Professora do campus Santos apresenta trabalho nos Emirados Árabes

Entre os dias 1º e 5 de abril, Helena Lourenço, professora do campus Santos, participou da Assembleia Mundial da IOV realizada na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes. Trata-se da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV) e a docente da UNIP apresentou um trabalho sobre a história da entidade no Brasil.

Na oportunidade, Helena Lourenço falou para uma plateia de cerca de 200 pessoas, de diversos países da América, Europa e Ásia, com tradução simultânea para seis idiomas. Mestre em Gestão de Negócios, a professora apresentou dois projetos, um sobre a importância das Redes Sociais e outro sobre Rede de Comunicações, que visa aproximar as mídias de comunicação do folclore e das tradições.

Ainda durante o evento, foi lançado um livro sobre a história da Organização e dos seus 40 anos de envolvimento com a cultura mundial. Na obra, constam várias citações do trabalho de Helena Lourenço como secretária da IOV Continente Americano, presidente da IOV das Américas e presidente da IOV Brasil, por quase 10 anos. Atualmente, a professora atua na presidência executiva da entidade ABrasOFFA, ONG com título OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, e que desde 2017 possui o status consultivo especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC-ONU).

 O ECOSOC é um dos seis órgãos das Nações Unidas e conta com 54 membros, eleitos pela Assembleia Geral por um período de três anos. O órgão discute as questões econômicas e sociais internacionais, formulando recomendações para os membros do próprio fórum e da ONU e implantando os objetivos de desenvolvimento globais.

A ABrasOFFA, por sua vez, desde 2017 vem colaborando com o ECOSOC-ONU, desenvolvendo projetos voltados para o Desenvolvimento Humano. Um desses projetos, em parceria com a UNIP, é o Cultura Itinerante, que há 13 anos expõe trabalhos de artesãos dentro do campus Santos. Em 2018, também em parceria com a Universidade, a entidade realizou ainda o evento Boas Práticas na Prática, reunindo iniciativas santistas de boas práticas, como a Justiça Restaurativa e a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB. O mais recente projeto da entidade é o Libras pela Paz, com aulas de Libras para crianças de 7 a 12 anos.

Segundo Helena Lourenço, este começo de ano tem sido muito produtivo, pois “a ABrasOFFA conseguiu marcar presença em diversos eventos com os seus amarelinhos voluntários, em cidades como São Luiz do Ribamar, no Maranhão, Uzbequistão, Sharjah e Dubai, nos Emirados Árabes.” Em julho, na Turquia, a professora participará de mais um evento da ONU.

Para mais informações sobre a entidade e seus trabalhos voluntários, acesse o site www.abrasoffa.org.br ou solicite informações pelo e-mail abrasoffa2018@hotmail.com.