Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[11/12/2019 - Curso de Engenharia Civil participa do evento de lançamento do Acordo Ambiental de São Paulo ]]> Por Claudio Scheidt Guimarães

Acompanhados do professor Claudio Scheidt Guimarães, alunos do curso de Engenharia Civil do campus Tatuapé participaram do Pré-COP25, que ocorreu no dia 29 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. 

Com a intenção de agregar empresas, pesquisadores e futuros profissionais que assumam ações em prol do meio ambiente, o Governo de São Paulo promoveu o Pré-COP25 como um evento preparatório para a COP25 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre na Espanha, durante o mês de dezembro de 2019.

No evento, o governador João Doria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, da Secretaria de Relações Internacionais e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), lançou o Acordo Ambiental de São Paulo, que se compromete com a redução de emissão de gases de efeito estufa. A cerimônia teve a participação de dezenas de instituições, equipe de governo, especialistas e autoridades de referência relacionadas ao meio ambiente.

Os alunos do curso de Engenharia Civil abaixo listados participaram do Acordo Ambiental de São Paulo:

- Agatha Soares da Silva

- Bruno Fuschini

- Lucas de Lima Rodrigues

- Gabriel Rodrigues S. da Silva

- Miguel Angelo Lima

- Miguel Raimundo dos Santos Porto

- Murilo Enrique Lima de Sousa

 

 

]]>
DATA11/12/2019
<![CDATA[07/12/2019 - Professor do PPGEP ministra palestra na Universidade de Cranfield ]]> Por Pós

No dia 14 de outubro, o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, João Gilberto Mendes dos Reis, ministrou a palestra Challenges in Food Supply Chains: Logistics, Processing and Marketing Requirements, na Universidade de Cranfield, no Reino Unido.

Cranfield é um instituto de pós-graduação inglês fundado em 1946, como Faculdade de Aeronáutica. Em 1967, tornou-se o Instituto de Tecnologia de Cranfield. Seus principais campos de estudo são: escola aeroespacial; transporte e manufatura; escola de águas, energia e meio ambiente; escola de gestão, segurança e defesa. A universidade tem várias parcerias com empresas e seu público-alvo são indivíduos adultos que buscam formação em mestrado e doutorado.

Durante a apresentação, o professor João Gilberto teve contato com os alunos do mestrado e do doutorado em Administração e, além da palestra, realizou sessões de discussão individuais com cada aluno. Denominada Lunch Seminar, essa atividade visou aproximar os alunos de Cranfield de pesquisadores importantes de outras universidades do mundo.

Segundo o professor, a participação foi muito importante para firmar as parcerias que vêm ocorrendo entre a Universidade de Cranfield e a UNIP, abrindo possibilidades para colaborações futuras.

]]>
DATA07/12/2019
<![CDATA[05/12/2019 - Curso de Letras participa de Encontro Internacional do Grupo de Pesquisa em Produções Literárias ]]> Por Roseli Gimenes

Coordenadoras e professores do curso de Letras participaram da Quinta Edição do Encontro Internacional do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP). Sob o tema Narrativas & enigmas da arte: fios da memória, frestas e arredores da ficção, os docentes realizaram diversas apresentações.

O grupo é coordenado por Maria Zilda Cunha e tem como um de seus membros a coordenadora de Letras do campus Chácara Santo Antônio, Lígia Menna, que também participou como organizadora do evento. O curso de Letras da UNIP participou ativamente da programação promovendo o simpósio temático Narrativas de vida e inclusão social, coordenado pela coordenadora do curso de Letras EaD, Cielo Festino, e pela coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes. No simpósio, diversos docentes do grupo Narrativas de Vida dos Diferentes Brasis tiveram a oportunidade de falar sobre suas pesquisas.

Ana Lúcia Machado da Silva, Bruno César dos Santos e Márcia Selivon apresentaram a comunicação Narrativas de vida e alteridades da ocupação urbana: estratégias discursivas e uso de aplicativos para criação audiovisual; Palma Tonel Rigolon e Simone Camacho Gonzalez falaram sobre Contribuições e dificuldades de alunos indígenas em cursos de graduação EaD; as coordenadoras Cielo Festino e Roseli Gimenes relataram sobre Uma experiência de narrativas com o uso de vídeo em dispositivos móveis; Joana Ormundo e Sueli Salles, por sua vez, abordaram o tema Vozes da cidade: (in)visibilidade; e Andréa Cotrim, por fim, discorreu sobre a Educação crítica por meio do letramento visual nas aulas de Língua e Literaturas em Inglês.

Lígia Menna coordenou ainda o simpósio O imaginário nos contos de fadas: tradição e tradução, no qual apresentou o trabalho Hans Christian Andersen: entre o imaginário cristão e o maravilhoso pagão. A professora Edna Tarabori Calabresi também participou desse simpósio com a comunicação Era uma vez… A menina de Lá.

Os professores Bruno César dos Santos e Ana Lúcia Machado da Silva apresentaram também o trabalho Narrativas para criança em YouTube: uma tipologia, no simpósio Experiências e transgressão: leituras e audiovisuais, coordenado por Sandra Trabucco Valenzuela (Fatec-FAM-UPM) e Ricardo Iannace (Fatec-USP).

Além dos simpósios, a programação do Encontro trouxe mesas de debate com escritores como Ana Maria Machado, Rosana Rios, Regina Drummond e Susana Ventura, e professores como João Ceccantini (Unesp), Luciana Lopes (USP), Maria Rosa Duarte (PUC), Shirlei Lica Hashimoto (USP) e Mamede Jarouche (USP). As conferências foram intermediadas por Marisa Lajolo (UPM-Unicamp) e Sergio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho, Portugal). Houve ainda oficinas e a apresentação musical As canções nonsense de Lear, que encerrou o evento.

]]>
DATA05/12/2019
<![CDATA[05/12/2019 - Professora de pós-graduação participa de conferências internacionais e é premiada na Tailândia ]]> Por Pós

No mês de novembro, a professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP, Leoni Bonamin, participou de três eventos científicos internacionais sobre altas diluições, sendo dois deles realizados na França e um na Tailândia, onde recebeu um prêmio de reconhecimento pela excelência de seus trabalhos.

Os temas abordados referem-se a três vertentes de pesquisas que a professora e seu grupo de pós-graduandos desenvolvem no Programa:

 1- Homeopatia nas ciências do ambiente – tema que conta com a participação de três doutorandos e duas mestrandas, além da colaboração de professora Ivana Suffredini e do professor Steven Cartwright, do Cherwell Innovation Centre, Oxford, UK, apresentado no Segundo Congresso Mundial de Homeopatia na Medicina Integrativa, em Bangcoc, no dia 2 de novembro. 

 2- Homeopatia sob o ponto de vista da pesquisa – uma abordagem global dos principais tópicos de pesquisa básica sobre altas diluições e homeopatia, incluindo os modelos experimentais biológicos e físico-químicos desenvolvidos recentemente e suas descobertas decorrentes, foi apresentada na Jornada Científica da Association Française de Vétérinaires pour Animaux de Compagnie (AFVAC), em Paris, no dia 8 de novembro. 

 3- Homeopatia e infecções experimentais in vivo e in vitro – resumo de três projetos de pesquisa realizados pelos pós-graduandos do Programa, sob orientação da professora Leoni Bonamin, entre 2011 e 2019, apresentado no Simpósio do European Committee for Homeopathy (ECH), em Paris, no dia 15 de novembro.

 Os eventos contaram com a participação de pesquisadores e profissionais de diferentes países, incluindo membros da Academia de Veterinária Francesa e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

]]>
DATA05/12/2019
<![CDATA[03/12/2019 - Campus Chácara Santo Antônio realiza Feira de Exposição de Estética 2019 ]]> Por Profº Tercio Martins

Anualmente, o curso de Estética e Cosmética do campus Chácara Santo Antônio promove a Feira de Exposições de Estética. Neste ano, o evento ocorreu nos dias 8 (período noturno) e 18 de novembro (período da manhã).

Organizada pelo coordenador do curso, Tércio Martins, com o apoio da professora Aline Barbara de Oliveira, a Feira foi realizada pelos alunos do terceiro e do quarto semestre, que desenvolveram seus empreendimentos vinculados à disciplina de Marketing Aplicado à Estética. Nesse sentido, o evento foi uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso. Na ocasião, eles simularam a abertura, a divulgação e a apresentação dos serviços de uma empresa.

Entre os diversos atendimentos estéticos oferecidos, destacaram-se: higienização e hidratação facial, esfoliação e massagem nas mãos, quick massage, bambuterapia e tratamentos corporais. Para assegurar um atendimento especial, alguns grupos de alunos recepcionaram o público com chás, café e água saborizada. Foram totalizados mais de 150 atendimentos, oferecidos à comunidade acadêmica nos dois períodos.

No dia 29 de novembro, houve ainda apresentação de banners científicos dos alunos do quinto e do sexto semestre. A banca avaliadora contou com os professores Tércio Azevedo Martins, Aline Barbara de Oliveira, Aparecida Costa Luz e Melania Aparecida Borges.

]]>
DATA03/12/2019
<![CDATA[02/12/2019 - UNIP ingressa na iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas – UNAI ]]> Por pÓS

A Universidade Paulista – UNIP tornou-se membro da iniciativa United Nations Academic Impact (UNAI), uma associação da Organização das Nações Unidas (ONU) com instituições de Ensino Superior do mundo inteiro que reitera o compromisso de seus integrantes com os valores humanistas.

Como membro efetivo da iniciativa, a UNIP compromete-se com os seguintes princípios: compromisso com a Carta das Nações Unidas; defesa dos Direitos Humanos; oportunidade educacional para todos; sustentabilidade; capacitação em sistemas de Ensino Superior; cidadania global; paz e resolução de conflitos; abordagem da pobreza por meio da educação; oportunidade de Ensino Superior para todos os interessados; e promoção do diálogo e da compreensão intercultural para superação da intolerância mediante a educação.

Os integrantes da UNAI devem promover esses princípios nos seus campi e em suas comunidades, envolvendo professores, alunos e funcionários na realização de pelo menos uma nova atividade a cada ano que aborde ativamente um desses dez princípios básicos.

A UNAI conta com 1.300 associados, de 130 países. No Brasil, 31 instituições foram selecionadas para participar do grupo. A inscrição da UNIP, que conquistou a resposta positiva para filiação no órgão, foi uma iniciativa da coordenadora geral do curso de Ciências Biológicas, Cristiane Jaciara Furlaneto, com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

]]>
DATA02/12/2019
<![CDATA[26/11/2019 - Curso de Nutrição realiza Primeira Gincana no campus São José do Rio Preto ]]> Por Danilo Mesquita

No dia 13 de novembro, o curso de Nutrição do campus São José do Rio Preto promoveu sua Primeira Gincana. A abertura do evento foi realizada pela diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, seguida da coordenadora do curso, Sueli Gobbo, que falou da importância desse primeiro evento, primordial para o crescimento dos alunos. Na sequência, houve a apresentação do grupo Cia de Arte e Dança Micheli França.

Na oportunidade, o nutricionista esportivo Fernando Loria falou com os alunos sobre sua carreira e sobre o mercado no qual atua, na área esportiva. Foram realizadas também atividades e brincadeiras com alimentos, como competição de corrida de ovo, descascar ovo de codorna em menor tempo, acertar a quantidade de tomates cerejas no pote e peso de alimentos. Alunos de cada ano do curso foram escolhidos para participar das provas.

A gincana foi elaborada pela turma do terceiro ano de Nutrição, com a supervisão da coordenadora Sueli Gobbo e dos professores do curso. O evento, realizado no período diurno, contou com a participação de todos os semestres com o objetivo de integrar as turmas e também arrecadar alimentos para serem destinados ao Lar São Vicente de Paula, localizado no município de São José do Rio Preto.

]]>
DATA26/11/2019
<![CDATA[26/11/2019 - Campus Indianópolis promove palestra sobre ScriptLattes ]]> Por pós

O Programa de Mestrado em Administração da UNIP convidou o professor doutor em Ciências da Computação, Jesús Pascual Mena-Chalco, para ministrar a palestra ScriptLattes e seu potencial para análise de dados acadêmicos da Plataforma Lattes, no dia 13 de novembro, no campus Indianópolis. Na oportunidade, os alunos do Programa puderam conhecer melhor o desenvolvimento e o funcionamento do software.

Jesús Mena-Chalco é professor da UNIABC e foi o idealizador e principal desenvolvedor do ScriptLattes, um instrumento acessível em plataforma aberta que pode ser executado com o sistema operacional Linux. O software é utilizado em importantes instituições brasileiras e foi criado para a extração e compilação automática de produção, projetos de pesquisa, redes de colaborações, coautoria e internacionalização, entre outros dados.

A ferramenta é baseada em software livre de código aberto, sob licença GNU-GPL, e oferece uma base de dados fundamental para o planejamento, gestão e controle de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – mestrado e doutorado –, fornecendo métricas de avaliação e fixação de metas.

Todo o funcionamento e, especialmente, o potencial dessa ferramenta de gestão, controle e análise comparada de produção foram apresentados e detalhados pelo palestrante durante o evento.

]]>
DATA26/11/2019
<![CDATA[25/11/2019 - Aluna de Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP vai à Antártica ]]> Por Roberta Abrahao

Amanda Leal da Silva, aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP, embarcará no Navio Polar Almirante Maximiano – o tio Max, como é carinhosamente conhecido –, rumo à Antártica.

Lá, a estudante irá coletar briófitas que, junto com uma gramínea, são as únicas plantas que crescem no continente gelado. O material será usado para pesquisas no Laboratório de Extração do Núcleo de Pesquisas em Biodiversidade da UNIP, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental.

]]>
DATA25/11/2019
<![CDATA[19/11/2019 - Alunos do curso de Enfermagem realizam o evento Novembro Azul ]]> Por Rafaela Costa Merighi

No dia 11 de novembro, os alunos do curso de Enfermagem organizaram a ação Novembro Azul no saguão do campus São José do Rio Preto. O evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No período diurno, a abertura foi realizada pela banda da Polícia Militar de São José do Rio Preto. Na sequência, a coordenadora do curso de Enfermagem, Graziella Oller, ressaltou a importância do exame preventivo para a saúde do homem. Já no período noturno, o Clube de Motos B.O. fez uma performance com suas motocicletas modernas e originais.

Nos dois períodos, os alunos do terceiro ano do curso distribuíram panfletos informativos dentro do campus.

 

]]>
DATA19/11/2019
<![CDATA[14/11/2019 - Professores do Mestrado em Administração participam do SemeAD 2019 ]]> Por pós

Entre os dias 6 e 8 de novembro, os professores do Mestrado em Administração da UNIP, Maciel Queiroz e Renato Telles, participaram do SemeAD 2019 – Vigésimo Segundo Seminários em Administração da USP, segundo maior congresso sobre Administração do país. Na oportunidade, os professores ministraram a palestra Publicação de impacto: tips & tricks.

A apresentação dos docentes foi uma das mais concorridas da área de Academia & Negócios do evento, contando com a participação de docentes de mestrado e doutorado de diversas regiões do país. Durante a explanação, eles abordaram os seguintes tópicos:

- Importância da publicação de impacto na academia.

- Journal x agenda de pesquisa x impacto. Meu tema é um hot topic?

- Processo de produção de manuscrito. Meu tema é relevante?

- Aderência do tema com o aims & scope do periódico.

- Importância e oportunidade dos call for papers.

O material da palestra está disponível gratuitamente no link.

 

]]>
DATA14/11/2019