Teses Defendidas - 2025

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Título: Longevidade do efeito antinociceptivo de diferentes protocolos de biomodulação em animais induzidos à hipersensibilidade dentinária

Autor(a): Michelle Mazziero Macedo
Orientador(a): Profa. Dra. Cintia Helena Coury Saraceni
Data: 18/02/2025

Resumo: Objetivos: Este trabalho visou avaliar a longevidade dos efeitos antinociceptivos de diferentes protocolos de fotobiomodulação em animais induzidos à hipersensibilidade dentinária (HD) e a correlação com os níveis de β-endorfina. Material e Método:160 ratos tipos wistar, machos, foram divididos em 8 grupos (n=20): Controle (água), HD (isotônico), L1 (660nm), L2 (880nm), L1L2 (ambos), HDL1, HDL2 e HDL1L2. A HD foi induzida por bebida isotônica durante 35 dias. O protocolo de fotobiomodulação foi: 660 e 880 - 1J, 3,5J/cm², 100mW, 10s, 0,028cm², modo contínuo. O comportamento nociceptivo foi avaliado no baseline e imediato de cada tempo: 0, 2, 7 e 14 dias, por meio de escores (0-3), após jato de água a 4°C no molar inferior direito. Foram eutanasiados cinco animais/grupo/tempo e coletados sangue para a quantificação de β-endorfina e mandíbula para análise da superfície dentinária por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Para o grau de dor, foram realizados testes de McNemar, Kruskal-Wallis e Friedman. Para a quantificação de β-endorfina, testes de normalidade e homocedasticidade, seguido de ANOVA e para correlação, Teste de Spearman. Resultados: Os resultados apontaram redução estatisticamente significante da dor ao longo do tempo em todos os protocolos de irradiação, sem diferença estatística entre eles, com maior redução em 7 e 14 dias (semelhantes entre si) em comparação com 0 e 2 dias (semelhantes entre si). A MEV mostrou exposição tubular nos grupos HD. Houve aumento da concentração de β-endorfina nos grupos irradiados, em todos os tempos e relação negativa moderada entre a sua concentração e o grau de dor. Conclusões: Os resultados sugerem que a aplicação da FBM com laser vermelho (660nm), infravermelho (880nm) ou sua associação promoveu efeito antinociceptivo em modelo animal de HD, possivelmente mediado pelo aumento na concentração plasmática de β-endorfina.

Palavras-chave: Hipersensibilidade dentinária; Dor; fotobiomodulação; Neurotransmissor.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Estudos dos mecanismos relacionados à ocorrência das condições do sistema estomatognático.
Projeto de Pesquisa: Estudo dos marcadores biológicos, expressão gênica e fatores comportamentais relacionados à nocicepção de lesões que acometem os elementos dentais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Aplicação do laser na área da saúde.

Título: Regulação epigenética de células mesenquimais do ligamento periodontal humano

Autor(a): Luciana Fernandes de Oliveira
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Carleto Andia
Data: 11/06/2025

Resumo: Introdução: Células-tronco mesenquimais derivadas do ligamento periodontal (PDLCs) exibem forte capacidade de autorrenovação e diferenciação em múltiplas linhagens, sustentando seu potencial em terapias regenerativas. No entanto, sob condições osteogênicas, as PDLCs podem manifestar fenótipos distintos, regulados por mecanismos epigenéticos que influenciam a acessibilidade da cromatina e a expressão gênica. Este estudo teve como objetivo investigar a regulação epigenética de PDLCs com alto e baixo potencial osteogênico, h-PDLCs e l-PDLCs, respectivamente. Métodos: foram avaliadas a expressão de mRNA por PCR em tempo real, presença de proteína por imunofluorescência, níveis de proteína por Western Blotting e regulação do complexo cromatina/DNA por imunoprecipitação da cromatina em PDLCs cultivadas sob condições basais (DMEM, T0) e após indução osteogênica por 3 e 10 dias (T3 e T10). Resultados: No estado basal, h-PDLCs e l-PDLCs apresentaram perfis transcricionais, proteicos e epigenéticos distintos. Durante a estimulação osteogênica, a expressão de EZH2 aumentou significativamente em l-PDLCs, mas diminuiu em h-PDLCs (p < 0,001), enquanto a expressão de KDM6B diminuiu em l-PDLCs e aumentou em h-PDLCs (p < 0,0001). A análise de RUNX2, RUNX2p57 e SP7 revelou alterações transcricionais dinâmicas: RUNX2p57 e SP7 foram regulados negativamente em l-PDLCs, enquanto RUNX2 foi regulado positivamente em h-PDLCs em T3 e T10. Adicionalmente, l-PDLCs mostraram maior acúmulo da marca repressiva de histonas H3K27me3, com enriquecimento significativo nos promotores de RUNX2 e SP7 em comparação com hPDLCs durante a indução osteogênica (p < 0,05). Conclusão: Estes achados destacam o papel crítico do equilíbrio entre EZH2/KDM6B e da dinâmica de H3K27me3 na regulação do potencial osteogênico de PDLCs e destacam a importância do controle epigenético no comprometimento da linhagem osteogênica.

Palavras-chave: EZH2; KDM6B; H3K27me3; RUNX2; SP7; osteogênese; epigenética; cromatina; PDLCs.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Estudos dos mecanismos relacionados à ocorrência das condições do sistema estomatognático.
Projeto de Pesquisa: Regulação epigenética em células mesenquimais humanas na diferenciação osteogênica.

Título: Avaliação do Uso de Escariador para a Instalação de Implantes em Álveolos Pós-Exodontia e em Rebordo Cicatrizado – Estudo Comparativo

Autor(a): Camila Rossi Sugino
Orientador(a): Prof. Dr. Alfredo Mikail Melo Mesquita
Data: 23/06/2025

Resumo: A estabilidade primária é um dos principais fatores determinantes para o sucesso da osseointegração. Ela está diretamente relacionada à forma como o leito ósseo é preparado. Este estudo teve como propósito avaliar e comparar o desempenho de escariadores (G3) com três abordagens distintas de fresagem: convencional (G1), subfresagem (G2) e osseodensificação (G4). Para isso, consideraram-se o torque de inserção e o índice de estabilidade do implante (ISQ) mensurado por análise de frequência de ressonância (RFA). Foram utilizadas 40 maxilas artificiais de poliuretano (PCF-20) na simulação de dois cenários clínicos: alvéolos pós-exodontia e rebordos cicatrizados. Cada técnica foi executada seguindo rigorosamente os protocolos específicos dos respectivos sistemas. A mensuração do torque foi feita com torquímetro manual; a estabilidade primária, registrada por meio do dispositivo Ostell®. Nos rebordos cicatrizados os grupos G2, G3 e G4 atingiram torque ideal (45 N), enquanto o G1 obteve um torque de apenas 20 N abaixo do recomendado para carga imediata. Os grupos G2 e G4 obtiveram valores de ISQ superiores a 63,5, e o G3 mostrou um ISQ de 61,60 ± 1,94, o que sugere um potencial de uso. Já o grupo G1 obteve ISQ de 57,15 ± 1,42, sendo este o menor valor obtido entre os grupos. Nos alvéolos pós-exodontia, o grupo G2 demonstrou superioridade, e foi a única técnica a manter, de forma consistente, torque ideal (45 N) e ISQ elevados (67,5 ± 0,7). O grupo G4 obteve resultados de torque positivos (45 N), mas ligeiramente inferiores em termos de estabilidade (ISQ = 59,0 ± 0,9). O grupo G1 obteve um torque de 32 N e um ISQ de 59,1 ± 1,0, enquanto o grupo G3 apresentou torque intermediário (32 N) e valores de ISQ aceitáveis (58,2 ± 1,3). Conclui-se que os escariadores mostraram-se efetivos para o uso visando a carga imediata, em rebordos cicatrizados, enquanto em alvéolos pós-exodontia não apresentaram valores ideais e requerem maior respaldo científico para ampla adoção clínica. A subfresagem mostrou o melhor desempenho geral, sobretudo em alvéolos pós-exodontia. Em rebordos cicatrizados, tanto subfresagem quanto osseodensificação mostraram resultados superiores.

Palavras-chave: Carga Imediata em Implante Dentário; Estabilidade Primária; Análise de Frequência de Ressonância; Torque.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático.

Título: Força de Mordida em Overdentures com 2 e 4 O-rings: Estudo Clínico Comparativo

Autor(a): Rafael Garcia Martins
Orientador(a): Prof. Dr. Alfredo Mikail Melo Mesquita
Data: 23/06/2025

Resumo: A reabilitação por meio de overdentures mandibulares implantorretidas tem se mostrado uma alternativa eficaz às próteses convencionais, proporcionando melhor retenção, estabilidade e função mastigatória. No entanto, ainda há controvérsias sobre a influência do número de o-rings utilizados nesse tipo de reabilitação sobre a força de mordida dos pacientes. O objetivo deste estudo clínico comparativo foi avaliar a força de mordida em indivíduos reabilitados com prótese total superior e overdenture mandibular com diferentes configurações de retenção: dois e quatro o-rings. Foram selecionados dez pacientes totalmente edêntulos, que receberam quatro implantes instalados na região intraforaminal da mandíbula. Após um período de seis meses de utilização das próteses, a força de mordida foi medida com gnatodinamômetro digital, em ambos os lados da arcada, nas duas configurações testadas. Os resultados demonstraram médias de força de mordida de 127,4 N com dois o-rings e 123,7 N com quatro o-rings, sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p = 0,84). Observou-se grande variabilidade individual, com os pacientes do sexo masculino apresentando forças significativamente maiores em ambos os protocolos. A idade não demonstrou correlação direta com os valores obtidos. Esses achados indicam que o aumento no número de o-rings não resulta, necessariamente, em maior força de mordida, sugerindo que outros fatores, como estabilidade protética, conforto do paciente e facilidade de manutenção, devem ser considerados na decisão clínica. Conclui-se que overdentures mandibulares retidas por dois o-rings podem oferecer desempenho funcional satisfatório, especialmente quando associadas a uma adequada adaptação protética e equilíbrio oclusal.

Palavras-chave: Prótese Total Convencional; Prótese sobre Implante; Overdenture; Força Mastigatória.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático.

Título: Resposta celular a materiais restauradores CAD/CAM e impressos utilizados em prótese sobre implantes e considerações clínicas para reabilitação estética unitária

Autor(a): Filipe Milazzo dos Santos
Orientador(a): Prof. Dr. Adriano Fonseca de Lima
Data: 26/06/2025

Resumo: A utilização de intermediários protéticos personalizados fabricados por CAD/CAM tem se tornado cada vez mais comum, devido às vantagens funcionais e estéticas que proporcionam. Embora o titânio e a zircônia sejam materiais bem indicados na literatura, o comportamento biológico de materiais alternativos processados por CAD/CAM, como compósitos fresados e cerâmicas infiltradas por polímero, ainda é pouco compreendido, especialmente em relação à sua interação com os tecidos moles peri-implantares. Neste contexto, o presente estudo avaliou a citocompatibilidade e a expressão gênica relacionada à proliferação e adesão celular de fibroblastos gengivais humanos (hGFs) após contato direto com diferentes materiais restauradores CAD/CAM e resinas impressas. Para isso, discos com 12 mm de diâmetro e 1 mm de espessura foram confeccionados a partir de um compósito fresado (Grandio Blocs), uma cerâmica infiltrada por polímero (Enamic), dois compósitos obtidos por impressão 3D (Varseo Smile Crown e Prizma 3D Bio Crown) e titânio, utilizado como controle. Os hGFs foram cultivados em contato direto com os discos. A atividade mitocondrial foi avaliada por meio do ensaio de MTT após 24 e 48 horas de incubação. A expressão gênica foi analisada por PCR em tempo real, considerando genes relacionados à proliferação celular (CREB1, MAPK14, YAP1) e à adesão celular (SRC, RAF, MAPK1, PTK2, MYC, ELK1, FOS), após 6 e 24 horas de contato. Devido à elevada citotoxicidade observada nos dois compósitos impressos em 3D — que apresentaram redução de aproximadamente 85% na atividade mitocondrial em comparação ao titânio —, não foi possível realizar a análise de expressão gênica para esses materiais. Os resultados demonstraram que a atividade mitocondrial foi significativamente influenciada pelo tipo de material, sendo os materiais fresados os que mantiveram os níveis mais altos de metabolismo celular, comparáveis ao titânio, enquanto os materiais impressos em 3D demonstraram intensa citotoxicidade. Em relação à expressão gênica, o titânio promoveu uma maior ativação dos genes relacionados à adesão celular, especialmente após 24 horas. Já o polished Grandio induziu maior expressão dos genes relacionados à proliferação celular nas primeiras 6 horas. A cerâmica infiltrada por polímero (Enamic) apresentou desempenho intermediário, tanto em metabolismo quanto em expressão gênica. Esses achados indicam que os materiais fresados, como o compósito e a cerâmica infiltrada, apresentam melhor resposta biológica do que os compósitos impressos em 3D, embora ainda fiquem aquém do titânio na ativação de vias moleculares relacionadas à adesão celular. Dessa forma, os resultados reforçam a importância da seleção criteriosa do material utilizado na confecção de intermediários personalizados, considerando seu potencial impacto sobre os tecidos moles peri-implantares.

Palavras-chave: implantes dentais; cerâmica; resina; fibroblastos; adesão.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Pesquisa e desenvolvimento de materiais e técnicas em Odontologia Restauradora e Estética

Título: Impacto da doença cárie no perfil metabolômico salivar de pacientes com encefalopatia crônica não progressiva

Autor(a): Viviane Balero Cosse de Sousa
Orientador(a): Prof. Dr. Elcio Magdalena Giovani
Data de Defesa: 27/06/2025

Resumo: Introdução: A Encefalopatia Crônica Não Progressiva (ECNP) é uma condição neurológica que pode alterar aspectos fisiológicos, incluindo o ambiente oral. A doença cárie, por sua vez, é multifatorial e seu desenvolvimento pode ser influenciado por fatores sistêmicos e locais, como o perfil salivar. A metabolômica tem se mostrado uma ferramenta promissora na identificação de biomarcadores que refletem essas alterações. Objetivo: Investigar o impacto da doença cárie no perfil metabolômico salivar de indivíduos com e sem ECNP, a fim de identificar assinaturas bioquímicas características associadas à presença da condição neurológica e da cárie dentária. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico, com amostra de conveniência composta por 60 indivíduos distribuídos em quatro grupos (n=15 cada): G1 (ECNP sem cárie), G2 (ECNP com cárie), G3 (sem ECNP e sem cárie) e G4 (sem ECNP com cárie). Foi coletada saliva não estimulada, em jejum de duas horas, no período da manhã, e armazenada a -80 °C até a análise. A avaliação da cárie foi realizada por meio do índice CPO-D/ceo-d. A análise metabolômica foi conduzida por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS), no DEMPSTER Mass Lab da Escola Politécnica da USP. Os dados foram analisados por meio dos testes estatísticos de Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado (χ²). Resultados: As análises revelaram assinaturas metabólicas distintas entre os grupos. O G1 apresentou metabólitos como 2,6-Dimethylmorpholine-4-carbothioic acid, derivados de D-glucopyranose, maltose, ureia, glutamic acid e L-proline (p<0,0001), associados a uma dieta pastosa e adaptação metabólica à ECNP. O G2 demonstrou aumento de metabólitos nitrogenados (N, O-Bis(trimethylsilyl)-L-phenylalanine, leucine di-TMS, lysine) e compostos fermentativos (acetic acid, 2,3-butanediol diTMS) (p<0,0001), sugerindo sinergismo entre ECNP e atividade cariogênica. No G3, foram identificados metabólitos compatíveis com homeostase salivar e ausência de inflamação ativa, como phenol, 4-methyl-, L-glutamine, glycine N-benzoyl- e 1H-indole-3-acetamide (p<0,0001). Já o G4 apresentou um perfil mais complexo, com metabólitos relacionados à degradação bacteriana e estresse oxidativo, como phenol, 4-[(dimethylamino)methyl]-3,5-dimethyl-, mequinol, glycine N-benzoyl- e 8-hydroxy-2,2-dimethyl-8-phenyl-oct-5-en-3-one (p<0,0001). Conclusão: A ECNP e a doença cárie influenciam de forma significativa o perfil metabolômico salivar, estimulando vias metabólicas distintas e resultando em assinaturas bioquímicas específicas. Alguns metabólitos, como ureia, glycine N-benzoyl- e derivados fenólicos, foram compartilhados entre grupos, sugerindo potencial como biomarcadores. Os achados reforçam o valor da metabolômica salivar como ferramenta complementar para triagem e monitoramento da cárie, especialmente em populações com necessidades especiais.

Palavras-chave: paralisia cerebral; biomarcadores; saliva; doença cárie; metabolômica; Cromatografia Gasosa – Espectrometria de Massas.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudos aplicados à pacientes portadores de necessidades especiais.

Título: Impacto do Tempo de Pós-Cura nas Propriedades Mecânicas e na Estabilidade de Cor de Resinas Impressas para Restaurações Definitivas

Autor(a): Bianca Leal Rossi
Orientador(a): Prof. Dr. Adriano Fonseca de Lima
Data: 05/08/2025

Resumo: A introdução da impressão 3D na odontologia restauradora tem criado novas oportunidades para soluções personalizadas e realizadas em consultório. As resinas desenvolvidas para manufatura aditiva vêm sendo promovidas como potenciais alternativas aos compósitos convencionais para restaurações definitivas. No entanto, permanecem dúvidas quanto à sua confiabilidade em longo prazo, uma vez que a resistência mecânica e a estabilidade óptica são fatores críticos para o sucesso intraoral. Os compósitos resinosos tradicionais, especialmente as formulações nanoparticuladas, possuem amplo histórico clínico e desempenho bem documentado, servem como referência adequada para os novos materiais impressos. Compreender como a pós-polimerização influencia as propriedades das resinas impressas em 3D é fundamental para estabelecer sua aplicabilidade clínica. Este estudo avaliou o impacto de diferentes tempos de pós-polimerização sobre as propriedades mecânicas e a estabilidade de cor de uma resina impressa em 3D. Além disso, comparou seu desempenho com um compósito nanoparticulado de uso direto amplamente utilizado. Espécimes da resina impressa (VarseoSmile Crown Plus) foram submetidos à pós-polimerização por 0, 5, 10, 15 ou 20 minutos. Um compósito nanoparticulado convencional (Filtek Z350XT, 3M/Solventum) foi utilizado como referência (fotoativação por 20 s). Os testes mecânicos incluíram resistência à flexão, ao módulo flexural e à resistência coesiva, seguindo as normas ISO. Para a avaliação de cor, amostras em formato de disco foram imersas em saliva artificial, Coca-Cola-® ou vinho tinto por 7 dias; posteriormente, foram polidas e submetidas a um protocolo de clareamento. A variação de cor (ΔE00) e o índice de brancura para odontologia (ΔWID) foram medidos no baseline, após a pigmentação e o tratamento. Os resultados demonstraram que o compósito direto apresentou valores significativamente mais altos de resistência à flexão e à resistência coesiva em todas as condições testadas. Embora a pós-polimerização tenha melhorado o desempenho mecânico da resina impressa, seus valores não atingiram os níveis observados no compósito. Ambas as resinas apresentaram alterações de cor perceptíveis após a pigmentação, e o vinho tinto foi o agente mais crítico. O polimento e o clareamento reduziram a descoloração, mas não restauraram totalmente a cor inicial. O compósito mostrou maior resistência à pigmentação do que à resina impressa. Com base nos resultados, conclui-se que a pós-polimerização melhora o desempenho mecânico das resinas impressas em 3D, mas não elimina a diferença em relação aos compósitos convencionais. Além disso, a maior suscetibilidade à pigmentação levanta preocupações sobre a estabilidade estética em longo prazo. Embora as resinas impressas em 3D representem uma alternativa promissora para a odontologia restauradora, avanços adicionais ainda são necessários antes que se possa substituir de forma confiável os compósitos em aplicações definitivas.

Palavras-chave: Polímeros; Resina; Propriedades Mecânicas; Impressão 3D.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático.