Décima Nona Jornada Jurídica do campus Araraquara

O curso de Direito do campus Araraquara realizou, entre os dias 23 e 25 de outubro, a Décima Nona Jornada Jurídica. Durante os três dias, os estudantes puderam acompanhar palestras de professores convidados e autoridades, que abordaram as diversas áreas de atuação do Direito.

A abertura do evento contou com a presença da advogada Renata Fonseca Andrade, que atua no Brasil e nos Estados Unidos, apresentando o tema Anticorrupção global – Agenda Brasil. Os alunos puderam conhecer questões referentes a compliance, tema que vem se desenvolvendo sobremaneira nos dias atuais.

No dia 24, pela manhã, a advogada e presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-Marília, Márcia Santos da Silva, proferiu a palestra A Constituição Federal e o direito de apreciação do Desporto. À noite, a juíza trabalhista de Ribeirão Preto e coordenadora da Divisão de Execução e do CEJUSC do TRT 15, Amanda Barbosa, ministrou, por sua vez, a palestra A Reforma Trabalhista em seu primeiro ano de vigência: análises iniciais.

Já no último dia, o juiz federal de Araraquara, Márcio Cristiano Ebert, abordou questões sobre Peculiaridades da competência da Justiça Federal. E no encerramento da Jornada, no período noturno, integrantes da Orquestra Jovem de Matão fizeram uma apresentação musical. Em seguida, o advogado e fellow do Stanford Center for Internet and Society, Ademir Antônio Pereira Júnior, falou sobre Inovação, tecnologia e internet: as mudanças no direito, tema atual e que despertou muito interesse dos alunos.

A comissão organizadora foi formada por estudantes do primeiro ao décimo semestre, com supervisão do coordenador auxiliar do curso, Luís Carlos Agudo. Na ocasião, arrecadou-se ainda donativos (achocolatados, água de coco e bolachas) que foram destinados ao Projeto Geladeira Solidária do Centro Oncológico de Araraquara - Cora.