Curso de Ciências Biológicas cria viveiro de plantas no campus Ribeirão Preto

No dia 22 de agosto, alunos e professores do curso de Ciências Biológicas do campus Ribeirão Preto iniciaram o plantio de plantas para o Viveiro UNIP, que funcionará como um Laboratório de Botânica dentro da unidade. Além de auxiliar no desenvolvimento de projetos de pesquisa de ensino e de extensão, o espaço constituirá também uma área de contemplação e de uso para as aulas práticas das disciplinas de Botânica.

No Viveiro UNIP, será possível cultivar plantas para a melhor compreensão de seus processos germinativos e de desenvolvimento, visando projetos de reflorestamento, bem como espécies de outros interesses, como plantas medicinais e Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs). Prevê-se, assim, o cultivo de diversas espécies de plantas utilizadas em aulas práticas, evitando-se a necessidade de suas aquisições futuras de outros viveiros. Além do foco científico-didático, também serão implantados um orquidário para contemplação e uma área de cultivo de suculentas e cactáceas, que poderão ser cultivadas e multiplicadas para estudo e como plantas ornamentais para doação em eventos de divulgação, juntamente com mudas de espécies arbóreas nativas, frutíferas etc.

Segundo a coordenadora do curso, Laura Dominciano, o Viveiro UNIP tem ainda como objetivo atrair pássaros, abelhas e borboletas para polinização, “o que deixará o campus com uma beleza cênica de apreciação. Tudo isso será feito de forma sustentável, cujos cuidados serão realizados pelos alunos, sob orientação do corpo docente.”