Alunos de Publicidade e Propaganda criam produtos inovadores para exposição no campus Sorocaba

No dia 20 de maio, os alunos do primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda do campus Sorocaba realizaram uma exposição de produtos ainda inexistentes no mercado. Os artigos foram desenvolvidos como projeto da disciplina de Marketing, sob a supervisão da professora Valéria Amoris. Além dos produtos, os alunos tiveram de criar a empresa, a marca e um planejamento de marketing anual.

Segundo Valéria Amoris, o objetivo foi colocar em prática tudo que foi transmitido em sala de aula, buscando ir além da teoria, visto que um dos requisitos para quem cursa Publicidade é a criatividade. “Os alunos, indiscutivelmente, ultrapassaram nossas expectativas. Fizeram toda a parte escrita e seguiram à risca os mandamentos do marketing, explorando os 4Ps, os 4As, análise SWOT, pesquisa mercadológica, brand equity, brainstorming, estratégia de desenvolvimento de novos produtos, merchandising como esforço promocional, criação de marca, tipografia, segmentação de mercado, entre muitos outros assuntos abordados em sala”, ressaltou a professora.

O mais importante, contudo, foi o aspecto de inovação dos produtos elaborados pelos alunos, entre eles:

- Iris by Sina: uma paleta para maquiagem totalmente orgânica e sustentável que se destaca por conter pigmentos extraídos de frutas. Apresentando coloração pura e orgânica, é composta de amora, beterraba, cera de abelha, manteiga de cacau, óleo de coco e amido de milho, produtos que beneficiam o organismo e possuem vitamina A e C para proteger a pele contra os raios solares. É natural e pode ser usada em todos os tipos de pele.

- Be Sex: um cookie natural, feito à base de ervas medicinais, com aroma e sabor de chocolate ao leite e coco, que estimula o desejo sexual. Evitando o uso de medicamentos químicos, ele proporciona intensidade de prazer de forma saudável.

- Catamênia Chás: um kit de chá natural para as mulheres consumirem no período menstrual, evitando os medicamentos industrializados. Um dos chás funciona para alguns dias antes da famosa TPM, outro sachê para durante e o terceiro para depois. Ou seja, a mulher encontra conforto nos três períodos de cólicas e mal-estar consumindo três tipos de chá diferentes, que vêm em uma única embalagem.

- Refrigerante Boom Pop: uma bebida artesanal à base de água gaseificada e adocicada por meio de frutose, com a inclusão de bubbles (bolinhas) de tapioca, com sabores de frutas que estouram na boca e proporcionam uma explosão de paladares.

- Detepower extraforte: detergente extraforte e concentrado composto por um “limpa aço”. Trata-se de uma junção de dois produtos capazes de limpar peças de alumínio e utensílios de cozinha.

- USEPASS: produto acoplado à capa do celular no qual alunos universitários podem guardar suas carteirinhas sem precisar tirá-las quando forem passar na catraca da faculdade, evitando, desse modo, perdê-las. Fabricado com polipropileno, um material biodegradável.

- Horta Sucaria: sucos e vitaminas saudáveis feitos com legumes e verduras, para quem busca uma vida fitness.

De acordo com o professor André Monteiro, que participou do evento e avaliou a exposição, o projeto possibilitou aos alunos vivenciarem todas as etapas envolvidas no desenvolvimento de um novo produto e de uma marca. “Agora é questão de lapidação ao longo do curso, esse foi um primeiro passo de fundamental importância”, concluiu.

A professora Valéria Amoris ressaltou que os produtos desenvolvidos são de cunho acadêmico, visto que não foram realizados testes de eficácia e segurança necessários para a comercialização. O projeto visou apenas promover a compreensão das diversas fases que envolvem o desenvolvimento do vasto campo de atuação do marketing.

O evento contou ainda com uma palestra de abertura com o publicitário e ex-aluno Diogo Marinho, que se formou no campus Sorocaba, em 2017, e possui uma agência de publicidade, com carreira promissora na área do empreendedorismo. O ex-aluno participou também da exposição como avaliador dos projetos e, na sua visão, realizar atividades acadêmicas como essa colabora para que os alunos possam desenvolver novas ideias e criar um olhar mais crítico sobre a publicidade e as necessidades que estão ao nosso redor.

Em sua palestra, Diogo Marinho abordou conceitos de empreendedorismo que abrangem o desenvolvimento de uma agência de Publicidade e Propaganda. Falou ainda sobre sua experiência pessoal na época da faculdade e sobre a importância de conhecer o mercado de trabalho, a arte de vender, como se relacionar com os clientes e questões do Marketing 4.0.