O mito bandeirante definido pela iconografia do Museu Paulista e revisitado pelo cinema: uma análise do filme “Os Bandeirantes” de Humberto Mauro
Obra: O mito bandeirante definido pela iconografia do Museu Paulista e revisitado pelo cinema: uma análise do filme “Os Bandeirantes” de Humberto Mauro
Autor: Eduardo Victorio Morettin
Resumo
Pretendemos discutir a representação cinematográfica do mito bandeirante através do filme Os Bandeirantes (1940), de Humberto Mauro. Este filme teve a orientação geral de Edgar Roquette-Pinto, diretor presidente do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), e a coordenação histórica de Afonso de Taunay, historiador e diretor do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga.
A produção do INCE recorre à iconografia do Museu com o intuito de autenticar as imagens encenadas. Neste sentido, e tendo em vista Os Bandeirantes, analisaremos a produção iconográfica idealizada por Taunay para o instituto, cuja direção assumiu em 1917, com o objetivo de ornamentá-lo para os festejos relativos ao primeiro centenário da Independência do Brasil em 1922.
Procuraremos demonstrar que a estratégia de utilização da iconografia enquanto documento histórico em Os Bandeirantes produzirá um curto-circuito com o trabalho de mise-en-scène de Humberto Mauro, gerando significados diversos daqueles que foram idealizados pelos produtores do filme.