Professora participa de Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia

Vania Maria de Carvalho, professora doutora do curso de pós-graduação em Medicina Veterinária da UNIP, foi convidada a participar da Mesa Redonda sobre Infecções hospitalares e resistência a antimicrobianos, no Terceiro Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia e Décimo Segundo Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, que ocorreu em dezembro de 2010, em Manaus.

Durante o evento, proferiu a palestra Resistência a antibióticos em amostra de ExPEC (E. coli patogênica extra-intestinal) de origem animal, tema relacionado à sua área de pesquisa, que apresenta grande importância para a Saúde Pública e Animal.

Um minicurso intitulado A Microbiologia como instrumento de alfabetização em ciências para crianças do ensino fundamental também foi ministrado pela professora, quando por meio de atividades teórico-práticas  expôs para estudantes e professores de Biologia a experiência que desenvolve desde 2005, em conjunto com a arquiteta Massumi Guibu, através da Oficina ArtecomCiência, na EMEF Desembargador Amorim Lima.  

O evento foi organizado num esforço em conjunto entre o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) e American Society for Microbiology (ASM).