A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de setembro de 2020

Data da defesa: 24/09/2020

Autor: Julio Cesar Raymundo

Orientador: Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Proposta de protótipo para diagnóstico de risco de segurança em terminais de contêineres no Porto de Santos

Resumo: Com a expansão dos portos brasileiros no século XXI e o crescimento na movimentação de cargas em contêineres, aumentou a demanda por armazenagem e operações seguras. Tornou-se, então, necessária a avaliação de análise de risco para prevenção e questões de segurança para garantir a preservação das partes envolvidas. Na operação de exportação e importação existem os atores do processo, conhecidos como agentes de carga, transportadores, seguradoras, armazéns, terminais, e os operadores portuários como principal serviço para concretização dessas operações. No Porto de Santos, por exemplo, em seu histórico, há acidentes com prejuízos ambientais, sociais e econômicos, afetando as redes de empresas e as cadeias produtivas. Com frequência registram-se várias ocorrências de apreensões de drogas, comprometendo a imagem do Porto, das empresas e do próprio país. Em função dos acidentes e do número de ocorrências com o aumento da demanda de contêineres, é necessário efetivar práticas de segurança para combater, prevenir e mapear as vulnerabilidades em um terminal de contêiner. Esta tese apresenta uma proposta na forma de protótipo com o objetivo de diagnosticar os riscos de segurança e a possibilidade de atenuar e prever possíveis ocorrências no terminal portuário de contêiner. A metodologia é exploratória, documental e empírica, por meio de consultas a especialistas, oferecendo resultados da análise de risco de segurança do terminal, verificado pela aplicação do protótipo. A metodologia com o uso do protótipo considera classificar e determinar o grau de risco sob os ativos, ameaças e perigos, vulnerabilidades e consequências em um terminal de contêiner no Porto de Santos. Com a aplicação desse protótipo é possível determinar a classificação e o grau de risco, facilitando a tomada de decisão e o cumprimento da legislação nacional e internacional. Realizar a identificação, análise e avaliação de risco em um terminal portuário de contêiner utilizando o protótipo elaborado, permitirá uma padronização para o setor e auxiliará no plano de segurança do terminal e do Porto.

 

Data da defesa: 30/09/2020

Autor: Luiz Alexandre Rodrigues Alves de Carvalho

Orientador: Profa. Dra. Silvia Helena Bonilla

Programa: Mestrado em Engenharia de Produção

Título: Mobilidade urbana das grandes metrópoles: o estudo da Região Metropolitana de São Paulo

Resumo: É lugar-comum dizer que o mundo está cada vez mais urbano e, analisando as metrópoles, vê-se uma necessidade cada vez maior da utilização da tecnologia para a adequação da infraestrutura das regiões metropolitanas a esses grandes adensamentos, bem como de todas as novas necessidades da vida cotidiana. Para isso, pode-se fazer uma leitura urbana sob a óptica das novas teorias urbanas, incluindo aí as Smart Cities, conceito que engloba diversas ferramentas tecnológicas de análise das dimensões componentes de uma cidade e, sob todos os aspectos, a questão da mobilidade mostra-se fundamental. Utilizando parâmetros de diversas pesquisas, algumas delas vêm sendo realizadas há mais de 50 anos, será analisada a questão da mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo, procurando mostrar como ela interfere na qualidade de vida e no dinamismo necessário para incorporar a metrópole às grandes cadeias de mercado global.