia Competitiva

Ementa

Vantagem competitiva. Estratégia competitiva. A concepção de Porter e da RBV. Grau de competitividade. Campos da competição. Armas e alvos da competição. A estrutura e as variáveis quantitativas do modelo de campos e armas da competição. Formulação da estratégia competitiva de negócio. Definição, implementação e controle das estratégias competitivas operacionais. Alinhamento de estratégias. Análise e discussão sobre a concepção de Porter e da RBV. Comparação entre a concepção de Porter, da RBV e a do modelo de campos e armas da competição.

Bibliografia

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, Bloomington, v.17, n. 1, p. 99-120, Mar. 1991.
BARNEY, Jay. Resource-based theories of competitive advantage: a ten year retrospective on the resource-based view. Journal of Management, New York, v. 27, n. 6, p. 643-650, 2001.
CONTADOR, J. Celso. Campos e armas da competição. São Paulo: Saint Paul, 2008.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
PORTER, Michael E. How competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, p. 137-145, Nov./Dec., 1979.