Campus Paraíso é sede do Vigésimo Quarto Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

O campus Paraíso recebeu, entre os dias 25 e 28 de julho, o Vigésimo Quarto Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, promovido pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), com apoio da UNIP. O evento contou com 32 simpósios e mais de 200 palestras apresentadas pelos maiores expoentes de saúde do Brasil e convidados internacionais, além de oficinas, cursos multiprofissionais e apresentação de temas livres.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, só no Brasil o diabetes atinge 13 milhões de pessoas. Há dois tipos principais de diabetes – tipo 1 e tipo 2 –, sendo o primeiro relacionado ao sistema autoimune, ou seja, em decorrência de um defeito no sistema imunológico, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, pois as células responsáveis pela defesa do organismo atacam outras capazes de sintetizar o hormônio. Identificados, em geral, na infância e adolescência, os pacientes diagnosticados com essa variação são insulinodependentes, pois precisam fazer reposição diária de insulina, além de outros cuidados e medicamentos. Já o diabetes do tipo 2 ocorre geralmente em adultos e a administração de insulina é necessária apenas em alguns casos. A maior incidência de diabetes se concentra nesse grupo e pode se dar por dois motivos: quando o organismo não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue ou quando não é capaz de usar adequadamente a insulina que produz.

Simultaneamente ao Congresso, ocorreu também, no subsolo do campus, a Vigésima Quarta Exposição Nacional de Produtos e Alimentos para Portadores de Diabetes. Laboratórios farmacêuticos de produtos para portadores da doença participaram mostrando seus lançamentos e insumos para o setor.