Design de Interiores

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 - Em Processo de Reconhecimento n. 201801460 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
JUNDIAÍ Em Processo de Renovação de Reconhecimento – Protocolo 201710385. Reconhecimento Portaria n. 426 de 28/07/2014 publicada em 31/07/2014
GOIÂNIA Em Processo de Renovação de Reconhecimento – Protocolo 201710384. Reconhecimento Portaria n. 430 de 29/07/2014 publicada em 31/07/2014
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 36 de 27/01/2017 publicada em 30/01/2017
SOROCABA Reconhecimento Portaria n. 212 de 22/06/2016 publicada em 23/06/2016

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville CST - Design de Interiores 2015 3
Anchieta CST - Design de Interiores 2015  
Brasília CST - Design de Interiores 2015  
Campinas CST - Design de Interiores 2015 4
Chácara Santo Antônio CST - Design de Interiores 2015  
Goiânia CST - Design de Interiores 2015 2
Jundiaí CST - Design de Interiores 2015 2
Marquês CST - Design de Interiores 2015 3
Sorocaba CST - Design de Interiores 2015  

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores da UNIP tem como objetivo capacitar profissionais para o planejamento de espaços interiores e o gerenciamento de obras nesses espaços. O curso prepara o aluno para diagnosticar problemas nos espaços interiores e propor melhorias participando de projetos com base em uma visão que contemple as questões estéticas, sociais, culturais, tecnológicas e de conforto ambiental.

2. Atividades Principais

  • Participação em projetos de ambientes interiores residenciais, comerciais e institucionais;
  • participação em projetos promocionais de stands para exposições;
  • participação em projetos de mobiliários para utilização em ambientes interiores, residenciais, comerciais e institucionais.

3. Mercado de Trabalho

  • Órgãos públicos
  • Organizações Não Governamentais (ONGs e OCIPs)
  • Lojas e shopping centers
  • Indústrias de mobiliário em geral
  • Empresas de consultoria de construção e de mobiliário para projetos promocionais

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenadora

Ana Elena Salvi

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Cenografia e Vitrinismo 60
Complemento do Design de Interiores 60
Comunicação Empresarial 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Design de Interiores (Intervenção) 60
Design de Interiores (Representação) 75
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendimentos e Estratégias de Negócios 30
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação Profissional Aplicada às Artes 30
Fundamentos de Administração 60
História da Arte 60
História da Arte Moderna e Contemporânea 60
História do Design e do Mobiliário 60
Informática Aplicada 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Linguagem Visual 60
Luminotécnica, Instalações e Sistemas Estruturais  60
Maquete 30
Materiais de Acabamento e Construção 75
Metodologia do Projeto 30
Percepção Visual, Teoria e Psicologia das Cores 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Projeto do Objeto (Ergonomia e Acessibilidade)  60
Projeto do Objeto (Produto) 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Técnicas de Informática 30
Tópicos de Design de Interiores 60

Carga Horária Total: 2.020 Horas-Aula (1.683 horas)

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