Cronograma de Palestras do Grupo UNIP-Objetivo Na Bett Educar 2017

Quarta-feira – 10/05

 

Escola do Mar: A sala de aula a céu aberto     

10h às 10h40

Com Prof.º Carlos Oliveira de Freitas, Prof.º Giorgio Falco e Prof.ª Angela Noronha

 

Imagine uma escola onde os professores são: o mar, ouriços, estrelas, tartarugas, golfinhos e toda a fauna e flora marinha. Essa é a Escola do Mar, projeto educacional ambiental pioneiro do Objetivo que proporciona, através de saídas embarcadas, com uso de equipamentos científicos antes desconhecidos e mergulhos monitorados, uma metodologia de ensino completamente inovadora. Eles observam na prática o que antes só era demonstrado por fotos e figuras, desenvolvendo um censo crítico de análise numa proporção imensurável comparada a uma sala de aula. O que nosso aluno vê, toca, observa... Essas são as ferramentas pedagógicas da 'escola do futuro' presente no Sistema Objetivo há quase três décadas.

 

Sobre os palestrantes

Prof.º Carlos Oliveira de Freitas

Biólogo, mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ, professor do grupo UNIP-Objetivo e diretor da Escola do Mar – Angra, em Angra dos Reis (RJ).

 

Prof.º Giorgio Falco

Coordenador de Educação Física da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Objetivo; Graduado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro; Pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela UNIP.

 

Prof.ª Angela Noronha

Formada em Ciências, com ênfase em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências, pelo programa de pós-graduação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Experiência como docente a mais de 15 anos em escolas do Ensino Fundamental e Médio e em Programas de aprimoramento profissional em Saúde Pública. Atuação como professora de Ciências no Ensino Fundamental do Colégio Objetivo desde 2014.

 

 

Da roda de leitura à produção oral e escrita: o lugar privilegiado do jornal nos anos iniciais do Ensino Fundamental

11h às 11h40

Com Prof.ª Deborah Cristina Catarinacho 

        

Propor a reflexão sobre o uso de estratégias que estimulem o uso do jornal em sala de aula de forma significativa e contextualizada, explorando as múltiplas possibilidades de análise da linguagem jornalística e dos gêneros textuais que configuram esse suporte.

 

Sobre a palestrante

Deborah Cristina Catarinacho é coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do 2° ao 5° ano, mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP.

 

Tecnologia Educacional    

13h às 13h40

Com a equipe de TI do Grupo UNIP-Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

 

 

Mostra de Arte no Objetivo: O artista na escola        

14h às 14h40

Com Prof.º José Minerini Neto

 

Com a intenção de apresentar a produção dos alunos realizada nas aulas de Arte do Ensino Fundamental do 6ª ano 9º ano do Colégio Objetivo é que originou em 2005 a primeira edição Mostra de Arte do Colégio Objetivo.

Todos os trabalhos realizados pelos alunos são expostos, não há seleção prévia, pois se considera manifestação artística genuína cada um dos resultados atingidos, que contam com a orientação de seus professores em pesquisas, formulações, formatações e realizações de projetos que tem por objetivo aproximar os alunos da arte e dos artistas.

Os trabalhos expostos resultam de amplos processos que se iniciam com a leitura de livros de arte, perpassam o desenvolvimento de pesquisas e análises contextualizadas que possibilitam o desenvolvimento de percursos estéticos singulares. Desde então, na noite de abertura acontece um encontro com artistas de destacada trajetória nacional e internacional.

 

Sobre o palestrante

José Minerini Neto é doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com residência no Teachers College da Columbia University, em Nova York, e mestre em Estética e História da Arte com Licenciatura Plena em Educação Artística. É o atual coordenador-professor e autor do material educativo de Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no Colégio Objetivo. Tem experiência na área de Arte com ênfase em Arte-educação, História da Arte Moderna e Contemporânea, Arte e Política e História do Ensino da Arte no Brasil. Atualmente, ainda, trabalha com educação em museus e instituições culturais.

        

 

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

15h às 15h40

Com Prof.º Esmeraldo Caniloi Junior

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação, física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Graduado em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com especialização em formação em EaD, Esmeraldo Caniloi Junior é o coordenador da disciplina Informática e Robótica das séries Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Objetivo. Ele é também o fundador do site www.informaticaeducacional.com.

 

 

Polo EaD: Um investimento de alto retorno

17h às 17h40

Com Thiago Azem Cianci

 

O objetivo será informar aos ouvintes como uma estrutura como Polo pode trazer retornos expressivos se bem trabalhada.

 

Sobre o palestrante

Thiago Azem Cianci é gerente Sênior de Marketing e Planejamento Comercial da EaD da UNIP. Ele é graduado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com especialização em Business Intelligence pela FGV e MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Entre as qualificações possui Coach Profissional de Carreira (Produtividade Pessoal), certificado emitido pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC.

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

18h às 18h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

 

 

        

        

Quinta-feira – 11/05

 

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

10h às 10h40

Com Prof.º Cristiano de Souza Lima

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Cristiano de Souza Lima é graduado em Sistema de Informação, com licenciatura em Computação. Ele é professor de Informática e Robótica do Ensino Fundamental 2 do Colégio Objetivo e educador de Tecnologias e Artes no SESC-SP.

 

 

 

Próteses faciais feitas a partir de um smartphone  

11h às 11h40

Com Prof.º Luciano Dib e Dr. Rodrigo Salazar

 

As primeiras próteses faciais em 3-D, e de baixo custo no mundo, foram feitas a partir da associação de fotografias tiradas com um smartphone comum e aplicativos gratuitos, que já estavam disponíveis na web. A criação cabe ao dentista Rodrigo Salazar Gamarra, peruano de 29 anos, cuja tese de mestrado foi concluída no final do ano passado, na UNIP, e atualmente é o objeto de seu doutorado na Universidade, orientado pelo Dr. Luciano Dib, com apoio de cientistas, acadêmicos e o 3-D designer, renomado internacionalmente, Cícero Moraes.

Na palestra, além de contar sobre o projeto, que tem como fim tornar acessível o valor final de próteses faciais, de ponta, para pacientes com deformidade facial, eles falam sobre a importância do incentivo ao uso de novas tecnologias no meio acadêmico e o papel da universidade nesse contexto.

 

Sobre os palestrantes

Prof.º Luciano Dib

Formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em cirurgia bucomaxilofacial, com mestrado e doutorado com teses dedicadas a câncer bucal também pela USP. É ex-presidente da Sociedade Latino-americana de Reabilitação do Rosto e Próteses Bucomaxilo e atualmente é professor titular da graduação e pós-graduação da UNIP e professor-colaborador na Unifesp.

 

Dr. Rodrigo Salazar Gamarra

Doutorando em Odontologia na Universidade Paulista – UNIP, sob a orientação do Prof.º Luciano Dib, é responsável pela tese de mestrado, concluída no final do ano passado, na UNIP, que gerou um método pioneiro no mundo sobre as primeiras próteses faciais, em 3-D e de baixo custo, feitas a partir de fotografias tiradas com um smartphone comum e aplicativos gratuitos já disponíveis na web. A iniciativa com o Dr. Luciano Dib avança atualmente em parceria com o 3-D designer Cícero Moraes e outros acadêmicos, o projeto +ID (Mais Identidade). Rodrigo tem apenas 29 anos, é natural de Lima (Peru), graduado em Odontologia pela Universidad Peruana Cayetano Heredia, com especialização em Reabilitação Oral e mestre em Odontologia, dedicando o trabalho à reabilitação Bucomaxilofacial, pela UNIP. Ele ainda é secretário do conselho diretivo da Associação Internacional de Anaplastologia, da Sociedade Latino-americana de Reabilitação Bucomaxilofacial e docente na UPC – Universidad Peruana de Ciências Aplicadas.

 

 

 

Tecnologia Educacional    

13h às 13h40

Com a Equipe de TI UNIP/Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

 

 

 

Projetos e práticas interdisciplinares: movimento e transformação? Sementes de gentileza

14h às 14h40

Com Prof.ª Ana Maria Ramos Sanches Varella

 

Estamos vivendo momentos de solidão, de coração trancado, de mentes atropeladas por inúmeras notícias que não gostaríamos de ouvir. O Projeto Sementes de Gentilezas, em sua simplicidade, tenta estimular pessoas a desenvolver estratégias que possam ser transformadoras em seu ambiente de atuação. Ele colabora com ideias e exemplos que possam melhorar a educação do nosso país.

A Educação exige uma vida transformada, revista, recomposta, construída, reavaliada, mas, acima de tudo, com uma volta profunda aos valores esquecidos, apagados, é o momento de semear gentilezas!

 

Sobre a palestrante

Ana Maria Ramos Sanches Varella é professora titular da Graduação e Pós-graduação da Universidade Paulista – UNIP e pesquisadora, líder e fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinaridade: Movimento e transformação?, no IN M TRA – Universidade Paulista. Ela é pós-doutora do Programa de Educação: “Currículo- PUC/SP” e também pelo GEPI (Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade). É ainda doutora em Educação: Currículo, linha de pesquisa Interdisciplinaridade, mestre em Gerontologia, com especializações em Psicopedagogia, Psicologia Social, Fundamentos da Psicanálise e sua prática clínica e graduação em Letras.

        

 

Escola do Mar: A sala de aula a céu aberto     

15h às 15h40

Com Prof.º Carlos Oliveira de Freitas, Prof.º Giorgio Falco e Prof.ª Angela Noronha

 

Imagine uma escola onde os professores são: o mar, ouriços, estrelas, tartarugas, golfinhos e toda a fauna e flora marinha. Esta é a Escola do Mar, projeto educacional ambiental pioneiro do Objetivo que proporciona, através de saídas embarcadas, com uso de equipamentos científicos antes desconhecidos e mergulhos monitorados, uma metodologia de ensino completamente inovadora. Eles observam na prática o que antes só era demonstrado por fotos e figuras, desenvolvendo um censo crítico de análise numa proporção imensurável comparada a uma sala de aula. O que nosso aluno vê, toca, observa... Estas são as ferramentas pedagógicas da 'escola do futuro' presente no sistema Objetivo há quase três décadas.

 

Sobre os palestrantes

Prof.º Carlos Oliveira de Freitas

Biólogo, mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ, professor do grupo UNIP-Objetivo e diretor da Escola do Mar – Angra, em Angra dos Reis (RJ).

 

Prof.º Giorgio Falco

Coordenador de Educação Física da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Objetivo; Graduado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro; Pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela UNIP.

 

Prof.ª Angela Noronha

Formada em Ciências, com ênfase em Biologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências, pelo programa de pós-graduação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Experiência como docente a mais de 15 anos em escolas do Ensino Fundamental e Médio e em Programas de aprimoramento profissional em Saúde Pública. Atuação como professora de Ciências no Ensino Fundamental do colégio Objetivo desde 2014.

 

 

Educação Física escolar: O lúdico como uma proposta educativa 
16h às 16h40

Com Prof.º Giorgio Falco 

Na escola aprende-se para jogar ou joga-se para aprender? Como criar jogos e atividades que favoreçam a participação efetiva de todos, respeitando a capacidade e a individualidade de cada um? Como desenvolver as competências tão importantes e necessárias numa aula de Educação Física e ao mesmo tempo proporcionar a inclusão dos alunos?

 

Sobre o palestrante

Coordenador de Educação Física da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, Giorgio Falco é graduado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro e pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela UNIP.

 

 

Polo EaD: um investimento de alto retorno

17h às 17h40

Com Thiago Azem Cianci

 

O objetivo será informar aos ouvintes como uma estrutura como Polo pode trazer retornos expressivos se bem trabalhada.

 

Sobre o palestrante

Thiago Azem Cianci é o gerente Sênior de Marketing e Planejamento Comercial da EaD da UNIP. Ele é graduado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com especialização em Business Intelligence pela FGV e MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Entre as qualificações possui Coach Profissional de Carreira (Produtividade Pessoal), certificado emitido pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC.

 

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

18h às 18h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

 

        

        

Sexta-feira – 12/05

 

A importância do Coordenador Pedagógico: Formação em EaD

10h às 10h40

Com Prof.ª Gabrielle Pellucio

 

As escolas vivem um momento de grande efervescência, no qual os saberes e as formas de realizar tarefas estão cada vez mais em destaque. Como o Coordenador Pedagógico reage a isso? Como pôr em prática tantos saberes de forma construtiva?

A reflexão sobre a prática e o estudo é fundamental e necessária. Venha assistir a nossa palestra e saiba como fazemos a formação do Coordenador Pedagógico na modalidade a distância.

 

 

Sobre a palestrante

Gabrielle Pellucio é graduada em Pedagogia, mestre em Geografia e aluna do MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores da Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em sala de aula, coordenação e direção pedagógica. Atuou nas esferas pública e privada, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Atualmente é assessora pedagógica e formadora do Núcleo de Educação a Distância do Sistema Objetivo. 

 

 

A relação escola-família e os desafios da construção de uma cultura de paz   

11h às 11h40

Com Prof.º Nonato Assis de Miranda

 

A proposta desse diálogo é mostrar o quão a relação escola-família é importante para a garantia do direito à educação no contexto da atualidade. Parte-se do pressuposto de que, embora a educação seja um direito constitucional, se não houver articulação entre essas duas instituições, corre-se o risco desse direito ser negligenciado.

Destaca-se que, diante do fato de a escola ter deixado de ser o único local onde aprendizagem acontece porque se aprende de diferentes formas e em diferentes lugares e, em virtude de a família ter transferido para a escola papéis que são dela, a escola tem sido obrigada a se reinventar. Assim, uma alternativa encontrada é busca de uma educação para a paz que não é nada novo; ao contrário, é uma proposta iniciada no início do século passado, mas que se tornou emergente, principalmente, nos grandes centros urbanos onde a violência não está apenas nos arredores, mas, também, dentro dos muros de nossas escolas.

 

Sobre o palestrante

Nonato Assis de Miranda é mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuou como professor e diretor na Educação Básica por mais de 25 anos. Atualmente é coordenador geral do curso de Pedagogia da UNIP e líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) em Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores.

 

 

Tecnologia Educacional

13h às 13h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

                  

        

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

15h às 15h40

Com Prof.º Cristiano de Souza Lima

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Cristiano de Souza Lima é graduado em Sistema de Informação, com licenciatura em Computação. Ele é professor de Informática e Robótica do Ensino Fundamental 2 do Colégio Objetivo e educador de Tecnologias e Artes no Sesc-SP.

 

                           

Polo EaD: um investimento de alto retorno

17h às 17h40

Com Thiago Azem Cianci

 

O objetivo será informar aos ouvintes como uma estrutura como Polo pode trazer retornos expressivos se bem trabalhada.

 

Sobre o palestrante

Thiago Azem Cianci é o gerente Sênior de Marketing e Planejamento Comercial da EaD da UNIP. Ele é graduado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com especialização em Business Intelligence pela FGV e MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM. Entre as qualificações, possui Coach Profissional de Carreira (Produtividade Pessoal), certificado emitido pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC.

 

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

18h às 18h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

                  

 

        

Sábado – 13/05     

 

Objetivo Maker: Robótica e Programação      

11h às 11h40

Com Prof.º Esmeraldo Caniloi Junior

 

No mundo todo, pessoas comuns e especialistas utilizam a Robótica e a Programação para criar projetos profissionais, educacionais e até mesmo caseiros (hobby), todos eles voltados para a eletrônica, simulação, computação física, entre outros. Essas pessoas fazem parte dos movimentos conhecidos como DIY, do inglês (do it yourself – faça você mesmo) e Makers (fazedores). Conheça um pouco sobre esses movimentos por meio da realização de projetos utilizando kits, placas de circuitos lógicos, softwares de simulação, Arduino, Impressora 3-D e linguagens de programação.

 

Sobre o palestrante

Graduado em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com especialização em formação em EaD, Esmeraldo Caniloi Junior é o coordenador da disciplina Informática e Robótica das séries Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Objetivo. Ele é também o fundador do site www.informaticaeducacional.com.

                  

 

Tecnologia Educacional    

13h às 13h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo

 

Expor ao público da Educar o pioneirismo do Grupo UNIP-Objetivo no uso de Tecnologia Educacional. Na oportunidade, serão apresentadas: a infraestrutura tecnológica e as soluções desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo, que são utilizadas por gestores, professores e alunos.

 

        

A importância do Coordenador Pedagógico: Formação em EaD

15h às 15h40

Com Profª Gabrielle Pellucio

 

As escolas vivem um momento de grande efervescência, no qual os saberes e as formas de realizar tarefas estão cada vez mais em destaque. Como o Coordenador Pedagógico reage a isso? Como pôr em prática tantos saberes de forma construtiva?

A reflexão sobre a prática e o estudo é fundamental e necessária. Venha assistir a nossa palestra e saiba como fazemos a formação do Coordenador Pedagógico na modalidade a distância.

 

Sobre a palestrante

Gabrielle Pellucio é graduada em Pedagogia, mestre em Geografia e aluna do MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores da Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em sala de aula, coordenação e direção pedagógica. Atuou nas esferas pública e privada, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Atualmente é assessora pedagógica e formadora do Núcleo de Educação a Distância, do Sistema Objetivo. 

 

 

Integração: Plataforma Objetivo e Microsoft School           

16h às 16h40

Com a equipe de TI UNIP/Objetivo e Microsoft

 

A palestra tem como objetivo trazer ao público da Educar a experiência precursora do Grupo UNIP-Objetivo, no uso de Tecnologia Educacional em sala de aula, assim como a aplicação de novas ferramentas da Microsoft em nossas plataformas tecnológicas.

 

SERVIÇO

Grupo UNIP-Objetivo na BETT Educar 2017

Data: de 10 a 13 de maio
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo)
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP
Horário: das 9h às 19h
Stand 130B