Professora do curso de Letras participa de live sobre ensino remoto

A professora do curso de Letras, Solange Gervai, participou do debate on-line Sociedade e Educação: a opinião dos educadores e familiares sobre o ensino remoto. O evento foi transmitido ao vivo, no dia 11 de agosto, pelo canal no YouTube do Instituto Lego e contou com a presença da educadora do Instituto, Antonia Maria Nakayama.

No debate, foi apresentado o resultado de uma pesquisa, desenvolvida entre os meses de abril e junho de 2020, sobre o impacto das aulas remotas (on-line) nos professores e professoras, destacando suas impressões iniciais e seus sentimentos de estranhamento e ansiedade, sobretudo no que diz respeito ao uso da tecnologia, dificuldades de acesso e desinteresse dos alunos.

Os dados apontaram que, apesar de sentirem uma sobrecarga maior de trabalho em relação ao ensino presencial, devido aos desafios e processos de adaptação, os professores consideram que as aulas remotas podem colaborar para a renovação do ensino. As angústias e dificuldades dos pais com a nova rotina e metodologia de ensino, a oportunidade de inovação e como os professores podem trabalhar novas ferramentas com as turmas, também foram pontos de destaque durante a live.

O evento contou com a presença de coordenadores, professores e alunos do curso de Letras, além de convidados e integrantes do Instituto Lego. Os participantes contribuíram com perguntas no chat e enriqueceram a discussão, enfatizando o impacto da pandemia na educação e o reflexo dessa experiência na trajetória de educadores, pais e alunos.