Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[22/12/2017 - Coordenadora do curso de Letras lança e-book ]]> Por Ligia Menna

Em 30 de novembro, ocorreu o lançamento do e-book Fantástico e seus arredores: figurações do insólito, organizado pela coordenadora do curso de Letras do campus Chácara Santo Antônio, Lígia Menna, juntamente com a professora Maria Zilda da Cunha (USP).

O livro é fruto de um projeto do Grupo de Pesquisas em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, vinculado ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP, do qual Lígia Menna é membro e pesquisadora convidada.

A obra reúne textos de 25 estudiosos que elegeram a literatura e seus possíveis diálogos com outras artes como objeto de investigação, com destaque para obras literárias de cunho fantástico, maravilhoso, entre outras facetas do insólito. A coordenadora geral do curso de Letras da UNIP, Roseli Gimenes, participa da publicação com o texto Brás Cubas e Teleco: o delírio da morte, no qual reflete sobre as relações inusitadas entre os personagens de Machado de Assis e Murilo Rubião, respectivamente. Já a professora Lígia Menna, além de organizadora, é autora do texto (Re)Leituras do maravilhoso: “A Rainha da Neve”, de Hans C. Andersen, e seus múltiplos diálogos, no qual discorre sobre um conto anderseniano bastante revisitado por diferentes mídias.

Os leitores ainda encontrarão textos sobre as narrativas de Edgar Allan Poe, Mia Couto e famosos personagens como Harry Potter, Homero e Alice (do país das maravilhas), entre outros. O livro está disponível no Portal Livros Abertos da USP.

]]>
DATA22/12/2017
<![CDATA[22/12/2017 - Coordenadoras de Letras participam de evento em homenagem a Clarice Lispector ]]> Por Ligia Menna

Nos dias 22 e 24 de novembro, no Centro Universitário Maria Antonia-USP, o Grupo de Pesquisas em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da FFLCH-USP, liderado pela professora Maria Zilda Cunha, lembrou os 40 anos da morte de uma das maiores escritoras brasileiras: Clarice Lispector (1920-1977).

O evento, denominado Clarice Lispector: os mistérios da estrela, debateu a obra da autora em diferentes aspectos, por meio de comunicações, sarau, narrativas e diversas mesas temáticas, intituladas: Clarice, crítica e jornalismo; Clarice e as crianças; Clarice: aspectos do insólito; Clarice: roteiro de leitura; e Clarice: biografia literária. Esta última mesa foi composta pela renomada professora doutora Nádia Battella Gotlib, autora do livro Clarice: uma vida que se conta (1995), com mediação da coordenadora do curso de Letras do campus Chácara Santo Antônio e pesquisadora do referido Grupo de Pesquisas, Lígia Menna. Já a mesa Clarice: roteiro de leitura contou com a participação da professora da UNIP e membro da Academia Paulista de Educação, Márcia Lígia Guidin.

Entre as comunicações, destacaram-se os trabalhos apresentados pela coordenadora geral do curso de Letras da UNIP, Roseli Gimenes, intitulado Macabéa: insólito destino, e pela professora do curso de Jornalismo da UNIP e membro da Comissão de Qualidade e Avaliação, Tânia Sandroni, que abordou o tema Faces do feminino na coluna de Tereza Quadros, máscara de Tereza Quadros.

O evento contou ainda com a participação dos professores doutores José Nicolau Gregorin Filho, Fabiana Carelli, Maria dos Prazeres Santos Mendes, Yudith Rosenbaum, Vilma Arêas, Aparecida Maria Nunes, Ricardo Ianacce, Arnaldo Franco Júnior, Helena Bonito Pereira, além da cineasta Suzana Amaral, conhecida por levar às telas o inesquecível A hora da estrela.

 

]]>
DATA22/12/2017
<![CDATA[22/12/2017 - Ex-aluno de Educação Física participa de evento da OPAS/OMS ]]> Por Sérgio

No dia 6 de outubro, o ex-aluno do curso de Educação Física do campus Chácara Santo Antônio Lauri de Freitas Alencar liderou uma apresentação de Capoeira durante as comemorações dos 50 anos de atuação no Brasil do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME). A BIREME é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que representa as ações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

No evento, a mesa-redonda inicial contou com a presença da vice-diretora da OPAS/OMS, Isabella Danel; do representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina; do Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Modesto Pollara; da diretora do Grupo de Planejamento e Incorporação Tecnológica da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Sueli Gonzales Saes; da coordenadora Geral de Documentação e Informação, Maria Resende de Caetano (representando o Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, David Everson Uip); da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Nísia Trindade Lima (representando o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi); e do diretor da BIREME/OPAS/OMS, Diego González.

Em seguida, o professor Lauri Alencar, conhecido como Mestre Grillo, fez questão de enfatizar os aspectos culturais e sociais do uso da capoeira para uma plateia composta por autoridades da área da saúde do município, estado e governo federal, bem como internacionais. Ao final, convidou todos os presentes a participar da apresentação, para entrosar ainda mais a celebração dos 50 anos da BIREME.

A parceria com a OPAS/OMS é resultado da colaboração da UNIP com o escritório da instituição no Brasil, oferecendo aulas de Ginástica Laboral e outras ações conjuntas em benefício dos colaboradores da instituição. As atividades são organizadas pelo coordenador do curso de Educação Física no campus Chácara Santo Antônio, Sérgio de Carvalho, com apoio da coordenação geral do curso. Para 2018, novas ações estão sendo planejadas com a BIREME/OPAS/OMS.

 

]]>
DATA22/12/2017