Gestão da Qualidade

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

JUNDIAÍ Em Processo de Renovação de Reconhecimento – Protocolo 201710388. Reconhecimento Portaria n. 425 de 28/07/2014 publicada em 31/07/2014
MANAUS Em Processo de Renovação de Reconhecimento – Protocolo 201710389. Reconhecimento Portaria n. 730 de 19/12/2013 publicada em 20/12/2013
LIMEIRA Reconhecimento Portaria n. 382 de 27/04/2017 publicada em 02/05/2017
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTANA DE PARNAÍBA Reconhecimento Portaria n. 294 de 07/07/2016 publicada em 11/07/2016

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville CST - Gestão da Qualidade 2015  
Anchieta CST - Gestão da Qualidade 2015  
Campinas CST - Gestão da Qualidade 2015 4
Jundiaí CST - Gestão da Qualidade 2015 2
Limeira CST - Gestão da Qualidade 2015  
Manaus CST - Gestão da Qualidade 2015 2
Marquês CST - Gestão da Qualidade 2015 4
São José dos Campos CST - Gestão da Qualidade 2015 3
Sorocaba CST - Gestão da Qualidade 2015 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia da Gestão da Qualidade tem como objetivo formar gestores nas mais modernas metodologias, ferramentas e modelos sistêmicos, integrando Qualidade Total, Sistema de Gestão, Ética Empresarial e Responsabilidade Social, e  habilitando o profissional para atuar em empresas públicas e privadas com certificação de Sistema de Qualidade.

2. Atividades Principais

  • Identificar, analisar e melhorar os dos processos que mais impactam na satisfação dos clientes;
  • elaborar planos táticos e operacionais na área da qualidade em todos os diferentes níveis organizacionais;
  • analisar e interpretar processos de melhoria que necessitem mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais;
  • desenvolver serviços e ferramentas da qualidade;
  • diagnosticar situações necessárias à implementação de sistema de qualidade e de auditorias;
  • implementar processos envolvendo produtos, serviços e pessoas para a certificação da qualidade;
  • gerenciar setores da qualidade.

3. Mercado de Trabalho

  • Gerente de Qualidade
  • Analista de Sistema de Qualidade
  • Supervisor de Processos de Qualidade
  • Coordenador da Qualidade
  • Assistente de Controle de Processos
  • Analista de Planos de Reorganização de Processos

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Santiago Valverde

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estatística Aplicada 30
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Ferramentas da Qualidade – Controle e Melhoria 60
Fundamentos da Qualidade 60
Fundamentos de Administração 60
Gestão de Processos 60
Gestão de Qualidade em Serviços 30
Gestão Estratégica da Qualidade 60
Integração de Sistema de Gestão 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Logística Integrada: Produção e Comércio 60
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Normas de Qualidade – Auditoria e Certificação 60
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócios 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Saúde e Segurança no Trabalho 60
Técnicas de Informática 30
Tecnologia Aplicada ao Sistema de Qualidade 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

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