Alunos de Jornalismo do campus São José do Rio Preto visitam TV Câmara

No dia 22 de agosto, alunos do segundo ano do curso de Jornalismo do campus São José do Rio Preto realizaram uma visita técnica à TV Câmara local, como suporte ao conteúdo da disciplina Introdução às Técnicas Audiovisuais em Jornalismo.

A visita teve início com um tour pelas dependências da Câmara, monitorada pelo cerimonialista Gelson Rastelli Júnior, que apresentou o plenário, os gabinetes dos vereadores e o gabinete da presidência. Neste último, os estudantes foram recebidos pelo presidente da casa para o biênio 2019/2020, vereador Paulo Paulera. O presidente conversou com o grupo e se mostrou receptivo às reivindicações de estágios para estudantes de Jornalismo, fator decisivo na formação dos universitários desde que as novas diretrizes do Ministério da Educação determinaram a obrigatoriedade do estágio ligado à profissão.

A segunda parte da visita foi monitorada pelo diretor de Comunicação do Legislativo, jornalista Alexandre Gama, que acompanhou os universitários em todos os setores da TV Câmara. Os alunos conheceram e tiraram dúvidas sobre redação, ilhas de edição, switcher, transmissão e estúdio da emissora pública. Já dentro do estúdio, tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências com o diretor e os jornalistas Mateus Bueno de Camargo e Thaís Machado.

Alexandre Gama teceu comentários positivos sobre a visita. “É sempre gratificante trocar conhecimento e experiência com o pessoal que está começando. Quero parabenizar a UNIP por aliar a teoria com a prática e, assim, enriquecer o conhecimento de seus estudantes. A Câmara de Rio Preto está sempre de portas abertas para a comunidade”, ressaltou.

A atividade foi orientada pelo professor da disciplina Eduardo Amaral Gurgel, que salientou a importância de práticas como essa para o complemento da grade curricular. Participaram da atividade os estudantes Amanda Tiano Lopes Soler, Marcela Fernandes Camara, Patrícia Valéria de Assis, Wilson Gabriel Mendes Melzi, Wesley de Paula Vicente, Lúcia Casciatori e Vanessa Justiniana de Jesus.

“Com a visita à TV Câmara conseguimos ver, de fato, como é o Jornalismo televisivo na prática. Várias teorias estudadas em aula que nos foram apresentadas de uma forma clara sobre como elas são aplicadas no dia a dia. Com isso, conseguimos ter uma noção de como é trabalhar em uma rede de televisão, seja na frente das câmeras ou em algum setor da grande equipe por trás delas. Foi muito interessante acompanhar o trabalho do jornalista, da edição de vídeos e analisar como essa profissão influenciará na angulação da notícia”, comentou a aluna Amanda Tiano Soler.