Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[11/01/2021 - Alunos de Biomedicina publicam livros digitais e apresentam em Congresso de Iniciação Científica ]]> Por Bauru

Os alunos do quarto ano do curso de Biomedicina, campus Bauru, publicaram três livros digitais, no segundo semestre, que fazem parte de projetos de Iniciação Científica.

Os e-books Antraz: estrutura bioquímica e patogenia das toxinas; Células do sangue e tecido conjuntivo e Hemoglobinas: estruturas bioquímicas e propriedades, disponíveis para download gratuito, tiveram a orientação do professor doutor Renato Massaharu Hassunuma, titular do curso de Biomedicina, da professora doutora Patrícia Carvalho Garcia, coordenadora auxiliar do curso de Biomedicina e da professora Sandra Heloísa Nunes Messias, coordenadora geral do curso de Biomedicina. As pesquisas foram apresentadas no Vigésimo Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp), que ocorreu de 8 a 11 de dezembro de 2020.

Acesse o link e faça o download gratuito dos e-books:

Livro — Antraz: estrutura bioquímica e patogenia das toxinas

Aluna: Pamela Dominique de Oliveira

Conselho editorial: professora doutora Daniela Pereira Catanzaro e professora doutora Michele Janegitz Acorci-Valério.

Livro — Células do sangue e tecido conjuntivo

Aluno: Eduardo Marques Raboni

Conselho editorial: professora doutora Michele Janegitz Acorci-Valério e  a biomédica Talita Mendes Oliveira Ventura.

 

Livro — Hemoglobinas: estruturas bioquímicas e propriedades

Aluna: Raquel Caroline Rodrigues

Conselho editorial: professora doutora Daniela Pereira Catanzaro e professora doutora Michele Janegitz Acorci-Valério.

 

]]>
DATA11/01/2021
<![CDATA[11/01/2021 - UNIP proporciona vivência internacional aos alunos ]]> Por Vanessa Sanches

Com o propósito de formar líderes preparados para atuarem de maneira eficaz no mercado global, a Universidade Paulista - UNIP empenha-se para gerar oportunidades de estudo e pesquisa no exterior para seus alunos, assim como atrair o interesse de estrangeiros pelo Brasil.

Atualmente, a UNIP mantém cooperação com 125 instituições e agências internacionais de ensino por meio da área de Internacionalização Acadêmica. O objetivo do setor é promover o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas com intercâmbios de professores, alunos e pesquisadores; atividades de pesquisa conjunta; publicações no âmbito nacional e internacional; colaboração e participação em seminários e encontros acadêmicos; troca de material didático e outras informações; concepção de programas acadêmicos internacionais e projetos específicos para a graduação, pós-graduação, programas de mestrado e doutorado.

Stephanie Freitas Pinheiro, aluna de Economia, fez intercâmbio virtual na Universidade de Piura, no Peru, e aprovou a experiência. “Desde o primeiro contato com a área, o suporte foi excelente. Foi feito um trabalho incrível, motivando todos que chegam em busca de uma oportunidade internacional”, declara.

A estudante conta que recebeu ajuda durante todo o trâmite. “Além de divulgar as vagas e fazer o processo de seleção, após aprovada, o departamento de Internacionalização da Unip deu-me todas as diretrizes de como eu deveria prosseguir. Foi feita minha inscrição, o envio da documentação e a intermediação dos primeiros contatos com a universidade que estava concedendo a bolsa”, afirma.

Quando questionada a respeito de como foi a experiência, Stephanie disse que se surpreendeu com a organização e o nível de excelência da universidade; ela adquiriu amadurecimento, um grande aprendizado em sua área de estudo e, sobretudo, um enorme crescimento pessoal. “Relacionei-me com alunos, ainda que de maneira virtual, que demonstraram muito sobre seu país e sua cultura. Com isso, criei amizades e um vínculo muito grande com o Peru. Termino meu intercâmbio com uma perspectiva diferente da que tinha no começo do ano, com um olhar muito mais amplo e culturalmente mais abrangente e, claro, com o desejo de conhecer mais de perto o povo e as terras peruanas.”

A Universidad Abierta Interamericana (UAI), na Argentina, foi a escolha do aluno de Psicologia Mateus Cardeal de Oliveira Lima. Com o auxílio do setor de Internalização da UNIP, ele cursou Psicologia Jurídica Forense. “O departamento consegue transmitir de forma muito clara, segura e profissional possibilidades incríveis de aperfeiçoamento acadêmico e pessoal. O curso de internacionalização, utilizado como premissa para habilitar alunos a realizarem inscrições a bolsas, é exemplar. Todo suporte, atenção e cuidado que fornecem ao aluno fizeram-me sentir que, entre todas as opções de universidades disponíveis para iniciar minha graduação, acertei em cheio ao escolher a Universidade Paulista”, comenta.

Mateus conta que a experiência foi espetacular. Além das aulas, fez muitos trabalhos individuais e em grupo, aperfeiçoou-se nessa área da Psicologia e desenvolveu a língua espanhola. “Os argentinos gostam muito de trabalhos acadêmicos; durante o semestre letivo, fiz exatos 11 trabalhos, sem contar as participações em fóruns na plataforma da universidade. Aproveitei também para assistir a várias palestras sobre diferentes temas; inclusive, tive a honra de participar de um evento em que Nicolás Trotta, ministro da Educação da Argentina, e Martín Benavides, ministro da Educação do Peru, foram palestrantes. Sou grato à UNIP por proporcionar um momento tão enriquecedor em minha jornada acadêmica. Sem o suporte impecável do departamento de Internacionalização, nada disso seria possível! Convido todos os colegas universitários a conhecerem as incríveis oportunidades internacionais que a universidade nos oferece”, finaliza.

Conheça a área de Internacionalização Acadêmica da UNIP.

]]>
DATA11/01/2021
<![CDATA[11/01/2021 - Aluna da UNIP relata experiência em intercâmbio virtual na Universidad de Piura (Peru) ]]> Por Internacionalização

Stephanie Freitas Pinheiro cursa Ciências Econômicas na Universidade Paulista – UNIP, modalidade Ensino a Distância (EaD), e realizou intercâmbio virtual pela Universidad de Piura – UDEP (Peru), durante o segundo semestre de 2020.

“Foi incrível, recomendo o intercâmbio. Tanto pela excelência acadêmica, quanto pela oportunidade de aprender dois idiomas ao mesmo tempo. Acredito que, assim como foi para mim, muitos alunos não teriam a condição de fazê-lo presencialmente. Essa chance virtual foi perfeita. Agradeço mais uma vez a UNIP por ter me proporcionado a oportunidade!”, destacou a aluna.

Confira a experiência vivenciada por Stephanie Pinheiro.

Sobre a Universidad de Piura

“Fiquei encantada com a universidade mesmo sem nem tê-la conhecido pessoalmente.”


Contato com a universidade parceira

“A pessoa responsável pelos alunos de intercâmbio foi extremamente atenciosa. Organizou uma reunião no início do semestre e sempre nos convidou a participar de palestras oferecidas pela UDEP ou organizações parceiras, estando sempre à disposição para tirar dúvidas ou nos orientar. Também criou um grupo no WhatsApp com todos os participantes do intercâmbio, incluindo alunos da UDEP responsáveis por nos dar suporte na jornada do intercâmbio. Eles foram nosso suporte ‘informal’ e extremamente dedicados.”

Organização

“A universidade era muito organizada! Tudo muito bem estruturado e transparente. Os alunos de intercâmbio tinham acesso a dois sites oficiais e um aplicativo. A universidade utilizou essas três ferramentas para postar conteúdos, agendas, cronograma, avisos, tudo! O aluno de intercâmbio não foi prejudicado de forma alguma em relação aos comunicados.”   


Os professores

“Os dois professores que conheci tinham um nível de excelência altíssimo. Mestres com formações incríveis, extremamente didáticos e muito comprometidos. O canal de contato com eles foi por e-mail e sempre estavam prontamente à disposição para responder a qualquer dúvida sobre a aula, trabalhos, conteúdos, etc.”

Aulas

“Todas as aulas foram gravadas e se, por algum motivo, eu não pudesse estar presente, podia assisti-la depois, até o fim do semestre. Mas meu conselho pessoal é estar sempre presente. Faça o possível para sanar suas dúvidas na hora e caso você, assim como eu, tenha uma matéria na qual o professor faça prova oral em todas as aulas, será importante que esteja presente no momento para não perder pontuação. Além disso, as aulas foram todas com muito conteúdo e enriquecedoras.”

Ensino/avaliação

“O nível de excelência da UDEP é altíssimo! É uma universidade séria e muito exigente. Como eu disse, os professores são muito capacitados, as matérias são muito bem estruturadas e, com isso, a exigência segue o mesmo patamar. Na UDEP, as notas variam de 0-20 e para a aprovação você precisa de pelo menos 10,5. Parece fácil, né? Mas não é!!”

Divisão das notas

“Conversei com alguns alunos e descobri que, geralmente, as notas são bem fragmentadas e divididas por peso. Em uma das matérias minha nota estava dividida assim: quatro questionários, um seminário de 30 minutos e uma prova. Em outra: quatro trabalhos, oito questionários, mais teste surpresa e uma prova oral, uma exploração de ideia e um ‘reporte final’, que é algo parecido com a nossa APS. Cada um desses questionários implicou em inúmeras leituras, cada um tinha pelo menos um artigo com cerca de 50 páginas (alguns em espanhol e outros em inglês). E cada etapa dessa é pontuada de 0 a 20 e tem um peso pequeno. Imagina ler vários artigos, responder questionário, prova oral e no final receber um 10? E esse 10 ter um peso de 1 ponto! Sim, você fará um montão de coisas e terá bom 0,5 ponto na média, ou seja, esteja preparado para ler muito, para entregas semanais de trabalhos e ralar para ser aprovado.”


Oportunidades

“Além de todos os pontos citados, tivemos a oportunidade de participar de várias palestras de dentro da UDEP e, principalmente, de parceiros da universidade. Palestras interessantíssimas sobre a carreira profissional, desenvolvimento pessoal, temas do Peru e outros assuntos.”


Alunos

“Muito simpáticos e dispostos a ajudar. Fiz bons amigos, ainda que de maneira virtual.”

]]>
DATA11/01/2021
<![CDATA[05/01/2021 - Nota de falecimento ]]> Por Mestrado

No último dia 26 de dezembro, o meio acadêmico ficou de luto: faleceu o Prof. Dr. José Benedito Sacomano, titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP.

Docente da Universidade há mais de 20 anos, Sacomano era conhecido entre seus pares por ser um grande pesquisador na área de planejamento e produção em Engenharia.

Sua maior notabilidade nos últimos tempos foi dedicar-se à Indústria 4.0, isto é, a inserção profunda da indústria no meio tecnológico, fazendo parte do que é conhecido como a quarta revolução industrial.

Além de autor de vários livros, também é dele o mérito de ser fundador do Laboratório da Indústria 4.0 e do Núcleo da Inovação Tecnológica da UNIP, entre outros.

A UNIP lamenta profundamente e solidariza-se com a família.

]]>
DATA05/01/2021