Coordenadoras de Letras realizam debate on-line sobre Gandhi

A coordenadora geral do curso de Letras da UNIP, Roseli Gimenes, e a coordenadora de Letras do EaD, Cielo G. Festino, participaram, no dia 3 de agosto, do debate on-line intitulado Gandhi: a verdade em foco. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Lego.

Durante a live, as debatedoras discutiram sobre dois conceitos praticados por Mahatma Gandhi: satya, a verdade, e ahimsa, a não violência. A construção de um ideal de amor, a estrutura da vida e da política na Índia, em sua luta pela libertação da condição de colônia britânica, e a liderança de Gandhi, junto com Jawaharlal Nehru, primeiro primeiro-ministro do país, e seu desejo de unificação de todos os indianos, foram outros assuntos abordados.

O filme Gandhi (1982), de Richard Attenborough, também foi debatido, com uma análise da obra mesclada à leitura biográfico-política de Gandhi e da Índia.

O debate contou com a presença da diretora do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da UNIP, Marisa Regina Paixão, dos coordenadores, professores e alunos do curso de Letras presencial e EaD, dos alunos e professores dos cursos de Psicologia e Pedagogia, dos integrantes do Instituto Lego e convidados.