Professoras do curso de Pedagogia participam de Congresso Brasileiro de Educação Especial

As docentes do curso de Pedagogia Claudia Cristina Haddad, que também é coordenadora auxiliar, Juliane Corradi Pastre e Rosana Carvalho Fraiz, do campus Araraquara, participaram do Oitavo Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 14 a 17 de novembro.

O Congresso ocorreu junto com o Décimo Primeiro Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação (ENPEE), em uma proposta conjunta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar. O evento é considerado uma ação importante por estimular a produção científica na área da Educação Especial, divulgar o conhecimento científico e promover o intercâmbio entre pesquisadores, atendendo à demanda de novas práticas decorrentes da diretriz da política educacional de inclusão escolar adotada pelo país.

A programação contou com minicursos, mesas-redondas, simpósios, sessão de pôsteres e sessão de comunicação oral, nos quais foram discutidos temas diversificados relacionados à Educação Especial, englobando as diferentes deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. A participação nas discussões e o intercâmbio com outros professores, pesquisadores e gestores têm como objetivo principal desencadear debates que viabilizem formas de pensar e agir mais adequadas e eficientes na área da Educação Especial.

Para as professoras do curso de Pedagogia, a participação no evento constituiu uma significativa oportunidade de formação continuada. Elas puderam se integrar às atuais discussões e estudos na área da Educação Especial, tais como as normativas legais que orientam o trabalho dos profissionais e as propostas didático-pedagógicas para o atendimento adequado ao público-alvo, nos diversos níveis e etapas da Educação, inclusive no Ensino Superior.