Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[05/12/2018 - UNIP é sede do Décimo Oitavo Conic-Semesp ]]> Por Silene

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o campus Cidade Universitária sediou o maior evento nacional de Iniciação Científica, o Décimo Oitavo Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), promovido pelo Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp). A cada edição, o Congresso tem um tema central como eixo e neste ano o tópico em questão foi Quais as perspectivas da Quarta Revolução Industrial?

O Conic-Semesp 2018 recebeu a inscrição de mais de 2 mil trabalhos de 213 instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de todo o Brasil. Do total, 1.998 trabalhos de 17 estados mais o Distrito Federal, nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, foram aprovados para serem apresentados durante os dois dias do evento.

A mesa de abertura foi composta pela vice-reitora de graduação da UNIP e anfitriã do Congresso, professora Marília Ancona-Lopez, pela diretora financeira do Semesp, Cecília Anderlini, e pelo diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Na oportunidade, a vice-reitora deu as boas-vindas a todos os alunos participantes e ressaltou a importância da pesquisa na formação acadêmica: “A Iniciação Científica é de grande valor e colabora efetivamente no avanço do conhecimento, pois está ligada a uma grande área de pesquisa, colabora com outros trabalhos que estão sendo desenvolvidos e muitas vezes abre uma oportunidade de carreira para os alunos.”

Cecília Anderlini, por sua vez, parabenizou a UNIP pela contribuição à Iniciação Científica e ao desenvolvimento do país, com a entrega de uma placa em homenagem à professora Marília Ancona-Lopez. Em seguida, Rodrigo Capelato realizou uma breve apresentação de dados relevantes do Conic 2018. Segundo apontou, do total de alunos inscritos nesta edição, 78,4% foi da rede privada e 21,6% da rede pública. Os cursos que tiveram o maior número de trabalhos inscritos foram Enfermagem, Administração e Engenharia de Produção (rede privada); Medicina, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Comércio Exterior (rede pública).

Já no segundo dia do Congresso, as apresentações dos trabalhos de pesquisa continuaram até a cerimônia de encerramento, quando houve a premiação de 10 trabalhos em andamento e 10 já concluídos. O destaque foi para a aluna do curso de Pedagogia da UNIP, Amanda Barsottini da Rocha, premiada na categoria de Ciências Humanas e Sociais pelo trabalho em andamento intitulado A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: as instâncias educacionais no processo de homologação. A estudante recebeu um cheque no valor de R$ 1.500,00.

]]> DATA05/12/2018 <![CDATA[04/12/2018 - Pós-Graduação em Odontologia realiza levantamento da saúde bucal de crianças com microcefalia ]]> Por Pós - enviada por email

A professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia, Cristina Lúcia Feijó Ortolani, junto com sua orientanda Livia Eisler e a aluna de Iniciação Científica Luiza Martins Falcade, estão desenvolvendo um projeto de pesquisa em alguns estados do Nordeste com o intuito de investigar a situação odontológica de crianças acometidas pela microcefalia, decorrente da síndrome congênita do Zika vírus. O objetivo do projeto é entender as possíveis implicações odontológicas e estabelecer diretrizes de tratamento especializado.

Até o momento, já foram realizadas avaliações odontológica e miofuncional em 110 crianças das cidades de Salvador, Maceió e Fortaleza, além de palestras explicativas sobre o projeto e de prevenção aos pais e/ou responsáveis, que responderam às perguntas de anamnese e aos questionários socioeconômico e de qualidade de vida.

O segundo passo será a colocação de aparelhos odontológicos nas crianças triadas, com o acompanhamento do tratamento. Após essa intervenção, as crianças serão avaliadas novamente para que se registre os efeitos do procedimento realizado e sua adequação.

]]>
DATA04/12/2018
<![CDATA[04/12/2018 - Curso de Letras participa do Décimo Oitavo Conic ]]> Por Roseli Gimenes

De 30 de novembro a 1 de dezembro, no campus Cidade Universitária, o curso de Letras participou do Décimo Oitavo Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic). Promovido pelo Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp), o evento tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

Trata-se de uma grande oportunidade de professores e alunos trocarem conhecimento com estudantes de outras universidades e saber como os trabalhos de Iniciação Científica no país estão caminhando. As coordenadoras de Letras, Roseli Gimenes e Joana Ormundo, fizeram parte da equipe de avaliadores do Congresso, tanto dos trabalhos escritos quanto da apresentação oral em painéis e salas.

A coordenadora de Letras EaD, Cielo Festino, esteve presente prestigiando a aluna Anne Cristina Ribeiro, do curso de Letras EaD. A professora do curso de Letras do campus Vergueiro, Deborah Paula, por sua vez, também marcou presença acompanhando seu orientando Benedito Marcelo Martins, que se classificou nos resultados parciais do evento em primeiro lugar. Nessa fase também se classificaram a aluna Ângela de Almeida Panseri, orientanda da professora Lígia Menna, campus Vergueiro, em terceiro lugar; e o aluno Ulisses Batista Thadeu Salvador, orientando da professora Denise Durante do curso de Letras, campus Santos. O aluno Cassio Caio Cruz, orientando da professora Joana Ormundo, campus Vergueiro, também se apresentou no Congresso.

]]>
DATA04/12/2018
<![CDATA[03/12/2018 - PPGEP promove seminário sobre perspectivas da tecnologia na Agricultura 4.0 ]]> Por Pós

No dia 12 de novembro, ocorreu o Sexto Seminário de Engenharia de Produção, no campus Indianópolis, organizado pelo professor do Programa Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto.

O tema abordado foi Perspectivas da TI na Agricultura 4.0, proferido pela chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária, sediada em Campinas, professora Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá.

 O evento foi de alto interesse para os estudantes e pesquisadores presentes, especialmente àqueles que realizam pesquisas sobre a Indústria 4.0, sob a liderança do professor José Benedito Sacomano.

Na ocasião, a palestrante foi agraciada com um exemplar do livro recém-lançado pela Editora Blucher, Indústria 4.0 – Conceitos e fundamentos, organizado pelos professores do PPGEP José Benedito Sacomano, Rodrigo Franco Gonçalves, Márcia Terra da Silva e Silvia Helena Bonilla, além do ex-aluno do Programa, Walter Cardoso Sátyro.

O Seminário contou com a participação de professores e alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu e demais interessados.

]]>
DATA03/12/2018
<![CDATA[30/11/2018 - Coordenadora de Letras participa da Oitava Convenção Intercontinental de Psicologia em Havana ]]> Por Roseli Gimenes

De 19 a 23 de novembro, a coordenadora de Letras, Roseli Gimenes, participou da Oitava Convenção Intercontinental de Psicologia – HOMINUS 2018, realizada no Palácio das Convenções em Havana, Cuba. O evento foi promovido pela Sociedade Cubana de Psicologia e abordou o tema Bem-estar humano e desenvolvimento sustentável: o lugar da Psicologia. Integrando o grupo de discussão Psicanálise de orientação lacaniana: a singularidade em sua práxis, a coordenadora apresentou a palestra Inteligência libidinal, em que discutiu questões da inteligência emocional e artificial, propondo uma análise do que seria uma inteligência libidinal, caso ela fosse possível.

De acordo com os organizadores, nas propostas dos trabalhos apresentados destacam-se o tratamento de temas inter e multidisciplinares, a necessidade de buscar espaços de integração das conformações de subjetividade e a compreensão da complexidade e da diversidade nas dimensões do ser humano como parte do desenvolvimento social e pessoal.

 

]]>
DATA30/11/2018
<![CDATA[30/11/2018 - Professora da UNIP participa de eventos científicos na Inglaterra e na Malásia ]]> Por Pós

A professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA) da UNIP, Cecília Maria Villas Bôas de Almeida, participou de eventos científicos internacionais durante o mês outubro.

Ministrou as palestras Boosting the Trade-Off between Climate Regulation and Municipality Costs of Urban Parks, no dia 2, na Universidade de Cambridge, e Exploring Cities for Sustainable Opportunities, no dia 4, na University College London, Inglaterra. Ambas abordaram a sustentabilidade nas cidades em decorrência da enorme quantidade de recursos naturais necessários para mantê-las, tema cada vez mais discutido tendo em vista o grande e acelerado aumento populacional.

No dia 23 de outubro, na Universidade de Tecnologia da Malásia, a professora participou do ICLCA ’18 Pre-Conference Workshop by Elsevier, evento voltado a pesquisadores que pretendem publicar em revistas científicas com alto fator de impacto. Durante sua conferência, intitulada How to Prepare a Good Review Article for JCLEPRO?, Cecília Villas Bôas, que também é editora-chefe dos artigos de revisão do Journal of Cleaner Production (JCLEPRO), demonstrou aos participantes técnicas de como redigir artigos científicos com qualidade.

Já entre os dias 24 e 26 de outubro, ainda na Malásia, a professora participou da 4th International Conference on Low Carbon Asia & Beyond 2018, apresentando a conferência High Impact Publication in Sustainability, na qual destacou os requisitos para a publicação de artigos de alto impacto em periódicos científicos. 

]]>
DATA30/11/2018
<![CDATA[27/11/2018 - Campus Paulista promove aula de fotografia forense ]]> Por Ney

No dia 18 de outubro, os alunos do terceiro e quarto semestres do curso de Fotografia do campus Paulista participaram de uma aula expositiva com o fotógrafo forense Dermânio Ribeiro, atuante na profissão policial há mais de 20 anos. 

palestrante enfatizou a responsabilidade deste trabalho extremamente importante para a sociedade, abordando os diversos tipos de crime contra a pessoa (área em que atua), as especificidades de cada crime e como devem ser fotografados. Dermânio falou também sobre a importância da fotografia no trabalho dos peritos policiais. Segundo ele, uma cena de crime deve ser mantida e preservada ao máximo até a chegada dos peritos, para que possam analisar e fotografar cada detalhe em busca de provas que ajudarão a recompor o acontecimento e descobrir o criminoso. 

Os alunos tiveram um contato direto e próximo com a seriedade da profissão de fotógrafo forense, que implica certa vocação genuína para se seguir a carreira.

]]>
DATA27/11/2018
<![CDATA[23/11/2018 - Curso de Fisioterapia realiza Jornada 2018 no campus Araraquara ]]> Por Profa. Lílian Marques Silva

Nos dias 5 e 6 de novembro, o curso de Fisioterapia do campus Araraquara promoveu sua Jornada 2018, que teve como tema O processo de cura não é linear.

Alunos de todos os semestres participaram das atividades, realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno, com abordagens ministradas em minicursos e palestras sobre os mais variados temas, tais como biomecânica das cadeias musculares, quiropraxia lombar, neurociência sobre a dor, Fisioterapia em cuidados paliativos e no paciente oncológico, método Glide, visão holística do ser humano, pós-operatório de cirurgias plásticas, prescrição de cadeiras de rodas, marketing para profissionais da Saúde e Fisioterapia esportiva.

Grandes profissionais de renome da Fisioterapia e ex-alunos do campus engrandeceram a Jornada, compartilhando seus conhecimentos com estudantes e professores.

O evento contou com o apoio das empresas Fisio Fernandes, Arte Nobre, Livraria Cruzeiro, Studio Pérola, Showbrancelhas, Pilates Priscila Pinheiro e Depile-Se, que expuseram seus produtos e serviços e distribuíram brindes aos participantes.

Atividades culturais também marcaram a Jornada com a participação, na abertura oficial, das bailarinas Silvana Soares e Dayane Machado, da cidade de São Carlos, em uma apresentação de balé com cadeira de rodas. Já no encerramento, foi a vez das bailarinas da Academia Artdance de Araraquara apresentarem um belo e emocionante espetáculo.

]]>
DATA23/11/2018
<![CDATA[22/11/2018 - Aluna de Arquitetura é selecionada para o Programa Bolsas Santander Mundi ]]> Por Cristiane Fedrigo

Aluna do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus São José do Rio Preto, Helena Furquim Junqueira foi selecionada pela UNIP para participar do Programa de Bolsas Santander Mundi 2018.

No primeiro semestre de 2019, ela embarcará para Madrid para estudos na Universidad Francisco de Vitoria.

A coordenação do curso e seus docentes parabenizam a aluna pelo mérito conquistado.

]]>
DATA22/11/2018
<![CDATA[22/11/2018 - Jornada de Educação Física do campus Araraquara ]]> Por Prof. Mário Sigoli

Nos dias 7 e 8 de novembro, ocorreu a Décima Sexta Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física, no anfiteatro do campus Araraquara. A programação foi aberta com uma apresentação musical de MPB com o aluno Daniel Cestari (percussão) e o ex-aluno Mario Leodoro (voz e violão).

Em seguida, ocorreu a palestra Corrida de rua no interior de São Paulo: comportamentos de consumo e eventos esportivos, ministrada pelo professor Caio Tarcisio Ventura Alves. A palestra foi complementada com uma mesa de debates composta pelas atletas de corrida Maira Lopes (corrida de montanha) e Milena Mara (corrida de rua), além do professor da unidade e técnico da equipe de atletismo da cidade de Araraquara, Hilário Ferreira de Souza. O debate foi empolgante e abordou questões relevantes sobre os desafios para a corrida no país.

No dia 8, as atividades iniciaram com uma apresentação de Ginástica Artística dos Atletas da FUNDESPORT Araraquara, com a participação do aluno Carlos Eduardo Pedro Antonio. Logo após, a palestra da noite, intitulada Aspectos biomecânicos e fisiológicos das lesões de membros inferiores, foi ministrada pelos professores do campus Fabio Alexandre Pastor e José Henrique Mazon.

Ainda no último dia, os estudantes do sétimo e do oitavo semestre realizaram apresentação de painéis referentes aos seus Trabalhos de Conclusão de Curso, que foram avaliados pelos professores e consultados pelos demais alunos do curso de Educação Física.

]]>
DATA22/11/2018
<![CDATA[21/11/2018 - Campus São José do Rio Pardo recebe eventos sobre reabilitação bucomaxilofaciais ]]> Por pos

A noite do dia 9 de novembro, no campus São José do Rio Pardo, foi marcada por três eventos: palestra do professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNIP e diretor do Instituto Mais Identidade, Luciano Dib; lançamento do livro Identidade Cultural – da Literatura para a Razão, de Vanilda Ribeiro dos Santos; e abertura da exposição fotográfica homônima, de Márcio Lauria Filho, responsável pela fotografia da obra. O projeto todo contou com o apoio da UNIP.

A palestra de Luciano Dib versou sobre os procedimentos necessários para a reabilitação de pacientes com deformidades bucomaxilofaciais, de modo a devolver a identidade perdida e o sorriso no rosto de cada um. O professor apresentou desde casos de pessoas que perderam a orelha até pessoas que tiveram o rosto totalmente desfigurado em decorrência de tumores.

O livro, por sua vez, relata a trajetória de vida de 20 portadores de necessidades especiais, alguns casos especificamente associados a deformidades bucomaxilofaciais, destacando como foram seus processos de reintegração e aceitação social, em meio às dificuldades diárias por que passam. A narrativa ressalta a redescoberta da autoestima dessas pessoas, que muitas vezes são discriminadas e ignoradas pela sociedade, enfatizando a importância de se manter o “sorriso no rosto” no processo de reabilitação social.

Em um clima acolhedor e festivo, houve ainda a abertura da exposição fotográfica relativa ao projeto do livro. O evento contou com a presença do professor Luciano Dib, palestrante e curador do livro, da autora Vanilda Ribeiro dos Santos, do fotógrafo Márcio Lauria Filho, da protagonista da obra Andressa Costa, além da vice-reitora de Unidades Universitárias da UNIP, professora Melânia Dalla Torre, da diretora do campus, Gabriela Silva, e da diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Marina Soligo. Prestigiaram a ocasião as chefias da unidade, os coordenadores de cursos, alunos, familiares e convidados. 

]]>
DATA21/11/2018
<![CDATA[21/11/2018 - Campus Araraquara realiza Jornada de Pedagogia ]]> Por Profa. Cláudia Cristina Haddad

De 29 a 31 de outubro, o campus Araraquara realizou a Décima Sétima Jornada de Pedagogia intitulada Saberes pedagógicos, didáticos e práticos da Educação Inclusiva. Organizado pela coordenadora do curso, Cláudia Cristina Haddad, junto com outros docentes e comissão de discentes, o evento foi prestigiado por cerca de 160 pessoas, entre alunos e egressos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Educação Física e profissionais da educação de escolas de Araraquara e região.

A programação buscou refletir sobre a atuação profissional do docente, abordando conceitos e práticas da Educação Inclusiva em um espaço de interação, com troca de experiências e conhecimentos entre palestrantes e alunos.

No dia 29, houve apresentação cultural dos alunos do primeiro ano em Libras, orientados pela docente Juliane Adne Corradi Pastre, seguida da palestra Conversando sobre inclusão: um conceito em construção, proferida pela pedagoga, especialista em Educação Especial e psicopedagoga, Cássia Maria Canato.

No segundo dia, a programação foi iniciada com a exibição do vídeo Min e as mãozinhas, primeiro desenho animado totalmente em Libras, criado pelo animador Paulo Henrique dos Santos. Em seguida, a pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Educação Escolar, Nilza Renata de Medeiros, apresentou a palestra Práticas inclusivas em sala de aula.

Já no último dia, 31, os alunos do campus Gabriela e Gabriel Guidini realizaram uma apresentação musical de voz e violão e, na sequência, houve a palestra Relato de experiência: Educação Física e Inclusão, com o professor graduado em Educação Física e especialista em Educação Especial, Rogério Camargo Varanda.

Ainda durante a Jornada, foi organizada uma exposição de jogos e brinquedos elaborados pelos alunos do primeiro ano, sob orientação da professora Suselaine Mascioli, e também uma ação social para arrecadação de kits de materiais escolares para a Casa Cairbar Schutel.

]]>
DATA21/11/2018
<![CDATA[21/11/2018 - Campus Sorocaba é sede regional da Maratona de Programação da SBC ]]> Por Prof. Richardson Luz

No dia 15 de setembro, o campus Sorocaba foi sede regional da primeira fase da Vigésima Terceira Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Organizada pelo professor Richardson Luz, a etapa contou com a participação de 16 equipes formadas por alunos dos cursos de Ciência da Computação e Análise & Desenvolvimento de Sistemas de oito faculdades de Sorocaba e região.

A maratona teve início às 9h com credenciamento, um café de confraternização e conhecimento da área de desenvolvimento dos participantes. Em seguida, das 13h às 18h, houve a prova de programação, que consistiu na realização do máximo de exercícios propostos pela SBC durante 5 horas de programação ininterrupta.

Mais informações sobre os resultados parciais e finais da Maratona, no site: http://maratona.ime.usp.br/

]]>
DATA21/11/2018
<![CDATA[17/11/2018 - Décima Nona Jornada Jurídica do campus Araraquara ]]> Por Profº Luis Carlos Agudo

O curso de Direito do campus Araraquara realizou, entre os dias 23 e 25 de outubro, a Décima Nona Jornada Jurídica. Durante os três dias, os estudantes puderam acompanhar palestras de professores convidados e autoridades, que abordaram as diversas áreas de atuação do Direito.

A abertura do evento contou com a presença da advogada Renata Fonseca Andrade, que atua no Brasil e nos Estados Unidos, apresentando o tema Anticorrupção global – Agenda Brasil. Os alunos puderam conhecer questões referentes a compliance, tema que vem se desenvolvendo sobremaneira nos dias atuais.

No dia 24, pela manhã, a advogada e presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-Marília, Márcia Santos da Silva, proferiu a palestra A Constituição Federal e o direito de apreciação do Desporto. À noite, a juíza trabalhista de Ribeirão Preto e coordenadora da Divisão de Execução e do CEJUSC do TRT 15, Amanda Barbosa, ministrou, por sua vez, a palestra A Reforma Trabalhista em seu primeiro ano de vigência: análises iniciais.

Já no último dia, o juiz federal de Araraquara, Márcio Cristiano Ebert, abordou questões sobre Peculiaridades da competência da Justiça Federal. E no encerramento da Jornada, no período noturno, integrantes da Orquestra Jovem de Matão fizeram uma apresentação musical. Em seguida, o advogado e fellow do Stanford Center for Internet and Society, Ademir Antônio Pereira Júnior, falou sobre Inovação, tecnologia e internet: as mudanças no direito, tema atual e que despertou muito interesse dos alunos.

A comissão organizadora foi formada por estudantes do primeiro ao décimo semestre, com supervisão do coordenador auxiliar do curso, Luís Carlos Agudo. Na ocasião, arrecadou-se ainda donativos (achocolatados, água de coco e bolachas) que foram destinados ao Projeto Geladeira Solidária do Centro Oncológico de Araraquara - Cora.

]]>
DATA17/11/2018
<![CDATA[16/11/2018 - Curso de Serviço Social promove exposição no campus Santos ]]> Por Dr. Evandro Prestes Guerreiro

Durante o mês de novembro, os alunos do primeiro e do segundo ano do curso de Serviço Social, campus Santos, orientados pelos professores Evandro Prestes Guerreiro e Camila Papa, realizaram a ExpoSocial. Como avaliação prática das disciplinas de Planejamento & Gestão Social e Projetos de Pesquisa, a atividade mostrou o olhar sobre a realidade social brasileira.

Segundo os professores, “a atuação profissional do assistente social se dá hoje no âmbito de diversas expressões da questão social, e os projetos expostos abordaram com grande sensibilidade os diversos problemas sociais brasileiros – tais como exclusão social de jovens, trabalhadores, famílias, idosos, mulheres e deficientes físicos do mercado de trabalho, movimento social e de gênero, geração de renda, dependente químico, direitos sociais e políticas públicas –, como mecanismos de promoção da cidadania e do desenvolvimento humano.”

]]>
DATA16/11/2018
<![CDATA[16/11/2018 - Alunos do curso de Farmácia realizam visita técnica à empresa de cosméticos Big Beauty ]]> Por Profa. Maira Marques S. Perez

No dia 9 de novembro, os alunos do quarto e do terceiro ano do curso de Farmácia do campus Araraquara, acompanhados dos professores Juhan Augusto Scardelato Pereira e Cristiane Zappulla Pellegrino, fizeram uma visita técnica à Big Beauty Cosméticos Ltda., localizada em Carapicuíba, SP.

O grupo foi recepcionado pelo químico responsável e um dos proprietários da empresa, Érico Brito. Inicialmente, assistiram a uma palestra sobre o funcionamento da produção de cosméticos e também sobre empreendedorismo, que permitiu aos alunos uma visão mais ampla da indústria cosmética, bem como dos fatores de negócio que envolvem todo o campo da produção cosmética.

Em seguida, os alunos foram conduzidos a diversos setores da empresa, conhecendo em escala industrial o que ocorre no processo de fabricação de cosméticos, desde o recebimento da matéria-prima, passando pela parte de análises, produção, até a expedição dos produtos finais já embalados. Toda a visita foi direcionada pelo químico Érico Brito.

Segundo os professores, a atividade foi uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem o que até então só haviam visto teoricamente em sala de aula, despertando em alguns o interesse em atuar no futuro como profissionais da indústria farmacêutico-cosmética.

]]>
DATA16/11/2018
<![CDATA[16/11/2018 - Alunos dos cursos de Tecnologia do campus Sorocaba participam do Programa Coworking Universitário ]]> Por Prof. Coordenador Richardson Luz

Os alunos dos cursos de Análise & Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação do campus Sorocaba participaram do Programa Coworking Universitário. Criado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o programa tem como objetivo trabalhar com alunos dos cursos de programação de computadores de instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de aplicativos para as secretarias municipais de Sorocaba.

Lançado no dia 4 de julho, o Coworking teve duração de três meses e deu a oportunidade a 100 jovens de diversas faculdades para desenvolverem os aplicativos por meio de treinamentos intensivos de coaching, além da apresentação de alguns desafios do Poder Público. No final do projeto, encerrado no dia 24 de outubro, os aplicativos foram entregues aos seguintes órgãos: Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes, Secretaria de Urbanismo e para o próprio Parque Tecnológico.

Participaram do encerramento o prefeito de Sorocaba, José Caldino Crespo, os diretores do Parque Tecnológico, o coordenador do curso de Ciência da Computação, Glaucio Celso Luz, e o coordenador do curso de Análise & Desenvolvimento de Sistemas, Richardson Luz, além dos alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos, que foram prestigiar o encontro final supervisionado pela professora Elisabeth Flink.

]]>
DATA16/11/2018
<![CDATA[16/11/2018 - Curso de Enfermagem participa da SIPAT do DAAE em Araraquara ]]> Por Profa. Inaiara Scalçone A. Corbi

No dia 7 de outubro, os alunos do sétimo semestre do curso de Enfermagem do campus Araraquara, sob supervisão da enfermeira Tamires Carvalho Trentim, participaram da Trigésima Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (DAAE).

Foram desenvolvidas ações educativas por meio de uma palestra sobre primeiros socorros, além de simulação de primeiros atendimentos e entrega de folders informativos. A finalidade foi transmitir aos colaboradores informações sobre procedimentos básicos de suporte à vida.

 

]]>
DATA16/11/2018
<![CDATA[13/11/2018 - Campus Campinas promove Encontro de Letras 2018 ]]> Por Mônica Oliveira Santos

A coordenadora do curso de Letras do campus Campinas, Mônica Oliveira Santos, promoveu, entre os dias 7 e 9 de novembro, o Encontro de Letras 2018. Com o tema Ética e linguagem: os limites entre o eu e o outro, o evento trouxe apresentações culturais dos alunos de todos os semestres do curso, envolvendo música, dança, teatro e poesia. Alunos egressos também compartilharam desse momento de reflexão, conhecimento e cultura.

O Encontro contou com doze palestras centradas em questões como ética, linguagem, comunicação, tradução, estrangeirismos, mídias (tradicional e digital) e formação de opinião, fake news, novos protagonismos sociais, pós-verdade, escolas indígenas (discriminação e preconceito), elementos da constituição da identidade individual e coletiva, literatura clariciana, literatura e cinema (com foco no livro e no filme Vidas secas), intercâmbio e interculturalidade.

Outro destaque do evento foram as apresentações de painéis com os TCC que estão em fase final de elaboração pelos alunos do quarto ano de licenciatura e de bacharelado.

O Encontro de Letras 2018 foi organizado pela comissão de alunos do terceiro ano, juntamente com o professor Adilson Donizeti Biazotto e com a coordenadora do curso.

]]>
DATA13/11/2018