Campus Araraquara realiza Jornada de Pedagogia

De 29 a 31 de outubro, o campus Araraquara realizou a Décima Sétima Jornada de Pedagogia intitulada Saberes pedagógicos, didáticos e práticos da Educação Inclusiva. Organizado pela coordenadora do curso, Cláudia Cristina Haddad, junto com outros docentes e comissão de discentes, o evento foi prestigiado por cerca de 160 pessoas, entre alunos e egressos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Educação Física e profissionais da educação de escolas de Araraquara e região.

A programação buscou refletir sobre a atuação profissional do docente, abordando conceitos e práticas da Educação Inclusiva em um espaço de interação, com troca de experiências e conhecimentos entre palestrantes e alunos.

No dia 29, houve apresentação cultural dos alunos do primeiro ano em Libras, orientados pela docente Juliane Adne Corradi Pastre, seguida da palestra Conversando sobre inclusão: um conceito em construção, proferida pela pedagoga, especialista em Educação Especial e psicopedagoga, Cássia Maria Canato.

No segundo dia, a programação foi iniciada com a exibição do vídeo Min e as mãozinhas, primeiro desenho animado totalmente em Libras, criado pelo animador Paulo Henrique dos Santos. Em seguida, a pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Educação Escolar, Nilza Renata de Medeiros, apresentou a palestra Práticas inclusivas em sala de aula.

Já no último dia, 31, os alunos do campus Gabriela e Gabriel Guidini realizaram uma apresentação musical de voz e violão e, na sequência, houve a palestra Relato de experiência: Educação Física e Inclusão, com o professor graduado em Educação Física e especialista em Educação Especial, Rogério Camargo Varanda.

Ainda durante a Jornada, foi organizada uma exposição de jogos e brinquedos elaborados pelos alunos do primeiro ano, sob orientação da professora Suselaine Mascioli, e também uma ação social para arrecadação de kits de materiais escolares para a Casa Cairbar Schutel.