Gestão do Agronegócio

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Autorização Resolução CONSUNI nº 191213/2, de 13/12/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O tecnólogo em Gestão do Agronegócio é o profissional que viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Ele está atento às novas tecnologias do setor rural, bem como à qualidade e à produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços visando à otimização da produção e ao uso racional dos recursos. O objetivo do curso é desenvolver no aluno habilidades e atitudes empreendedoras para atuar em diferentes setores das cadeias produtivas que compõem o agronegócio. Ele terá o perfil de um administrador do setor rural que atua por meio da gestão dos recursos disponíveis (define investimentos, avalia custos, determina o uso de insumos e acompanha os processos de plantio e colheita).

2. Atividades Principais

Aplicando as funções de planejamento, organização, gestão da qualidade, produtividade, direção e controle para alcançar resultados positivos, o tecnólogo em Gestão do Agronegócio administra desde a matéria-prima até a distribuição e comercialização do produto final. Atua na prospecção de mercados, na análise de viabilidade econômica, na identificação de alternativas de capacitação de recursos, no beneficiamento, na logística e na comercialização. Também pode atuar com mercado futuro de ações, negociando contratos de commodities agrícolas (mercadorias como café, soja, milho, etc.) em bolsa de valores nacional e internacional. Promove ações integradas de gestão agrícola e de comercialização. Idealiza ações de marketing aplicadas ao agronegócio. Programa ações de gestão social e ambiental para a promoção da sustentabilidade da propriedade. Capta e aplica linhas de crédito compatíveis com a produção. Implanta e gerencia o turismo rural.

3. Mercado de Trabalho

O Brasil se tornou uma das maiores potencias mundiais neste seguimento e o agronegócio tem grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O profissional pode ser um empreendedor ou trabalhar na agroindústria, nas cadeias produtivas, nas áreas de gestão, comercialização e marketing, em redes de distribuição de supermercados, em corretoras e bolsa de valores, fazendas, empresas de importação e exportação e consultorias.

4. Duração do Curso

3 anos

5. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:
• duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
• uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi¬derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-¬vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

Grade Curricular - Ingressantes 2020

Disciplinas Carga Horária

Carga Horária Total: XX horas-aula (XX horas)

INSCREVA-SE

VESTIBULAR   TRADICIONAL E AGENDADO   USE SUA NOTA DO ENEM

VESTIBULAR
TRADICIONAL E AGENDADO
  USE SUA NOTA DO ENEM