Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Autorização Resolução CONSUNI nº 191213/2, de 13/12/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro tem por objetivo capacitar o aluno para atuar por meio de métodos, técnicas, práticas e linguagem adequada, na administração de conhecimento e de pessoas em setores jurídicos públicos e privados.

2. Atividades Principais

  • Organizar e gerir equipes administrativas em setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
  • Gerir fluxo de prazos processuais e administrativos de setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
  • Gerir pagamentos de custas processuais, emolumentos e despesas de setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
  • Organizar e gerir bancos de dados em setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
  • Executar práticas preliminares para preparação e organização de setores de mediação, conciliação, negociação e arbitragem;
  • Organizar práticas para realização de acordos judiciais e extrajudiciais;
  • Atender setores financeiros e administrativos de clientes e usuários;
  • Realizar análise preliminar de documentos jurídicos para organização do fluxo de trabalho da equipe;
  • Assessorar a equipe jurídica em suas principais atividades com domínio da linguagem apropriada e com conhecimento técnico de fundamentos de direito.

3. Mercado de Trabalho

  • Gerente Administrativo em Setores Jurídicos (escritórios, departamentos jurídicos de bancos, consórcios, financeiras, seguradoras, planos de saúde, indústria e comércio; setores jurídicos de imobiliárias, escritórios de contabilidade, construtoras, administradoras de condomínio, cobrança ou clubes; cartórios de protesto, de notas e de registro);
  • Assistente Administrativo e Financeiro em Setores Jurídicos;
  • Gestor em Departamento de Recursos Humanos;
  • Gestor em Departamento de Compliance;
  • Assistente em áreas empresariais de relacionamento com o poder público (licitações e contratos; preparação de documentos para obtenção de alvarás e licenças).

4. Duração do Curso

2 anos

5. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:
• duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
• uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi¬derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-¬vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

Grade Curricular - Ingressantes 2020

Disciplinas Carga Horária

Carga Horária Total: XX horas-aula (XX horas)

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