Engenharia Elétrica - Eletrônica

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 848 de 04/08/2017 publicada em 07/08/2017
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
LIMEIRA Autorização Resolução CONSUNI n. 02/05 de 02/08/2005 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 114 de 17/02/2017 publicada em 20/02/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SOROCABA Autorização Resolução CONSUNI n. 04/88 de 16/11/1988 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906240 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 3
Anchieta Engenharia Elétrica (Eletrônica) 2017 2
Araraquara Engenharia Elétrica (Eletrônica) 2017 2
Bauru Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 3
Brasília Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 3
Campinas Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 3
Chácara Santo Antônio Engenharia Elétrica (Eletrônica) 2017 3
Indianópolis  Engenharia Elétrica (Eletrônica) 2017  
Jundiaí Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 4
Manaus Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 3
Marquês Engenharia Elétrica (Eletrônica) 2017 3
Ribeirão Preto Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 4
Santos Engenharia Elétrica (Eletrônica) 2017 2
São José dos Campos Engenharia Elétrica / Eletrônica 2017 3
Tatuapé Engenharia Elétrica (Eletrônica) 2017 3
São Paulo Engenharia Elétrica (Eletrotécnica) 2011 SC
Indianópolis  Engenharia Elétrica (Eletrotécnica) 2017 3
Araraquara Engenharia Elétrica / Eletrônica 2008 2
Sorocaba Engenharia Elétrica / Eletrônica 2008 1

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Engenharia Elétrica – Eletrônica tem como objetivo, buscar em consonância com os diretrizes da Universidade, dar aos seus alunos uma formação generalista na área tecnológica de sua especialidade, bem como humanista, crítica e reflexiva, dando condições para que o aluno tenha capacidade de desenvolver-se intelectual e profissionalmente de forma autônoma e permanente, tornando-o capaz de contribuir para o desenvolvimento da sua região e o bem-estar e qualidade de vida de seus cidadãos e também torná-los aptos para ingressar em um mercado de trabalho globalizado, dinâmico e competitivo.

Desta forma o curso de Engenharia Elétrica - Eletrônica  da UNIP buscou um ensino de qualidade, através do seu corpo docente, infraestrutura física adequada, laboratórios modernos, diversidade de oferecimento de equipamentos de campo, promoção de visitas técnicas, realização de ciclos de palestras e atualização de práticas de informática a fim de formar um profissional egresso apto a desenvolver atividades de projetos e execução nas diferentes especialidades do curso.

O curso prepara o egresso para atuação no mercado de trabalho, atuando nas  diversas áreas de competência da Engenharia Eletrônica tais como: Projetos, construção e manutenção  de sistemas eletro – eletrônicos, sistemas analógicos e digitais, sistemas de controle e automação, sistemas eletrônicos de medição, instrumentação eletrônica. O egresso poderá atuar ainda na área de telecomunicações em sistemas de comunicação.

2. Atividades Principais

  • Projetar, construir e manter sistemas eletro-eletrônicos de baixa potência;
  • Projetar, construir e manter sistemas Eletrônicos analógicos e digitais;
  • Projetar, construir e manter sistemas eletrônicos de controle e automação;
  • Atuação na área de Telecomunicações em sistemas de comunicação;
  • Projetar e construir hardware destinado a sistemas computacionais;
  • Projeto de instalações elétricas de baixa potência.

3. Mercado de Trabalho

O profissional na área da Engenharia Eletrônica, dentro das suas competências,   pode atuar em industrias de sistemas e equipamentos eletrônicos, empresas de projetos eletrônicos, empresas comerciais de equipamentos eletrônicos, na área da eletromedicina, empresas de telecomunicações, instituições científicas e de pesquisa. Estas áreas estão em constante evolução tecnológica em função das exigências do mercado, o que proporciona ao egresso oportunidades de atuação em novos mercados e conhecimento de novas áreas tecnológicas.

4. Práticas

  • Laboratórios de Física e Química, de Eletrônica Analógica, de Eletrônica Digital, de Circuitos Elétricos, de Microprocessadores, de Sistemas Digitais, de Conversão Eletromecânica de Energia, de Instrumentação e Controle. Laboratórios de Informática com Internet e disponibilidade de variados softwares nas plataformas Windows, Linux e outras;
  • Visitas Técnicas;
  • Monitoria;
  • Iniciação Científica;
  • Acordos de Cooperação de Estágios com Empresas;
  • Estágios no exterior através de convênios com Universidades estrangeiras;
  • Projeto de Conclusão de Curso;
  • Bibliotecas com acervo atualizado;
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas.

5. Duração

5 anos (10 semestres).

6. Coordenador

Oswaldo Egydio Gonçalves Jr.

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:

a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Atividades Práticas Supervisionadas 480
Cálculo com Geometria Analítica 75
Cálculo de Funções de Várias Variáveis 60
Ciências Sociais 30
Cinemática dos Sólidos 60
Circuitos Digitais 45
Circuitos Elétricos 75
Circuitos Elétricos Aplicados 75
Circuitos Eletrônicos 75
Circuitos Lógicos 30
Complementos de Física 60
Comunicação e Expressão 30
Controle e Automação 45
Desenho Técnico 30
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica dos Sólidos 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Administração 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Eletricidade Básica 60
Eletromagnetismo 30
Eletrônica 60
Eletrônica Aplicada 60
Eletrônica Básica 60
Eletrônica de Potência - Eletrônica 60
Eletrônica Digital 75
Eletrônica Industrial 75
Engenharia e Meio Ambiente 30
Engenharia Eletrônica Integrada 30
Engenharia Eletrônica Interdisciplinar 30
Engenharia Software 30
Equações Diferenciais 60
Estágio Supervisionado 480
Estática dos Fluídos 30
Estatística Descritiva 30
Estatística Indutiva 30
Estudos Disciplinares 600
Ética e Legislação Profissional 30
Fenômenos de Transporte 60
Fundamentos de Instalações Elétricas 30
Fundamentos de Termodinâmica 30
Geradores e Motores CC 60
Homem e Sociedade 30
Instrumentação 45
Introdução a Sistemas de Controle 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Linhas de transmissão 60
Máquinas Elétricas 30
Materiais Elétricos 30
Mecânica da Partícula 75
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Microprocessadores e Microcontroladores 30
Noções de Direito 30
Princípios de Comunicações 75
Processamento de Sinais 60
Programação de Computadores 30
Química Aplicada 15
Química Básica 30
Relação Étnico-Racial e Afrodescendente (Optativa) 20
Resistência dos Materiais 30
Robótica 30
Servomecanismos 60
Sistemas Digitais 90
Sistemas Microcontrolados 30
Supervisão de Estágio 30
Tópicos de Atuação Profissional - Engenharia Eletrônica (Eletrônica) 30
Tópicos de Física Geral e Experimental 75
Tópicos de Informática 30
Tópicos de Matemática 75
Trabalho de Curso I - Eletrônica 30
Trabalho de curso II - Eletrônica 30
Trabalho de Curso II - Práticas Supervisionadas 220

Carga Horária Total: 4.900 horas-aula (4.083 horas)

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